O 14.10 apesar d q dizem estar mais rápido por conta do Kernel simplesmente me desapontou por conta do suporte a media. Não tive problema em rodar vídeo de qualquer tipo, no entanto na hora de produzir vídeo... ferrou tudo. N grava audio, n exporta audio, o Kdenlive trava...
Por fim, resolvi testar o Ubuntu Studio, curiosamente o Studio foi a primeira distro Linux q instalei para abandonar o Windows de vez, abandonei ela pq o Ubuntu normal estava facilitando a programar, e cá estou de volta a ela pq agora estou na faze de produzir media.
Bom, a primeira impressão... Dizer q aquele menu padrão é horroroso é pouco, ele é uma coisa porca mesmo! Parece q tou num WinXP de tão inútil e difícil de usar. Ainda estou procurando onde deixar a tecla Super como atalho para o App Finder do XFCE.
Arrastar o mouse pro canto da tela esperando aparecer a barra de aplicativos é muito instintivo e me deu saudade da Unity, mas deu p improvisar algo parecido pelo próprio menu painel do XFCE.
Em 30 minutos estava desesperado para instalar a Unity novamente...
Sai ao trabalho e quando voltar para casa irei dar + uma chance ao XFCE e começar os testes de renderização de vídeo e produção gráfica. Também instalar os componentes de programação necessários para compilar a Godot.
Amanhã devo estar instalando SSH, e Steam com meus jogos.