Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:48 Pesquisa avançada
Miguel72 escreveu:Boas José, correndo o risco de te fazer repetir, quando "adicionaste" o XFCE ao Ubuntu 11.10 na VM, notaste uma clara ou nem por isso redução do "peso" na RAM e no/s processador/es?
tiagokalisto escreveu:Xfce sempre foi uma boa pedida pra notes com pouco poder de fogo e netbooks tbm, vou dar uma olhada no Xubuntu 12.04 beta pra ver como está ficando.
pena o Xubuntu, e Edubuntu venham seguir o Mesmo caimnho do Kubuntu, torço para que não tenha o mesmo fim do Kurumin como os pessimistas falam por ai...
José Craveiro » Ter Abr 03, 2012 12:07 pm escreveu:Miguel72 escreveu:Boas José, correndo o risco de te fazer repetir, quando "adicionaste" o XFCE ao Ubuntu 11.10 na VM, notaste uma clara ou nem por isso redução do "peso" na RAM e no/s processador/es?
Por falar em repetir, faço-o novamente por um aspeto que merece atenção; quando fazemos testes para diversas coisas na VM e na questão da RAM isso verifica-se se comparado com uma real instalação, é que não podemos esquecer que a RAM e outros componentes não apresentam o mesmo comportamento na VM como numa instalação normal, ou seja, os valores desses consumos não raro nos induzem em erro, mas ainda assim por vezes há valores muito próximos dos reais, mas se estamos em testes não seria suposto ocorrerem esses erros, o que não significa que seja um problema da VM, mas no mínimo se poderia concluir que achar valores destes componentes num sistema que está a funcionar ao colo de outro, não pode ter base de credibilidade suficiente!
Estes valores podem no entanto ser apreciados em cada sistema individualmente, por exemplo (em desktop vazio)x(valores médios)x(32 bits), em VM temos: um Ubuntu-Unity a consumir 240 MB e se nele colocamos a camada xfce os valores andam nos 170 MB. Quanto a outras interfaces nas mesmas circunstâncias, o Gnome Shell fica em posição descendente logo a seguir nos 220 MB, o Cinnamon fica nos 210 MB e por fim o Gnome classic com 180 MB.
Agora quando realmente instalados: um Ubuntu-Unity a consumir 270 MB e se nele colocarmos a camada xfce os valores permanecem praticamente nos 170 MB. Quanto a outras interfaces nas mesmas circunstâncias, o Gnome Shell fica mais uma vez logo a seguir nos 230 MB, o Cinnamon altera pouco rondando os 215 MB e o Gnome classic subindo ligeiramente para os 190 MB.
Quanto ao Xubuntu propriamente dito, os valores em ambas as circunstâncias são muito semelhantes e apenas com ligeiras subidas, quase impercetíveis e diante de várias coisas a funcionar, a sua performance raramente parece querer pegar fogo!
De referir que aquelas fases em que o computador parece ligar os "propulsores para levantar voo" sucedem em muito maior número quando se usa o Unity e o Gnome shell.tiagokalisto escreveu:Xfce sempre foi uma boa pedida pra notes com pouco poder de fogo e netbooks tbm, vou dar uma olhada no Xubuntu 12.04 beta pra ver como está ficando.
pena o Xubuntu, e Edubuntu venham seguir o Mesmo caimnho do Kubuntu, torço para que não tenha o mesmo fim do Kurumin como os pessimistas falam por ai...
Atenção, eu não confirmei que o caminho que a Canonical poderá traçar para o Xubuntu seja o mesmo que o do Kubuntu, isto é apenas uma suspeita já muito comentada!
Quanto à minha indecisão sobre instalar o Ubuntu ou Xubuntu, até esta fase isto não passa de um receio meu por pensar que o Xubuntu com o tempo possa vir a perder gradualmente alguma parte de suporte quiçá importante normalmente dirigido ao Ubuntu, acredito que até ao momento isto não passa de um medo infundado, mas como não estou certo disso, penso desta forma. Como a informação acerca disto parece-me ser muito escassa, agradeço alguma atualização neste sentido.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 80 visitantes