Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 14:15 Pesquisa avançada

Instalação do Ubuntu 12.04 beta2

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Instalação do Ubuntu 12.04 beta2

Mensagempor Ron Alon » Qui, 19 de Abril 2012, 21:00

Olá, pessoal. Tudo bem?

Tentei instalar o Ubuntu 12.04 beta 2 aqui no meu computador, mas não consegui. Toda vez que chegava na tela de digitar as informações do computador (Nome do usuário, login, senha, etc), o instalador parava e não passava dali. Depois disso, o computador inteiro travava, sendo necessário o reinicio forçado.

Será que é um bug de uma versão beta ou ninguém teve este problema por aqui? Baixei a iso outra vez, e coloquei-a numa pen e continuou dando o mesmo problema. Não testei em outra pen (deveria ter testado, né? :P) e instalei o 11.10 de novo.

Queria ficar com o beta já para me acostumar ao HUD e testar o ambiente do elementaryOS.

Será que é um bug da pen ou alguém já passou por isso?

Abraço e :obrigado:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Re: Instalação do Ubuntu 12.04 beta2

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 19 de Abril 2012, 21:34

ron » 19 Abr 2012, 21:00 escreveu:Olá, pessoal. Tudo bem?

Tentei instalar o Ubuntu 12.04 beta 2 aqui no meu computador, mas não consegui. Toda vez que chegava na tela de digitar as informações do computador (Nome do usuário, login, senha, etc), o instalador parava e não passava dali. Depois disso, o computador inteiro travava, sendo necessário o reinicio forçado.

Será que é um bug de uma versão beta ou ninguém teve este problema por aqui? Baixei a iso outra vez, e coloquei-a numa pen e continuou dando o mesmo problema. Não testei em outra pen (deveria ter testado, né? :P) e instalei o 11.10 de novo.

Queria ficar com o beta já para me acostumar ao HUD e testar o ambiente do elementaryOS.

Será que é um bug da pen ou alguém já passou por isso?

Abraço e :obrigado:

Só uma questão, para o caso de mais alguém passar pelo mesmo, era a versão 32 ou 64 bit!
Outra questão, quais os requisitos do seu computador? Experimentou o formato Live ou foi directo à instalação?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 19 de Abril 2012, 21:45

E mais, se for a versão 32 bit, tenha em atenção que o Ubuntu que descarrega nessa versão vem com kernel 32-PAE (Physical Address Extension). Por isso pode haver alguns problemas (ainda não resolvidos) para lidar com os drivers...

Verifique com este comando se o seu CPU tem suporte a PAE (como visto aqui):
cat /proc/cpuinfo | grep -i PAE

Se na saída do comando aparecerem linhas com pae destacado, então tem suporte, caso contrário, poderá ser esse o problema!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Qui, 19 de Abril 2012, 22:41

Era a versão 32 bit sim.

E aparece sim as linhas com pae destacado. Será que devo baixar o 64 bit para testar?

No Live funcionou tudo perfeito, sem qualquer travamento ou coisa parecida.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 19 de Abril 2012, 22:53

ron » 19 Abr 2012, 22:41 escreveu:Era a versão 32 bit sim.

E aparece sim as linhas com pae destacado. Será que devo baixar o 64 bit para testar?

No Live funcionou tudo perfeito, sem qualquer travamento ou coisa parecida.

Se o seu CPU suportar 64 bit, então experimente! Não custa tentar, né? :sneaky:
Caso não saiba se o seu CPU suporta os dois modos, execute o seguinte comando:
lscpu | grep 'CPU op-mode(s)'

Por exemplo no meu caso devolveu o seguinte:
luis@ubuntued:~$ lscpu | grep 'CPU op-mode(s)'
CPU op-mode(s): 32-bit, 64-bit
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Sex, 20 de Abril 2012, 0:16

Luís, aproveitei para verificar os resultados destes comandos no meu portátil:
Tenho suporte a PAE e 32 e 64 bits. Perfect :)
Então este suporte a PAE é uma ponte para uma boa instalação e sobretudo um adequado funcionamento, certo? Obrigado desde já pela dica. :OK:

Há agora um pormenor que não entendo muito bem; sempre tive e de momento também tenho a funcionar dois sistemas de 32 bits, o win7 e o xubuntu. Em relação ao windows percebo que seja de 32 bits, afinal quando o comprei sabia disso (mais barato) e foi juntamente com o hardware que adquiri para a construção do meu pc fixo cuja informação que obtive na altura era de que era para 32 bits, mas também não questionei se dava também para 64 bits! Como por algumas pequenas coisas decidi manter o meu win XP "da vida", o portátil sempre o rejeitou e só o pc fixo o aceita, por isso passei o win7 para o portátil e até hoje. Bom, por curiosidade irei ver também no pc fixo estes comandos.

