Bem-vindo: Qui, 1 de Maio 2025, 1:30 Pesquisa avançada

Problemas com conversão de arquivos

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Problemas com conversão de arquivos

Mensagempor Cristian_nfg » Sáb, 17 de Dezembro 2011, 21:20

Não é de hoje que sofro com problemas de conversão de video e música, tive problemas quando usava Xubuntu e agora com Ubuntu. Quando eu convertia video para AVI, utilizava o hyperconverter, no pc funcionava legal, mas quando passava para o pendrive e ia assistir na tv, ou ficava sem som, ou só aparecia o som, no final tive que instalar o format factory via wine e resolveu o problema. Hoje eu fui converter musica de mp3 para mp3 só que qualidade mais baixa (96 kbps), utilizei o conversor de som(Sound Converter), converteu legal, no pc funciona, só que no celular nao reconhece, e ja tive problemas assim também com video também, convertia, no pc funciona mas no celular nao aparece nada. Alguem ae pode me ajudar, to vendo que vou ter que converter as musicas pelo format factory também ...
Cristian_nfg

Re: Problemas com conversão de arquivos

Mensagempor larissartemis » Sáb, 25 de Fevereiro 2012, 3:20

É comum celulares só abrirem um conjunto de arquivos. Por exemplo, eu tinha um Sony Ericsson W250 que não abria arquivos .ogg por limitação de software: o software de música dele só executava arquivos .mp3 e .wma. Seria legal você checar no manual do seu aparelho se ele é compatível com os tipos de arquivos que você quer reproduzir.
--
larissartemis
larissartemis

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 25 de Fevereiro 2012, 3:56

Boas Cristian_nfg, quando quiseres converter vídeos para formatos suportados pelos telemóveis (celulares), tenta utilizar o Arista.
Está nos repositórios, para tal, basta apenas abrires o terminal e executares este comando seguido da tua password para o instalares:

sudo apt-get install arista

Também podes utilizar outro programa que está presente nos repositórios. Trata-se do WinFF. Tem uma interface simples e com várias opções de conversão, tanto para áudio, como para vídeo.
Também no terminal, executas este comando, seguido da tua password:

sudo apt-get install winff

A minha preferência pessoal vais para o FFMulticonverter. Pois converte áudio, vídeo, imagens e documentos para os mais variados formatos existentes (incluindo "celulares"). É de simples utilização e obtive óptimos resultados com ele.
Não está nos repositórios do Ubuntu e, como tal terás que recorrer ao site oficial:

https://sites.google.com/site/ffmulticonverter/download

onde irás ver as instruções para a sua instalação. De qualquer maneira, deixo-te aqui o processo de instalação.
O mesmo é simples, mas, de maneira a tê-lo sempre actualizado com a última versão estável disponível, deves adicionar um PPA.
Para tal, basta abrires o terminal e executares estes comandos na ordem apresentada:

sudo add-apt-repository ppa:ffmulticonverter/stable

vai ser pedida a tua password e, de seguida no terminal irá ser pedido que pressiones ENTER para confirmares a adição do PPA aos teus repositórios.

De seguida:

sudo apt-get update

este comando vai actualizar os teus repositórios.

Por último:

sudo apt-get install ffmulticonverter

este último comando irá instalar o programa propriamente dito.

Para o experimentares, basta acederes ao "Dash" e procurares por ffmulticonverter.

Experimenta e depois diz se resolveu o teu problema com as conversões e a compatibilidade.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Cristian_nfg » Sáb, 25 de Fevereiro 2012, 23:00

Obrigado pela ajuda e desculpe a demora em responder . Então eu continuei usando o format factory, e nem utilizava mais no meu pc, e sim em outro pc, por converter mais rapido. Mas eu tenho aqui, Arista esse eu nao cheguei a usar ainda, mas como estou afim de colocar umas series no celular, vou usa-lo. Tenho também um chamado Transcoder, que parece ser muito bom, mas acho que nao soube fazer a configuração direito, porque depois da conversão o video ficava meio lerdo e caiu um pouco a qualidade de imagem. Usei também o Transmageddon e como ele tive o mesmo problema, video lerdo e as vezes falta de audio, devo ter errado nas configurações .E o ffmulticonverter, eu ja o tinha aqui e ele pelo menos no meu pc, pede para instalar um pacote de 192 mb, achei muito grandão e resolvi nao instala-lo ..
Cristian_nfg

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 1:02

Boas Cristian_nfg, para o FFMulticonverter te estar a pedir para instalar um pacote de 192MB de tamanho, é porque não tens uma série de importantes dependências instaladas.

Sem muitas dessas dependências é impossível efectuar conversões correctas, sem problemas.

Caso do FFMpeg, GStreamer, etc.

Se puderes, deixa aqui um "screenshot" dos pacotes que ele te pede para instalar, sem instalares o programa ffmulticonverter (anulas a instalação) para darmos uma olhada nas dependências que ele te pede para instalar.
O facto de não teres essas dependências todas, poderá ser a razão pela qual ele não consegue fazer as conversões correctamente.
Pois muitos programas de conversão de áudio e vídeo usam as mesmas. Podes estar, por exemplo a usar o GStreamer para as conversões em vez do Ffmpeg (caso do FFMulticonverter).

