Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 15:28 Pesquisa avançada

Robôs são usados para educar crianças autistas na Inglaterra

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Robôs são usados para educar crianças autistas na Inglaterra

Mensagempor Ron Alon » Sex, 9 de Novembro 2012, 15:17

Dois robôs humanóides são usados em uma escola da Inglaterra para ajudar na aprendizagem de alunos autistas na faixa etária de cinco a dez anos. A experiência, que teve início em março deste ano, tem demonstrado que as crianças tem mais facilidade em interagir com os robôs do que com seus professores e colegas de classe.



A escola inglesa Topcliffe Primary, que tem 25% de alunos com autismo, é a primeira do Reino Unido a receber a tecnologia. Os robôs foram doados pela fabricante francesa Aldebaran e custam 15 mil euros (cerca de R$ 39 mil).

Em entrevista à BBC, o diretor da escola, Ian Lowe, disse que as crianças autistas têm maior facilidade de interação com os robôs do que com seus professores. " As crianças que no primeiro momento entram na escola sem a capacidade de fazer contato visual com os seres humanos começam a se comunicar através dos robôs" , completou.



Chamados de Max e Ben, os dois robôs são usados para ensinar fonética e conseguem manter as crianças concentradas com jogos de cartas e jogos de memória. A diretora do Autism Centre for Education and Research da Universidade de Birmingham, Karen Guldberg, afirmou que pesquisadores estudam melhores formas de programar esses robôs para que eles possam ajudar a desenvolver tanto a interação social das crianças quanto suas habilidades de comunicação.

Segundo a doutora Guldberg, tal tecnologia poderia funcionar muito bem em classes regulares também, tendo em vista que, se é possível atender às necessidades de crianças autistas, então é possível também satisfazer às necessidades de todas as crianças.


Referências:



Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 64 visitantes