Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:35 Pesquisa avançada

Modificações e melhorias para o ambiente leve xfce

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Modificações e melhorias para o ambiente leve xfce

Mensagempor José Craveiro » Seg, 2 de Abril 2012, 21:09

Imagem
A equipe de desenvolvimento do Xfce tem o orgulho de anunciar o lançamento do primeiro preview release para o Xfce 4.10. Juntamente com esta versão pré-lançamento, o projeto Xfce anuncia o congelamento de recursos para a liberação 4.10 final que está prevista estar disponível em 28 de abril de 2012.

Esta versão incorpora mudanças importantes para o núcleo do ambiente de trabalho Xfce e espero conseguir cumprir uma série de pedidos de longa data.

Entre as atualizações mais notáveis ​​é o localizador de nova aplicação que combina a funcionalidade do appfinder velho e xfrun4. O Painel também tem um novo modo vertical para melhor uso do espaço nos monitores ecrã largo e um plugin para novas ações. Na área das configurações do xfsettings há maior integração das funções rentabilizando os processos em execução. Há também uma reformulação de diálogo de configurações com as categorias e diálogos acopláveis habilitados por padrão. Novidades nas configurações do rato. O Thunar ganhou um layout mais polido para reduzir o uso de espaço e de interação mais ágil com o gerador de miniaturas. Ainda não ficou decidido sobre como mesclar a funcionalidade de desktop no Thunar, em vez disso o Xfdesktop recebeu várias melhorias, incluindo o suporte a um único clique, melhorias na colagem de arquivos. Melhoramentos significativos no código de gerenciamento de energia, o Gerenciador de Janelas agora tem suporte para janelas lado a lado e uma tecla de navegação foi adicionada ao switcher (alternador de ambientes de trabalho).

Outra grande mudança para os usuários é a remoção dos pacotes de documentação do usuário e a introdução de docs.xfce.org. A razão para esta mudança é a contribuição limitada de documentação desde Xfce 4.8, então esperamos que o wiki vai atrair mais colaboradores. Os botões de ajuda na interface ainda funcionam, mas você vai ser convidado para abrir o site de documentação no seu navegador web.

Além disso, desapareceu o xfce-utils. Este conteúdo ou foi removido ou transferido para outros pacotes Xfce. Todas as alterações de dependências e outros estão listados no ChangeLog 4.10pre1. O núcleo Xfce também ganhou um par de novos componentes, porque nós pensamos que eles devem ser integrados como fundamentais para um desktop mínimo: xfce4-power-manager (gerenciamento de energia) tumbler, (geração de miniaturas de componentes Thunar e outros), garcon (biblioteca de menu, já era uma dependência em 4,8), thunar-volman (gerenciador de volume para Thunar).

Claro que quanto a traduções também melhorou muito, graças ao fantástico trabalho das nossas equipas de tradução.

Nós esperamos que você aproveite este lançamento. Por favor, nos dê sua opinião por compartilhar seus pensamentos, blogs, tweeting ou mediante a apresentação de relatórios de bugs. Com a sua ajuda, o XFCE 4.10 será o melhor lançamento de sempre (pelo menos até à 4.12)!

Atenciosamente e obrigado a todos que contribuíram para este lançamento.

http://www.xfce.org/about/news/?post=1333238400
José Craveiro

Re: Modificações e melhorias para o ambiente leve xfce

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 3 de Abril 2012, 0:45

Boas José, obrigado pela partilha desta notícia.

Cada vez mais aumenta a minha curiosidade em relação a esta distribuição.

Tendo em conta o "peso" do Ubuntu (Unity, Gnome-Shell e Cinnamon), ponho cada vez mais como hipótese instalar o Xubuntu na sua próxima versão.

