Mudança no processo de seleção fez elas ganharem mais vagas dentro da empresa
Ao observar dados sobre candidatos a emprego, o Google percebeu que muitas vezes as mulheres que buscavam uma vaga na empresa eram eliminadas já na entrevista por telefone. Logo, os homens abocanhavam a maior parte das oportunidades.
Diante disso, o Google decidiu estudar para entender o que levava as mulheres a serem rapidamente eliminadas dos processos seletivos, e, de acordo com o New York Times, duas descobertas fizeram a opção pela ala feminina crescer dentro da empresa.
Um dos problemas encontrados diz respeito à dificuldade que elas têm de falar abertamente sobre suas conquistas, o que leva o entrevistador a julgar que muitas não têm ambição. Outra descoberta da pesquisa é que elas, em geral, sentem-se inseguras quanto a aceitar um emprego quando são entrevistadas apenas por homens.
As respostas identificadas pelo estudo fizeram com que as candidatas passassem a ser entrevistadas apenas por outras mulheres. Como conseguência da mudança, o número de profissionais do sexo feminino aumentou na companhia.
Mas aí surgiu outro problema: elas não eram promovidas com a mesma rapidez dos homens. Então, a empresa passou a orientar os entrevistadores a obter mais detalhes dos entrevistados para conhecê-los melhor.
No Google, os próprios empregados se candidatam a promoções, e as mulheres faziam isso menos que homens. Para minimizar a diferença, a empresa passou a realizar workshops que encorajem as funcionárias a se nomear para uma outra vaga.
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