Deixo-te aqui um link com os formatos TODOS que o programa é capaz de converter de e para:

https://github.com/Ilias95/FF-Multi-Converter/wiki/Supported-formats

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Cristian_nfg » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 2:12

http://imageshack.us/f/80/62699307.png/
http://imageshack.us/f/209/36675852.png/

Ae estão, o mais estranho é que pede para instalar openoffice, language-kde, muito estranho .
Cristian_nfg

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 22:25

Boas Cristian, por algum motivo, não consigo visualizar a tua primeira imagem, só a segunda!

Se puderes, repete o processo, fazendo novo upload da primeira imagem, ou então, copias o conteúdo do terminal e colas aqui utilizando o código "spoiler".

Depois preciso perguntar, se tens instalado o Ambiente Gráfico KDE no teu Ubuntu, ou, se tens o Kubuntu em vez do Ubuntu.
É normal pedirem para instalar pacotes kde se tiveres (como é o meu caso com o K3B) programas que necessitam de bibliotecas kde.

Além do mais, é preciso saber que "suite" de escritório tens instalada! Se tens o OpenOffice instalado, é normal que ele te peça para instalares pacotes adicionais que vão permitir a conversão de documentos para outros formatos.

Na segunda imagem reparei que o sistema te pede para executares o comando:

sudo apt-get autoremove

DEVES EXECUTAR ESTE COMANDO, pois tens pacotes DESNECESSÁRIOS no teu sistema que a única coisa que estão a fazer neste momento é ocupar ESPAÇO, NADA MAIS!!!! E muitos deles referem-se a pacotes do KDE?! (ex. libplasma)!
Aliás TODA a tua primeira imagem (aquela que não consegui visualizar!) deve estar CHEIA de pacotes que já havias de ter removido!!!!
Aconselho-te a instalação do Ubuntu-Tweak de forma a executares limpezas frequentes ao teu sistema.

Mesmo sem ver o resultado da primeira imagem, pelo que vi da segunda e, assumindo que a única coisa que pediste para instalar foi o FFMulticonverter, não existirá algum problema em instalares todos os pacotes pedidos.

VÊ COM ATENÇÃO que instalares o programa irá requerer "baixares" 64,3 MB de informação, que ocuparão 192MB no disco.

SÓ serão instalado os pacotes que aparecem nas seguintes linhas:

- Os pacotes extra a seguir serão instalados;

- Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados.

Na linha:

- Os pacotes a seguir serão actualizados;

NÃO significa novos pacotes! São actualizações de sistema normais e actualização de alguns pacotes para o melhor funcionamento do programa.
No teu caso eram (na altura) 7 pacotes e significa que as actualizações iriam substituir os pacotes antigos.
Repito, isto é NORMAL.

Se possível, põe aqui a primeira imagem outra vez, só para tirar-mos alguma dúvida que ainda possa existir.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Cristian_nfg » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 22:45

Bom ontem a noite fui usar o arista para converter e deu erro( nao lembro que erro deu, na verdade nem o li,apenas fechei o programa). E nele nao conseguir escolher uma resoluçãoo para poder rodar os videos no meu celular.

No final de tudo eu acabei apagando os três programas, cansei deles. Mas vou seguir sua recomendação e instalar o FFmulticonverter, eu ja li sobre ele e dizem ser muito bom.

Carreguei novamente a imagem http://imageshack.us/f/46/46095231.png/ .

Uma coisa que acontece que eu ja instalei o KDE, mas acabei tirando acho que algum arquivo ainda esta no sistema, antes de usar o ubuntu eu usava o xubuntu e quando fui formata, eu nao formatei a home, ou seja, deve ter arquivos da epoca do xubuntu, como o proprio openoffice que nao utilizo mais, uso o libreoffice, mas que deve ter arquivos por ali .
Cristian_nfg

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 22:56

Ok, Cristian, tal como eu suspeitava, a primeira imagem é a informar todos os pacotes DESNECESSÁRIOS que tens no teu sistema!!!

Para já, EXECUTA DE IMEDIATO o tal comando!

sudo apt-get autoremove

seguido da tua password e ENTER.
Espera terminar e terás o teu sistema LIMPO desse lixo!!!

De seguida e, visto que tens o LibreOffice instalado, deverias ter de imediato executado este comando no terminal ainda antes de instalares o LibreOffice!

Mas executa-o de qualquer MANEIRA!!!

sudo apt-get remove --purge openoffice*

seguido da tua password e ENTER.

SE ELE te pedir para instalar pacotes extra do LibreOffice, ou mesmo do OpenOffice (o LibreOffice pode não fornecer pacotes idênticos!) ACEITA!!!!

Depois, vai às definições do sistema, e na aba Idioma, abre-a para que ele verifique se tens TODOS os pacotes do teu IDIOMA necessários instalados!!! IMPORTANTE!!! Se te indicar que faltam instalar pacotes, ele irá instalá-los automaticamente!!

Então, já com o PPA do FFMulticonverter adicionado, instala o programa através do terminal com todos os pacotes pedidos!!! Pois vão ser necessários para TODO o TIPO de conversão!!!

Depois "posta" aqui o resultado.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Cristian_nfg » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 23:11

Quando digitei autoremove ele removeu 231 mb de arquivos inuteis, e agora com o openoffice, foi mais 219 mb. Instalei o FF multiconverter e estou testando . Muito obrigado mesmo pela sua ajuda, agradeço pela paciência . Obrigado !!!. Ele não tem opção de converter para 3gp né ?
Cristian_nfg

Próximo

Voltar para Questões gerais