Agora em relação ao portátil, com xubuntu, excetuando alguns desvarios do processador com consumos exagerados ainda que muito pontuais e muito recentemente isso aconteceu, se bem que isso ficou resolvido e não voltou a acontecer, só acontece se eu abusar na quantidade e no que abro e até aí é percetível; mas que dizer da carga a que o processador estava sujeito quando usei por pouco tempo o ubuntu padrão com Unity de 32 bits? Ora, se usasse o de 64 bits e com 2 GB de RAM que possui, nessa ocasião calculo que as coisas pudessem correr mal! Digo eu, claro! ¬¬
Isto só para perceber um pouco mais de como esta relação funciona. ;)
José Craveiro

Mensagempor Ron Alon » Sex, 20 de Abril 2012, 3:53

Luis Cardoso » Qui Abr 19, 2012 7:53 pm escreveu:Se o seu CPU suportar 64 bit, então experimente! Não custa tentar, né? :sneaky:

Suporta sim! Tentarei depois! =)

:obrigado:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 20 de Abril 2012, 9:35

José Craveiro » 20 Abr 2012, 00:16 escreveu:Luís, aproveitei para verificar os resultados destes comandos no meu portátil:
Tenho suporte a PAE e 32 e 64 bits. Perfect :)
Então este suporte a PAE é uma ponte para uma boa instalação e sobretudo um adequado funcionamento, certo? Obrigado desde já pela dica. :OK:

A versão 32-pae é desenhada para permitir usar mais de 4GB de RAM em processadores de 32 bit. Pois os CPU de 32 bit têm a limitação de apenas conseguirem endereçar até 4GB de RAM (2³²B = 2¹⁰ x 2¹⁰ x 2¹⁰ x 2² = 1024 x 1024 x 1024 x 4 = 4GB).
José Craveiro » 20 Abr 2012, 00:16 escreveu:Há agora um pormenor que não entendo muito bem; sempre tive e de momento também tenho a funcionar dois sistemas de 32 bits, o win7 e o xubuntu. Em relação ao windows percebo que seja de 32 bits, afinal quando o comprei sabia disso (mais barato) e foi juntamente com o hardware que adquiri para a construção do meu pc fixo cuja informação que obtive na altura era de que era para 32 bits, mas também não questionei se dava também para 64 bits! Como por algumas pequenas coisas decidi manter o meu win XP "da vida", o portátil sempre o rejeitou e só o pc fixo o aceita, por isso passei o win7 para o portátil e até hoje. Bom, por curiosidade irei ver também no pc fixo estes comandos.

Pois, eu também tenho um portátil que tem o mesmo problema, que não permite a instalação do WinXP...
José Craveiro » 20 Abr 2012, 00:16 escreveu:Agora em relação ao portátil, com xubuntu, excetuando alguns desvarios do processador com consumos exagerados ainda que muito pontuais e muito recentemente isso aconteceu, se bem que isso ficou resolvido e não voltou a acontecer, só acontece se eu abusar na quantidade e no que abro e até aí é percetível; mas que dizer da carga a que o processador estava sujeito quando usei por pouco tempo o ubuntu padrão com Unity de 32 bits? Ora, se usasse o de 64 bits e com 2 GB de RAM que possui, nessa ocasião calculo que as coisas pudessem correr mal! Digo eu, claro! ¬¬
Isto só para perceber um pouco mais de como esta relação funciona. ;)

Bom, no meu portátil estou a usar Unity no Ubuntu 64 bit com apenas 2GB de RAM... Mas estou a pensar voltar ao Ubuntu 32 bit no 12.04, pois facilmente fico com mais de 1GB com pouca coisa aberta no meu Ubuntu 11.10 64 bit!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Sex, 20 de Abril 2012, 12:52

Obrigado Luís, é sempre bom somarmos mais uns pontos! ;)
José Craveiro

Mensagempor Ron Alon » Sex, 20 de Abril 2012, 14:31

Meu portátil também não deve aceitar o Windows XP, mas não tentei... ;)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Próximo

Voltar para Questões gerais