Já tenho o disco particionado para o funcionamento em Triple-Boot.
Neste momento tenho o Windows 7 (que só tenho...nem sei porquê! :D ), o Ubuntu 11.10 e o BackTrack 5 r2 (baseado no Ubuntu 10.04.3 LTS).
Como tal, quando sairem as Final Releases do Ubuntu 12.04 vou instalá-lo no lugar do 11.10 e, do Xubuntu 12.04 irei, em princípio instalá-lo no lugar do BackTrack a fim de experimentá-lo intensivamente.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor José Craveiro » Ter, 3 de Abril 2012, 1:51

Olá Miguel, já referi por aqui certa vez que as diferenças (performance, mas sobretudo a disposição dos aplicativos no menu de aplicações) entre o Xubuntu e o Ubuntu com xfce, eram desconcertantes e desanimadoras..., sim, no Ubuntu com xfce ao princípio é o que nos parece mostrar com aquele layout bastante retro do seu estado inicial, mas bastam alguns "poucos" ajustes na área das definições para concluirmos que pode ficar mesmo quase a 100% igual ao Xubuntu (o que resta é praticamente insignificante), quiçá até mesmo exatamente igual, embora também talvez ainda não tenha lá chegado! Demorei até há pouco tempo a perceber isso... :p

O Xubuntu surge desde o início como um espaço um tanto convidativo, com o seu tema padrão que já contribui o bastante para que vejamos esta distribuição com outros olhos, isto já para não falar do seu forte lado prático que é apanágio de uma distribuição de produção que se preze. O Ubuntu com este interface do xfce que tenho utilizado em máquina virtual é até este momento praticamente um clone do Xubuntu, o que na minha opinião é ótimo. ;)

Não sei explicar, mas tenho um feeling que o Xubuntu mais cedo ou mais tarde terá o mesmo destino que foi recentemente traçado para o Kubuntu, ou seja, fora das asas da Canonical! ¬¬ Talvez até uma questão de pouco tempo e não sou só eu a pensar assim! -.-

A 12.04 final está à porta e embora ainda não tenha decidido, estou muito inclinado a instalar o Ubuntu 12.04 e cobri-lo de xfce, a avaliar pela experiência que tenho tido na máquina virtual como referi acima, é até agora muito positiva. A nova versão final do xfce sai pouco depois, já se fala na existência de um ppa para dar resposta à provável omissão pelo menos na fase inicial da versão 4.10 nos repositórios do Ubuntu, quiçá até com o infeliz argumento de que ainda não será estável tão cedo; enfim, isto é apenas uma suspeita de muitos usuários, mas que pode fazer algum sentido visto que a equipa do xfce não está vinculada à Canonical.

O Unity pode me vir a surpreender tal como o Gnome Shell e classico, o Cinnamon achei interessante mas é um caso à parte e encaro como 2ª opção, sinceramente não consigo virar as costas ao xfce porque para mim e o que realmente quero de um desktop está lá tudo em maior número face aos restantes! ;)
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 3 de Abril 2012, 3:45

Boas José, correndo o risco de te fazer repetir, quando "adicionaste" o XFCE ao Ubuntu 11.10 na VM, notaste uma clara ou nem por isso redução do "peso" na RAM e no/s processador/es?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor tiagokalisto » Ter, 3 de Abril 2012, 4:42

Xfce sempre foi uma boa pedida pra notes com pouco poder de fogo e netbooks tbm, vou dar uma olhada no Xubuntu 12.04 beta pra ver como está ficando.

pena o Xubuntu, e Edubuntu venham seguir o Mesmo caimnho do Kubuntu, torço para que não tenha o mesmo fim do Kurumin como os pessimistas falam por ai...
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Mensagempor José Craveiro » Ter, 3 de Abril 2012, 12:07

Miguel72 escreveu:Boas José, correndo o risco de te fazer repetir, quando "adicionaste" o XFCE ao Ubuntu 11.10 na VM, notaste uma clara ou nem por isso redução do "peso" na RAM e no/s processador/es?

