O
abdo colocou-me à prova! Pois é
Luís, a Caixa Mágica!
De qualquer forma também me recuso a assumir boa parte da culpa por até ao momento não lhe dar uma chance, sim porque se tal não aconteceu e também o mesmo se ter passado com muita gente, sobretudo por cá, é porque a máquina de divulgação desse sistema não foi devidamente eficaz! Entrou em surdina no Magalhães, ora eu não usei o Magalhães...

, apenas li umas soltas acerca desta distro, mas tudo muito pouco convincente ou muito pouco destacado e o mesmo de certa forma se passou com o Alinex, se bem que esse pareceu-me ter mais destaque sobretudo ao nível de projetos universitários. Enfim, ambos podem ter a sua qualidade mas a meu ver não têm tido a projeção que deviam!

Entretanto fiz um trabalho de casa que ainda que corra o risco de ter contornos pouco reais pelo facto de terem sido retirados de máquinas virtuais, pelo menos permite verificar proporcionalmente os valores mais estáveis de consumo de RAM e percentagem de utilização do processador em desktop vazio.
Ubuntu Gnome Shell Remix: 148 MB / 16%
Ubuntu padrão + Gnome Shell: 169 MB / 16%
Ubuntu padrão + Xfce: 134 MB / 10%
Agora, como de momento tenho em utilização este último, só a este posso aplicar a "margem de erro", ou seja, com Ubuntu padrão + Xfce (presentemente incluida uma otimização), os valores reais e mais estáveis do meu equipamento são de 170 MB / 4%.
Um pormenor solto que li (já não recordo onde) e que qualquer um de nós espera ou pelo menos anseia, é que muito provavelmente o melhor ainda está para vir e quiçá já possa ser testado, ou seja, se estamos a utilizar o kernel 3.2 e temos os atuais valores, ao que parece o kernel 3.4 promete uma otimização substancialmente melhor, o que poderá traduzir-se em melhor performance e portanto maior espaço de manobra para o que realmente precisamos.