Olá! Sou iniciante no Linux e resolvi começar com o Lubuntu. Estou gostando muito dele por ser leve e atender todas as minhas necessidades.
Mas desde o começo eu venho tido um problema com o player de vídeo do Lubuntu (GNOME) porque sempre que eu abro um vídeo em HD (720p) a janela fica “maior” que a tela e eu só vejo uma parte do vídeo (o canto da janela). Então eu dou dois cliques no vídeo para colocar em tela cheia, e então eu vejo o vídeo todo, mas ele fica cortado em cima, em baixo e dos lados. Já se eu colocar um vídeo em 480p em tela cheia nada é cortado, mas ele fica centralizado na tela e com tarjas pretas em cima, em baixo e dos lados. Já instalei o VLC Player e o mesmo problema acontece. Já olhei as configurações de resolução de tela a minha está em 1280x600 (já mudei e nada aconteceu). Gostaria de assistir vídeos em tela cheia independente da resolução, de forma que ocupe a tela inteira e não corte nada, assim como acontece no Windows. Como corrigir esse erro?
Na primeira imagem você vê a tela de um vídeo 720p assim que eu abro (perceba os menus na parte superior); na segunda vê como eu vejo o vídeo em tela cheia (atente para a parte que diz "a Sony Pictures..." na parte debaixo do vídeo - ele está cortado); na terceira imagem é como eu vejo o vídeo 720p em tela cheia no Windows (veja a mesma parte onde diz "a Sony Pictures" na parte inferior do vídeo e perceba que além de aparecer o nome inteiro, ainda exibe um bom espaço abaixo dele); e na quarta imagem você vê um vídeo 360p em tela cheia no Lubuntu (veja que o vídeo fica como um quadrado centralizado).