Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 14:27 Pesquisa avançada

Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 26 de Maio 2012, 15:42

José Craveiro » Sáb Mai 26, 2012 12:34 pm escreveu:Posso deixar aqui algumas questões que estão dependentes de o utilizar ou não? o.0

É suportado por quem, pela equipa do Gnome?

Qual a duração desse suporte, é LTS? 8)

Assim sendo, as atualizações ainda assim virão com material dirigido ao unity ou será só para o Shell?



Não há nenhum pacote referente ao Unity. É baseado na Ubuntu 12.04 LTS, entao é LTS também. É suportado por usuários. Não há ligação com a GNOME Ou a Canonical. As atualizações serão as do Ubuntu (sem ser para o Unity), inclusive as novas atualizações do GShell disponíveis no ppa da Canonical ou por PPA próprio do Gnome Shell.

É o mesmo Ubuntu 12.04 mas sem o Unity.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 26 de Maio 2012, 15:46

Obrigado ron, falta mesmo é instalar!
Tenho-o preparado numa pen para o lançar através de uma VM, mas aguardo uma orientação em relação ao virtualbox que me está a dar mais trabalho do que o previsto! :roll:
Sem isto resolvido não consigo dar entrada via usb...
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor abdo » Sáb, 26 de Maio 2012, 17:28

José Craveiro escreveu:Posso deixar aqui algumas questões que estão dependentes de o utilizar ou não? o.0

É suportado por quem, pela equipa do Gnome?

Qual a duração desse suporte, é LTS? 8)

Assim sendo, as atualizações ainda assim virão com material dirigido ao unity ou será só para o Shell?


Craveiro

De uma chance ao CM18
É baseado no Ubuntu 12.04
É LTS
Não vem com o Unity, só o Gnome-Shell e o Gnome Classic

Eu gostei

abcs
abdo


Spoiler:
Agora quanto ao CM18, esta muito bom, estável e mais rápido que o Ubuntu, só tem a opção mesmo do Gnome Shell e Gnome Classic.

A tela de carregamento em cor laranja com letras em amarelo claro, quase bege, assusta um pouco e o papel de parede também é laranja com o logotipo do Caixa Mágica em marca d'agua repetido indefinidamente, é certo que este visual não será um sucesso de público, mas mudar papel de parede ainda não precisa de curso superior em informática.

Em materia de temas vem com o adwaita, radiance e ambiance, o que para mim foi bom já que as demais tem vindo só com o adwaita ou temas mais claros, e eu gosto do ambiance.

Podemos dizer que a CM18 é uma boa distro, baseada na dupla Debian/Ubuntu e com o Gnome como padrão.

Acho que estava faltando exatamente isto, uma distro com Gnome, já que outras distros baseadas no Ubuntu também estão adotando o Unity ou usando forks do Gnome2 como o Mate e o Cinamom, isto quando não insistem com o próprio Gnome2.

Resumindo esta será a distro da minha segunda partição, até a próxima geração de versões.

abcs
abdo

Em tempo:
Por via das dúvidas não usei a central de programas, já que existe a suspeita de ser ela a causadora do bug que me referi acima, usei o terminal para instalar o synaptic e depois o synaptic para outros programas
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor José Craveiro » Dom, 27 de Maio 2012, 16:29

ron » Sáb Mai 26, 2012 3:42 pm escreveu:
Não há nenhum pacote referente ao Unity. É baseado na Ubuntu 12.04 LTS, entao é LTS também. É suportado por usuários. Não há ligação com a GNOME Ou a Canonical. As atualizações serão as do Ubuntu (sem ser para o Unity), inclusive as novas atualizações do GShell disponíveis no ppa da Canonical ou por PPA próprio do Gnome Shell.

É o mesmo Ubuntu 12.04 mas sem o Unity.


Antes de mais, já tenho o Shell remix a rodar numa VM.
abdo: CM18?
Peço desculpa ron, por insistir nesta dúvida, mas isto não me parece ainda suficientemente claro! :|
Talvez por até ao momento ter a ideia e o facto de ter usado uma distro suportada por uma "empresa" e não propriamente através de uma comunidade (supostamente) de voluntários, esteja na origem da mesma! Por exemplo, que garantias existem de ter suporte sempre que necessário e adequado sem eventuais problemas decorrentes disso? Mas é como disse, não estou habituado a este método e daí ter estas dúvidas! ¬¬
Como assim, não ter ligação com o Gnome? Significa não ter vínculo direto e programado para tal?
Acerca das atualizações, já percebi isso pela seleção que notei que foi feita e que surgiu no gestor de atualizações, realmente nada surge relacionado com o unity e dois repositórios desta equipa vinham preddefinidos como ativos. escusado será dizer que não selecionei os pacotes mais acima relativos ao unity da Canonical!

Reparei que realmente não vinha com o gnome-tweak-tools, o qual instalei. Acerca do funcionamento, estou portanto a usá-lo neste momento, e até agora, semelhante ao shell que usei sob Ubuntu padrão, flui suavemente, sem qualquer travamento, o consumo de RAM (apenas com esta página do fórum aberta) não ultrapassa os 240 MB, mas como estou em VM, não quero confiar muito neste valor, não vá ele trair-me se o instalar no HD! 8)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor Ron Alon » Dom, 27 de Maio 2012, 18:57

José Craveiro » Dom Mai 27, 2012 1:29 pm escreveu:Peço desculpa ron, por insistir nesta dúvida, mas isto não me parece ainda suficientemente claro! :|
Talvez por até ao momento ter a ideia e o facto de ter usado uma distro suportada por uma "empresa" e não propriamente através de uma comunidade (supostamente) de voluntários, esteja na origem da mesma! Por exemplo, que garantias existem de ter suporte sempre que necessário e adequado sem eventuais problemas decorrentes disso? Mas é como disse, não estou habituado a este método e daí ter estas dúvidas! ¬¬
Como assim, não ter ligação com o Gnome? Significa não ter vínculo direto e programado para tal?
Acerca das atualizações, já percebi isso pela seleção que notei que foi feita e que surgiu no gestor de atualizações, realmente nada surge relacionado com o unity e dois repositórios desta equipa vinham preddefinidos como ativos. escusado será dizer que não selecionei os pacotes mais acima relativos ao unity da Canonical!

