Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 13:57 Pesquisa avançada

Swap

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Swap

Mensagempor FuhFuh » Qua, 9 de Maio 2012, 23:06

Tenho uma duvida, a memória virtual é para auxiliar a memória ram. Isso era útil à uns anos que a tecnologia era limitada. Ora eu tenho 8GB de Ram, faz algum sentido ter memória swap e se sim de quanto?
FuhFuh

Re: Swap

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 9 de Maio 2012, 23:44

Bem, se o uso que dás ao PC andar à volta dos 8GB, então é recomendável. Caso contrário, não é necessário!

(Se bem que eu já consegui a proeza de encher 11GB de RAM... de 12GB!)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor FuhFuh » Qua, 9 de Maio 2012, 23:51

Outra coisa é eu tenho a intenção futura de acrescentar espaço no HDD ao meu disco rígido com mais um disco de 2TB.

Queria saber se dá para colocar uma partição de 4TB ou mais no ubuntu sem linha de comandos (Como se fosse uma instalação normal). E já agora o limite

Pergunto isto porque lembro-me no meu estágio o meu patrão andar uma semana à voltas para fazer uma raid5 com uns quantos HDD de 2 TB em Windows
FuhFuh

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Maio 2012, 0:06

Aqui já me remeto ao silêncio, pois também não sei como é!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Revenge » Sex, 11 de Maio 2012, 10:57

Tenho uma dúvida em relação ao swap.

Disseram-me aquando da minha primeira utilização, que o espaço de swap devia ser equiparado com a memória do PC. Ora o meu PC tem 3GB de RAM, eu costumo meter sempre 3GB de swap. Estou a fazer bem? Ou o swap tem mais a ver com o disco rígido pelo que já li por aí?

Thanks.

Revenge

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 11 de Maio 2012, 11:08

Revenge » Sex Mai 11, 2012 10:57 am escreveu:Tenho uma dúvida em relação ao swap.

Disseram-me aquando da minha primeira utilização, que o espaço de swap devia ser equiparado com a memória do PC. Ora o meu PC tem 3GB de RAM, eu costumo meter sempre 3GB de swap. Estou a fazer bem? Ou o swap tem mais a ver com o disco rígido pelo que já li por aí?

Thanks.

Boas Revenge, por norma, o espaço que devemos atribuir para a partição SWAP, seria o dobro da memória RAM.

Mas esta, digamos "regra geral" funcionava e era tida em conta à uns anos atrás, quando as pessoas por norma, tinham 512MB ou 1GB de RAM nos seus PC's.

Já não é o caso. Eu, por exemplo, tenho 2 GB de RAM e criei um SWAP de 3 GB desde o Ubuntu 10.10.

Até agora não aumentei, nem diminuí e nunca esta "memória auxiliar" foi usada na sua totalidade.

Como tal, nos PC's de hoje em dia, tendo pelo menos 2 GB de RAM, uma partição SWAP como o mesmo tamanho é mais que suficiente.

Quem tem mais de 4 GB, a menos que vá fazer coisas realmente enormes com o seu PC em termos de recursos, nem sequer precisa de criar essa partição.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 11 de Maio 2012, 11:15

Luis Cardoso » Qui Mai 10, 2012 12:06 am escreveu:Aqui já me remeto ao silêncio, pois também não sei como é!

Boas Luís, eu estou como tu, mas pesquisei um pouco e li que através do particionamento com o GPT, podem-se criar partições até 16 GB utlizando o formato de ficheiros EXT.

Para mais que isso, já seria necessário utilizar o formato BTRFS.

Mas como não sei como se processa, aconselho-te a pesquisares tu um pouco FuhFuh e tentares perceber.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Revenge » Sex, 11 de Maio 2012, 11:24

Miguel Fonseca escreveu: Boas Revenge, por norma, o espaço que devemos atribuir para a partição SWAP, seria o dobro da memória RAM.

Mas esta, digamos "regra geral" funcionava e era tida em conta à uns anos atrás, quando as pessoas por norma, tinham 512MB ou 1GB de RAM nos seus PC's.

Já não é o caso. Eu, por exemplo, tenho 2 GB de RAM e criei um SWAP de 3 GB desde o Ubuntu 10.10.

Até agora não aumentei, nem diminuí e nunca esta "memória auxiliar" foi usada na sua totalidade.

Como tal, nos PC's de hoje em dia, tendo pelo menos 2 GB de RAM, uma partição SWAP como o mesmo tamanho é mais que suficiente.

Quem tem mais de 4 GB, a menos que vá fazer coisas realmente enormes com o seu PC em termos de recursos, nem sequer precisa de criar essa partição.

Cumps.

Bem, eu nunca estive atento ao consumo da memória Swap, mas como o meu PC ultimamente tem tido a tendência para se arrastar com coisas bastante simples, como por exemplo abrir o Rhythmbox, o Jdownloader, ou até o AMSN, comecei a julgar que seria possivelmente um problema de Swap.

Obrigado pelo esclarecimento da dúvida!
Cumps

Revenge

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 11 de Maio 2012, 11:30

Bem Revenge, para teres uma ideia melhor do que o teu PC está a consumir.

Abre o programa Monitor de Sistema e, na aba Recursos irás ter uma noção.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 11 de Maio 2012, 11:48

Revenge » 11 Mai 2012, 11:24 escreveu:Bem, eu nunca estive atento ao consumo da memória Swap, mas como o meu PC ultimamente tem tido a tendência para se arrastar com coisas bastante simples, como por exemplo abrir o Rhythmbox, o Jdownloader, ou até o AMSN, comecei a julgar que seria possivelmente um problema de Swap.

Obrigado pelo esclarecimento da dúvida!
Cumps

Quanto a arrasto, pode ser problema de driver gráfico estar desactualizado, ou então por teres um processo em alta, isto é, esteja a ocupar grande parte do processamento não deixando margem de manobra para os outros processos!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Questões gerais