Por falar em repetir, faço-o novamente por um aspeto que merece atenção; quando fazemos testes para diversas coisas na VM e na questão da RAM isso verifica-se se comparado com uma real instalação, é que não podemos esquecer que a RAM e outros componentes não apresentam o mesmo comportamento na VM como numa instalação normal, ou seja, os valores desses consumos não raro nos induzem em erro, mas ainda assim por vezes há valores muito próximos dos reais, mas se estamos em testes não seria suposto ocorrerem esses erros, o que não significa que seja um problema da VM, mas no mínimo se poderia concluir que achar valores destes componentes num sistema que está a funcionar ao colo de outro, não pode ter base de credibilidade suficiente!

Estes valores podem no entanto ser apreciados em cada sistema individualmente, por exemplo (em desktop vazio)x(valores médios)x(32 bits), em VM temos: um Ubuntu-Unity a consumir 240 MB e se nele colocamos a camada xfce os valores andam nos 170 MB. Quanto a outras interfaces nas mesmas circunstâncias, o Gnome Shell fica em posição descendente logo a seguir nos 220 MB, o Cinnamon fica nos 210 MB e por fim o Gnome classic com 180 MB.
Agora quando realmente instalados: um Ubuntu-Unity a consumir 270 MB e se nele colocarmos a camada xfce os valores permanecem praticamente nos 170 MB. Quanto a outras interfaces nas mesmas circunstâncias, o Gnome Shell fica mais uma vez logo a seguir nos 230 MB, o Cinnamon altera pouco rondando os 215 MB e o Gnome classic subindo ligeiramente para os 190 MB.

Quanto ao Xubuntu propriamente dito, os valores em ambas as circunstâncias são muito semelhantes e apenas com ligeiras subidas, quase impercetíveis e diante de várias coisas a funcionar, a sua performance raramente parece querer pegar fogo! :)
De referir que aquelas fases em que o computador parece ligar os "propulsores para levantar voo" 8) sucedem em muito maior número quando se usa o Unity e o Gnome shell. :\

tiagokalisto escreveu:Xfce sempre foi uma boa pedida pra notes com pouco poder de fogo e netbooks tbm, vou dar uma olhada no Xubuntu 12.04 beta pra ver como está ficando.

pena o Xubuntu, e Edubuntu venham seguir o Mesmo caimnho do Kubuntu, torço para que não tenha o mesmo fim do Kurumin como os pessimistas falam por ai...

Atenção, eu não confirmei que o caminho que a Canonical poderá traçar para o Xubuntu seja o mesmo que o do Kubuntu, isto é apenas uma suspeita já muito comentada! :|

Quanto à minha indecisão sobre instalar o Ubuntu ou Xubuntu, até esta fase isto não passa de um receio meu por pensar que o Xubuntu com o tempo possa vir a perder gradualmente alguma parte de suporte quiçá importante normalmente dirigido ao Ubuntu, acredito que até ao momento isto não passa de um medo infundado, mas como não estou certo disso, penso desta forma. Como a informação acerca disto parece-me ser muito escassa, agradeço alguma atualização neste sentido. ;)
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 3 de Abril 2012, 12:21

Boas José, obrigado pelos valores apresentados.

Realmente uma diferença entre os 70 e os 100MB de "peso"!!! :o

Gosto do Unity e, como já escrevi, irei instalar o Ubuntu 12.04. A minha única dúvida é, neste momento, se irei instalar o Xubuntu 12.04 de raiz ou como "camada" no Ubuntu 12.04.

