Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 14:14 Pesquisa avançada

TV HDMI [RESOLVIDO]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

TV HDMI [RESOLVIDO]

Mensagempor FuhFuh » Sáb, 5 de Maio 2012, 18:39

Tenho uma tv que neste momento esta a servir de monitor na resolução 1280x720, mas não consigo ligar o pc com o cabo HDMI ligado. Tenho de desconectar o cabo esperar uns segundos até ao OS ligar e depois ligar o cabo HDMI. Penso que seja devido à resolução não ser de monitor por isso já coloquei em /etc/X11/Xorg.conf

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "intel"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
HorizSync 30-68
VertRefresh 50-85
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x720@60"
EndSubSection
EndSection

O problema é que não consigo detectar o HorizSync e VertRefresh e tive que inventar (Usei um comando, mas aquilo não detecta).

Digam-me o que devo fazer ;)

Ubuntu 12.04
Editado pela última vez por FuhFuh em Qua, 9 de Maio 2012, 17:35, em um total de 1 vez.
FuhFuh

Re: TV HDMI

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 5 de Maio 2012, 20:11

Quando disse que experimentou um comando, por acaso foi este:
xrandr

Também já deu uma olhada aqui?
Veja se a solução aqui apresentada resulta.
E por fim, veja se é preciso definir algo na sua TV como é apresentado aqui.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor FuhFuh » Sáb, 5 de Maio 2012, 20:54

Tentei isso do xrandr que é referido no artigo e pelo que percebi não é o que quero.

Eu uso um PC Fixo e aquilo não arranca com cabo de HDMI ligado (Deve ser devido à resolução ser de HDTV)
FuhFuh

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 5 de Maio 2012, 23:02

FuhFuh » 05 Mai 2012, 20:54 escreveu:Tentei isso do xrandr que é referido no artigo e pelo que percebi não é o que quero.

Eu uso um PC Fixo e aquilo não arranca com cabo de HDMI ligado (Deve ser devido à resolução ser de HDTV)

Mas o comando que lhe indiquei não lhe deu todas as possibilidades de configuração do Monitor HDMI? Mas é o Sistema Operativo que não arranca, ou é o PC mesmo que não arranca quando tem o cabo ligado?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 5 de Maio 2012, 23:27

Boas FuhFuh, embora eu nuca tenha usado Dual-Monitor (que neste caso é o que estás a tentar fazer), experimenta o seguinte, liga o PC sem o cabo HDMI ligado.

Quando tiveres no UBuntu, liga o cabo HADMI à tua TV, abre as Definições do Sistema e vai à opção Ecrãs.

Ele irá de imediato detectar a TV, mas se não detectar clica na opção Detectar Ecrãs.
De seguida desligas as Espelhar Ecrãs e Bordas Aderentes.
Na opção Posição do Lançador coloca apenas para um Monitor (ou o Monitor ou a TV).
Agora, na resolução do Monitor, reduz "um valor abaixo do máximo" (como exemplo se a resolução máxima do teu monitor fosse 1280x1024, reduzirias para 1024x768) e na resolução da TV atribui-lhe a resolução máxima que ele te deixar atribuir desde que não seja igual à nova resolução que atribuíste ao monitor!

Vê se estão ambos a funcionar sem problemas. Se estiverem, sem desligares o cabo HDMI!!!, reinicia o teu PC e vê se já deu.

Depois "posta" aqui.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor FuhFuh » Sáb, 5 de Maio 2012, 23:43

Não me fiz entender.

Não uso dual-monitor. É um PC Fixo em que o monitor é uma HDTV. Eu uso normalmente em 1280x720, mas tenho que desligar o cabo no arranque do pc e quero contornar isso
FuhFuh

Mensagempor Ron Alon » Dom, 6 de Maio 2012, 0:14

Eu não sei como fazer isto e, no meu caso, nem tenho como testar, pois uso um laptop.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Gramathur » Dom, 6 de Maio 2012, 6:23

FuhFuh,

Se sua placa de vídeo tiver uma saída DVI, você pode comprar um adaptador DVI/HDMI e ligar o cabo hdmi de entrada da TV neste adaptador. E o adaptador DVI ligado na saída DVI da placa de vídeo.
Logo ao inicializar o sinal ligará a TV.

Gramathur

Mensagempor FuhFuh » Dom, 6 de Maio 2012, 13:16

Já pensei nisso e como tenho falta de cabos HDMI aqui em casa não custa comprar e tentar.

Já vou ao Ebay comprat ;)
FuhFuh

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 6 de Maio 2012, 13:42

Boas FuhFuh, realmente não tinha percebido bem a tua questão e pensei que estavas a funcionar em Dual-Monitor!

Em relação a isso, pergunto, usas dirvers proprietários no teu Ubuntu?

Se sim, já experimentaste fazer a configuração do teu Monitor (neste caso a TV) através do NVidia Settings ou do ATI Catalystic Center (dependendo da tua placa)?
Configurar de modo a tornar "default" o "output" para a ligação HDMI de modo a seja reconheida durante o arranque?!

E já agora no menu da própria TV não tens uma opção do tipo Full PC Mode ou uma coisa parecida?

Cumps.

EDIT: Lembrei-me agora de algo, já foste às configurações da BIOS do teu PC ver se tens a possibilidade de definir com "output" por "default" o HDMI da tua placa gráfica em vez do "VGA" (que é sempre o "default"!)?
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Próximo

Voltar para Questões gerais