Fonte deste artigo http://escreveassim.com.br/2012/12/07/usuarios-nao-exploram-o-potencial-online-que-uma-smart-tv-oferece/
Este estudo foi realizado pela deco Proteste.
Para conhecer a experiência e a utilização de quem usufrui em sua residência com um televisor da era smart, pedimos a opinião a 1682 consumidores do Brasil, Espanha, Itália, Bélgica e Portugal, em setembro de 2012.
Termos como smart TV, 3D e tecnologia LED são cada vez mais habituais em diversas lojas pelo mundo, inclusive as brasileiras. Se não conhece o conceito, a smart TV permite utilizar aplicações, tal como nos smartphones, através de um portal do fabricante (ligado por cabo de rede ou Wi-Fi) ou em alguns casos a navegação integral na net através do browser. Estes televisores também estão preparados para reproduzir arquivos quando ligados a outros aparelhos na mesma rede (computadores, ou tablets, por exemplo). Podendo ainda instalar widgets, atalhos de aplicações e além da possibilidade de fazer download de jogos.
Porquê comprar se não irá utilizar?
O televisor até pode parecer inteligente, mas os telespetadores tardam em aproveitar as novas funcionalidades. Os portugueses inquiridos pagaram, em média, 958 euros por este equipamento, já os brasileiros os valores passam da casa dos R$ 1500,00. Mas o nosso inquérito revela que o televisor é utilizado sobretudo para visualizar os canais tradicionais. As atividades online são uma espécie extremamente rara.
A maioria dos pesquisados comprou um televisor inteligente para substituir o antigo para utilizá-lo da mesma forma: quase 83% das pessoas pesquisadas afirmam assistir apenas aos programas habituais.
TV nova, velhos hábitos
Mais de um terço utiliza este equipamento para ver gravações de emissões televisivas. E poucos usufruem, de fato, do potencial online da smart TV. Navegar e usar as aplicações da Net é muito raro entre as atividades principais.
Na avaliação das funções exclusivas da smart TV, os resultados são claramente dececionantes. Os pontos menos apreciados pelos pesquisados estão precisamente relacionados com a navegação na Net. É o caso da facilidade de escrita no navegador, aplicativos e função cloud computing.
Neste capítulo, os critérios mais apreciados são a qualidade da imagem, a definição das cores, o brilho da tela e seu funcionamento. Na verdade, nenhum destes está associado às novas possibilidades que esta tecnologia oferece.
Zoom nas preferências
A pesquisa não revela grandes diferenças entre marcas em matéria de satisfação. No quadro, foram mostradas as pontuações atribuídas pelas pessoas pesquisadas assim como seus critérios essenciais. Nenhuma marca se distingue da concorrência.
Lembrando, deixe-se guiar pelos resultados dos testes e pense três vezes antes de investir em uma nova TV com diversas funções web, aplicativos, portas USB e além de outras funções das quais você poderá nunca utilizar.