Facilidade de Uso.
Durante minha trajetória do Linux, testei várias distros, entre elas, distros mais “chatas” como Slackware, Arch e Debian., o ultimo nem tanto, e usei por muito tempo, mas ficava muito incomodado com muita coisa braçal que tinha que ser feito, e vi que não era mesmo minha praia, e decidir usar Distros mais praticas para o usuário final.
Facilidade no mundo Linux é sinônimo de Ubuntu e suas distros baseadas, não só pela facilidade de uso, mas por causa da Comunidade enorme, o OpenSuse não tem uma comunidade tão grande, mas a Distro é fácil de usar, e uma das principais ferramentas que permitem essa facilidade é o Yast2, uma central de configurações unificada do openSUSE, uma especie de “Painel de Controle do Windows”, com ela você pode configurar o openSUSE inteiro sem necessidade do terminal (embora eu goste do mesmo), mas para mim o Yast2 é imbatível no mundo Linux quando se trata de configurações.
Outro recurso que permite facilidade de se trabalhar com openSUSE é o “Instalar em um click”, um recurso que permite você instalar pacotes em apenas um click, e o Yast2 se encarrega do resto, procurar dependências e etc.
O openSUSE não tem uma “Central de Programas” como o Ubuntu, é tudo feito de modo online, é necessário entrar no site http://software.opensuse.org/ e pesquisar o pacote que deseja instalar, e dar apenas um clique
Instalação fácil e poucas configurações após a instalação.
O openSUSE tem um dos instaladores mais completos que já usei, além de fácil e intuitivo. Depois de instalado, ele não vem pronto para uso assim como o Linux Mint, mas praticamente só é necessário instalar os Codes de Mídia e pronto! Claro que isso depende muito de usuário para usuário, mas para usuário comum, basta apenas instalar os Codes e pronto.
Melhor distro com KDE que já usei.
Já usei várias distros com o KDE, entre elas, Kubuntu, Linux Mint, Mageia, NetRunner, Fedora e etc, mas em nenhuma delas é tão polido e fluido como no openSUSE, parece que o KDE foi feito para o openSUSE, já testei com o Gnome Shell, mas não é a mesma coisa.
Nem tudo são flores.
Bom, nem tudo é perfeito, e o openSUSE tem seus defeitos, um deles que eu não gosto, não é bem um defeito, é o tempo de resposta do “zypper refresh” e “zypper update” que é o mesmo que “apt-get update” e “apt-get upgrade” no Ubuntu, o tempo de resposta é menor, demorando um pouco mais.
No Live CD, mesmo escolhendo o seu idioma, ele acaba ficando em Inglês, e só após a primeira atualização do sistema, é que ele vai ficar no idioma selecionado, mas uma maneira de resolver isso, é baixando a Mídia completa, de 4 GB.
É uma distro recomendadíssima!