Artigo por Marcos Elias Picão:
A Xamarin portou o Android para C# usando suas experiências com o Mono, uma implementação aberta do .NET Framework. O projeto é dado como um hobby, algo experimental, mas o código-fonte pode ser aproveitado por quem quiser.
O port é bem curioso. Nomeado como XobotOS, ele começou com a base do Android 2.x mas logo aproveitaram o 4.0, assim que o Google liberou o código-fonte. A ferramenta inicial usada na conversão foi a Sharpen. Ela ficou relativamente famosa ao possibilitar o port de um applet Java para o iPad em dois meses. Com o Mono a Xamarin permite criar aplicativos para Android e iOS sem depender do Java. Algumas melhorias de desempenho também são citadas. Com o sistema inteiro sem o Java os potenciais de otimização são maiores ainda, como comentado no blog da empresa.
Embora ela não tenha interesse em lançar um concorrente do Android nem uma ROM personalizada sem o Java, muitos entusiastas estão imaginando que o Google poderia aproveitar o port. Sem o Java ele se livraria de grandes problemas judiciais, já que os processos da Oracle acabam custando caro para a defesa do gigante. A guerra judicial toma muito tempo do pessoal e pode colocar o futuro do Android em risco - pois sendo alvo de processos por todos os lados, muitos fabricantes e desenvolvedores ficam com um pé atrás ao investir na plataforma, ao menos enquanto a grande batalha contra a Oracle não for resolvida.
Com o port em C# isso não aconteceria, já que as implementações da linguagem C# e da .NET VM são padronizadas, e a Microsoft se mostra bem liberal no uso das implementações de terceiros (pelo menos no que se refere ao .NET, Mono e C#).
As dificuldades para o Google abandonar o Java seriam imensas a princípio, afinal os aplicativos atuais dependem da máquina virtual Dalvik. Ainda assim a migração seria um caminho a se pensar, quem sabe. O XobotOS parece muito interessante, mas sem futuro se for considerar o status atual: um projeto de testes, e só. Por enquanto ele serve apenas para a Xamarin aproveitar os conhecimentos adquiridos em melhorias nos seus produtos atuais, especialmente o Mono for Android. Não seria nada mal ver uma ROM customizada dele para alguns aparelhos, algo que talvez apareça uma hora ou outra, já que o código é livre.