Na calada da noite, o Google colocou no ar o site do Google Helpouts, um serviço que pretende permitir que pessoas prestem algum tipo de suporte a outros usuários através de um bate-papo por voz e vídeo (no melhor estilo Hangouts).
Inicialmente disponível apenas para usuários com convites (que podem ser solicitados no site do serviço), o Helpouts terá dois tipos de usuários: os que se cadastram para oferecerem os seus serviços e aqueles que utilizarão a ferramenta para pedir algum tipo de ajuda. A assistência poderá ser gratuita ou paga, ficando a critério do usuário. No segundo caso, as cobranças serão feitas através do Google Wallet e o Google embolsará 20% do valor pedido pelo usuário. Se o usuário não ficar satisfeito com o atendimento, a empresa garante a devolução total do dinheiro (prevejo problemas…).
Para se oferecer para prestar qualquer tipo de serviço de atendimento, o usuário deverá, antes de qualquer coisa, ter um perfil no Google+ (nenhuma novidade, né?). Depois, será preciso informar os conhecimentos que pretende compartilhar, a disponibilidade de horário, o valor cobrado e, se quiser, um vídeo de apresentação aos futuros clientes. Quando o cliente acessar e definir o que quer, o serviço fará a combinação das informações e oferecerá os atendimentos disponíveis.
Se dará certo ou será descontinuado em alguns meses, sem dúvida ainda é muito cedo para dizer. Mas é inegável que o Google Helpouts dará, a muitas pessoas, a possibilidade de compartilhar os seus conhecimentos, sejam eles quais forem. Professores poderão dar aulas particulares via web, especialistas poderão prestar suporte técnico aos mais variados tipos de produtos e serviços… o limite é a imaginação e a necessidade de cada um.
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