Meu computador é antigo (Pentium 4, HD 20 GB, 2GB RAM, mas só 1GB é reconhecido pelo sistema). Ainda uso o XP. Ontem enfrentei um problema no HD: de uma para outra ele não era reconhecido, então abri a CPU, troquei por outro, ele não aceitou... bem, pra resumir a história tornei a colocar o HD antigo e ele funcionou! (coisas inexplicáveiss da informática... ).
Isso tudo me fez pensar que seria bom instalar uma distro linux no pendrive, para poder acessar os arquivos do HD, em caso de emergência... ou, caso chegue a ficar sem HD, recorrer ao linux para acessar a internet, meus e-mail e tudo mais. Ocorre que eu tenho uma mesa digitalizadora Wacom Bamboo, nova, com menos de três anos de uso... e a maioria das distros que testei não a reconhece.
A Bodhi linux reconhece a mesa, porém eu não consigo acessar nem visualizar os arquivos do HD: ele mostra somente os diretórios e sub-diretórios, ou seja apenas as pastas e não os arquivos, nem mesmo um simples arquivo de texto! Por que acontece isso? Como resolver?