Reparei que realmente não vinha com o gnome-tweak-tools, o qual instalei. Acerca do funcionamento, estou portanto a usá-lo neste momento, e até agora, semelhante ao shell que usei sob Ubuntu padrão, flui suavemente, sem qualquer travamento, o consumo de RAM (apenas com esta página do fórum aberta) não ultrapassa os 240 MB, mas como estou em VM, não quero confiar muito neste valor, não vá ele trair-me se o instalar no HD! 8)


Algum usuário pegou o Ubuntu 12.04 LTS, instalou o GNOME-Shell, excluiu o Unity e todos os pacotes relacionados a ele que não causariam nenhum problema ao sistema e lançou o tweak. Seria a mesma coisa de você excluir o Unity do seu Ubuntu e deixar apenas o GNOME-Shell.

As atualizações de segurança e etc que já apareceriam no Ubuntu 12.04 LTS continuarão aparecendo no GNOME-Shell Remix, sejam de sistema, de aplicativos instalados de tudo. É o Ubuntu 12.04 mas com o GNOME-Shell por defeito - ao invés do Unity. Nenhuma outra mudança além dessa.

A GNOME Foundation (é este o nome?) e a Canonical não são responsáveis por este remix, que foi feito por usuários e não por elas. Ela continua sendo suportada pela Canonical por ser o Ubuntu e terá o mesmo suporte de segurança que o Ubuntu baixado no site da Canonical. Nenhuma diferença além disso.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor José Craveiro » Dom, 27 de Maio 2012, 20:55

Está em cima da mesa (ao que parece em fase de decisão) um projeto que consiste na criação de um Ubuntu Shell Remix oficial para a versão 12.10 segundo este artigo:

http://br-linux.org/2012/ubuntu-considerando-um-remix-oficial-com-gnome-shell/
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 27 de Maio 2012, 23:16


Projecto Português de seu nome Caixa Mágica, presente no tão badalado Magalhães (este trazia em dual boot o Windows XP e o Caixa Mágica 12).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor José Craveiro » Seg, 28 de Maio 2012, 13:03

O abdo colocou-me à prova! Pois é Luís, a Caixa Mágica! :p
De qualquer forma também me recuso a assumir boa parte da culpa por até ao momento não lhe dar uma chance, sim porque se tal não aconteceu e também o mesmo se ter passado com muita gente, sobretudo por cá, é porque a máquina de divulgação desse sistema não foi devidamente eficaz! Entrou em surdina no Magalhães, ora eu não usei o Magalhães... 8), apenas li umas soltas acerca desta distro, mas tudo muito pouco convincente ou muito pouco destacado e o mesmo de certa forma se passou com o Alinex, se bem que esse pareceu-me ter mais destaque sobretudo ao nível de projetos universitários. Enfim, ambos podem ter a sua qualidade mas a meu ver não têm tido a projeção que deviam! :|

Entretanto fiz um trabalho de casa que ainda que corra o risco de ter contornos pouco reais pelo facto de terem sido retirados de máquinas virtuais, pelo menos permite verificar proporcionalmente os valores mais estáveis de consumo de RAM e percentagem de utilização do processador em desktop vazio.

Ubuntu Gnome Shell Remix: 148 MB / 16%

Ubuntu padrão + Gnome Shell: 169 MB / 16%

Ubuntu padrão + Xfce: 134 MB / 10%

Agora, como de momento tenho em utilização este último, só a este posso aplicar a "margem de erro", ou seja, com Ubuntu padrão + Xfce (presentemente incluida uma otimização), os valores reais e mais estáveis do meu equipamento são de 170 MB / 4%.

Um pormenor solto que li (já não recordo onde) e que qualquer um de nós espera ou pelo menos anseia, é que muito provavelmente o melhor ainda está para vir e quiçá já possa ser testado, ou seja, se estamos a utilizar o kernel 3.2 e temos os atuais valores, ao que parece o kernel 3.4 promete uma otimização substancialmente melhor, o que poderá traduzir-se em melhor performance e portanto maior espaço de manobra para o que realmente precisamos. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor Ron Alon » Seg, 28 de Maio 2012, 13:39

Eu instalei o Pantheon no GNOME-Shell Remix, e ele demorou muito menos para abrir, carregar completamente, e tudo. Da-lhe elementary!
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu GNOME Shell Remix 12.04 disponível para download

Mensagempor José Craveiro » Seg, 28 de Maio 2012, 13:49

Acredito que sim, ron!
Acontece que desde há algum tempo fiquei enfeitiçado com o Gnome Shell :) , só não o uso de momento porque o processamento que exige do meu notebook não é muito convidativo; quiçá com a introdução do kernel 3.4 as coisas melhorem ao ponto de fazer mudanças!
Para começar gostaria é claro, que o Gnome Shell Remix assumisse contornos oficiais, efetivado este passo, em princípio aderia a este DE. Gostos... :)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes

cron