Na verdade, este método já está em uso no meu notebook atualmente. Sem ele, o brilho simplesmente não funciona, sem ter nada relacionado as teclas em si. Justo o que eu disse anteriormente: no Ubuntu bastava isso e pronto! No elementaryOS eu fiz isso e apenas nele me dá esse estranho bug da tela escurecer e não retornar. Além disso, após eu atualizar a kernel, aí sim as teclas param de funcionar, que é o que me dificulta a vida. Senão eu faria como o cara do link que mandaste: pressionaria Fn+Cima e a tela brilharia. Eis a questão, Miguel! Esse é o problema.
Sinto cada vez mais sem solução o meu problema com o note. Estou entre a "cruz e a espada" como dizem. Deixa eu ver se conto tudo desde o começo...
Se eu instalo o elementaryOS (ou Ubuntu) e não faço mais nada, o brilho da tela não funciona (não diminui nem aumenta), as teclas de brilho mostram no canto o menu do brilho porém sem alterar o brilho da tela. Além do fato de um estranho bug que quando eu mando o notebook desligar ele não desliga. Ele desliga, mas torna a ligar-se segundos após. É como se fosse um meio termo entre desligar e reiniciar. Estranho!
OK! Se eu realizo o procedimento descrito no link que tu me passaste, o brilho da tela funciona e as teclas de brilho funcionam! Isso resolveria o problema, certo? Resolveria o problema do brilho. Meu notebook segue não querendo desligar. O que eu tenho que instalar para isso parar? O "laptop-mode-tools". Instalado ele, mas para que ele funcione com o bug do "não-desligar" eu tenho que atualizar a kernel, senão ele não funciona direito.
Ok, então depois disso tudo resolvido, certo? Errado! Ao atualizar a kernel, automaticamente as teclas de brilho param de funcionar, não sei porquê! O brilho ainda funciona, mas só indo nas "Configurações do Sistema>Brilho e Bloqueio". Além de ser um caminho longo, é muito mais complicado de localizá-lo quando escurece a tela e não volta, que é o que me acontece. Instalei um aplicativo que se chama "Brightness Indicator" que deixa um ícone no painel superior, onde posso clicar e selecionar o nível de brilho que desejo. Isso é bom para resolver o problema das teclas, mas ainda assim não ajuda muito com o problema da tela que escurece. Eu tenho que ficar "tateando a tela à cliques" até "acidentalmente" alterar o brilho para um nível em que eu possa enxergar a tela novamente! Isso é um pouco frustrante, apesar de ser uma aventura buscar o brilho da tela novamente!
Explicada a história, peço sugestões. Me parece um beco sem saída essa situação. Talvez uma saída seja usar uma versão mais antiga do Ubuntu, que rode mais fluido em meu notebook, ou alguma outra distro.