O DreamHost, provedor onde hospedo o br-mac.org (e onde já hospedei o efetividade, até ele chegar perto dos 20.000 acessos diários) decidiu que não continuará com o Debian agora que está começando o ciclo do Wheezy: após 20.000 upgrades de máquinas desde o ciclo anterior do Debian (o Squeeze), eles vão trocar para o Ubuntu LTS com seus 5 anos de backports de versões atualizadas dos pacotes.
A transição, do ponto de vista dos usuários, não deve ser das mais complexas, considerando que o Ubuntu tem sua origem no próprio Debian, e a maior parte dos usuários de host compartilhado (e uma parte dos de VPS) não tem acesso administrativo à máquina e roda pacotes pré-instalados pelo provedor, assim acaba podendo ter menos dependências em relação aos componentes das camadas inferiores do sistema operacional.
A transição no Dreamhost começou pelos servidores de VPS (mas ainda não chegou no do BR-Mac), e depois irá alcançar os compartilhados. (via dreamhost.com - “Change Is In the Air’ – DreamHost Upgrades”)