Tendo em conta os números por ti deixados José, estou a pensar na tal "camada".
Está na altura de eu e esse tal Xubuntu nos conhecermos. :lol:

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor José Craveiro » Ter, 3 de Abril 2012, 13:37

Eu no teu caso instalaria o Ubuntu padrão com Unity, visto que gostas deste formato e aplicares então a camada de xfce como referi acima, está tão apelativo como o Xubuntu propriamente dito, entretanto neste último caso talvez fosse melhor aguardar pela experiência do novo xfce 4.10 que em princípio surgirá numa primeira fase através de ppa e claro com a vantagem de atualizações em dia deste formato, coisa que pode não acontecer desta forma se o xfce for extraído dos repositórios do Ubuntu. :|
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 3 de Abril 2012, 13:51

Obrigado mais uma vez José, será essa, em princípio a minha opção.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor tiagokalisto » Ter, 3 de Abril 2012, 16:36

José Craveiro » Ter Abr 03, 2012 12:07 pm escreveu:
Miguel72 escreveu:Boas José, correndo o risco de te fazer repetir, quando "adicionaste" o XFCE ao Ubuntu 11.10 na VM, notaste uma clara ou nem por isso redução do "peso" na RAM e no/s processador/es?

Por falar em repetir, faço-o novamente por um aspeto que merece atenção; quando fazemos testes para diversas coisas na VM e na questão da RAM isso verifica-se se comparado com uma real instalação, é que não podemos esquecer que a RAM e outros componentes não apresentam o mesmo comportamento na VM como numa instalação normal, ou seja, os valores desses consumos não raro nos induzem em erro, mas ainda assim por vezes há valores muito próximos dos reais, mas se estamos em testes não seria suposto ocorrerem esses erros, o que não significa que seja um problema da VM, mas no mínimo se poderia concluir que achar valores destes componentes num sistema que está a funcionar ao colo de outro, não pode ter base de credibilidade suficiente!

Estes valores podem no entanto ser apreciados em cada sistema individualmente, por exemplo (em desktop vazio)x(valores médios)x(32 bits), em VM temos: um Ubuntu-Unity a consumir 240 MB e se nele colocamos a camada xfce os valores andam nos 170 MB. Quanto a outras interfaces nas mesmas circunstâncias, o Gnome Shell fica em posição descendente logo a seguir nos 220 MB, o Cinnamon fica nos 210 MB e por fim o Gnome classic com 180 MB.
Agora quando realmente instalados: um Ubuntu-Unity a consumir 270 MB e se nele colocarmos a camada xfce os valores permanecem praticamente nos 170 MB. Quanto a outras interfaces nas mesmas circunstâncias, o Gnome Shell fica mais uma vez logo a seguir nos 230 MB, o Cinnamon altera pouco rondando os 215 MB e o Gnome classic subindo ligeiramente para os 190 MB.

Quanto ao Xubuntu propriamente dito, os valores em ambas as circunstâncias são muito semelhantes e apenas com ligeiras subidas, quase impercetíveis e diante de várias coisas a funcionar, a sua performance raramente parece querer pegar fogo! :)
De referir que aquelas fases em que o computador parece ligar os "propulsores para levantar voo" 8) sucedem em muito maior número quando se usa o Unity e o Gnome shell. :\

tiagokalisto escreveu:Xfce sempre foi uma boa pedida pra notes com pouco poder de fogo e netbooks tbm, vou dar uma olhada no Xubuntu 12.04 beta pra ver como está ficando.

Atenção, eu não confirmei que o caminho que a Canonical poderá traçar para o Xubuntu seja o mesmo que o do Kubuntu, isto é apenas uma suspeita já muito comentada! :|

Quanto à minha indecisão sobre instalar o Ubuntu ou Xubuntu, até esta fase isto não passa de um receio meu por pensar que o Xubuntu com o tempo possa vir a perder gradualmente alguma parte de suporte quiçá importante normalmente dirigido ao Ubuntu, acredito que até ao momento isto não passa de um medo infundado, mas como não estou certo disso, penso desta forma. Como a informação acerca disto parece-me ser muito escassa, agradeço alguma atualização neste sentido. ;)

não me referia ao que vc disse, mais realmente se fala muito a respeito disso.

baixando Xubuntu 123...
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
tiagokalisto

Próximo

Voltar para Notícias