Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:47 Pesquisa avançada

Última tentativa....

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Re: Última tentativa....

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Maio 2012, 14:20

exadra37 » 25 Mai 2012, 12:42 escreveu:Como pode ver pelo screens shots no ubuntu da pen usb, consigo 2 monitores sem os drivers da nvidia instalados e utilizando a unity 3d ....

Imagem Imagem Imagem

No ubuntu do disco eu já experimentei retirar os drivers da nvidia, mas consigo detectar o monitor, mas não dá qualquer imagem.

Pois, isso é deveras estranho, pois no meu se entro com PenUSB sem o driver, ele mostra-me o Unity2D apesar de ter escolhido o Unity!

exadra37 escreveu:No ubuntu-2d funciona... mas eu não quero uma solução de compromisso!!!

Imagem

Solução de compromisso?! Não percebi!
Só uma questão: Precisa mesmo, mesmo de usar o Unity 3D? Olhe que o Unity 2D presente no Ubuntu 12.04 está muito bom!

Mas se quer mesmo o Unity 3D e se este demonstra funcionar bem no Live Pen USB, então, remova os pacotes da Nvidia da seguinte forma:
sudo apt-get purge nvidia*

Reinicie o PC e verifique se com esse método já consegue colocar tudo a funcionar corretamente.

Nota: Depois de entrar no Ubuntu 2D, no login tem de voltar a selecionar o Ubuntu para voltar ao Unity 3D. Isto acontece porque é armazenada a escolha do utilizador, efetuada na última sessão!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor exadra37 » Sex, 25 de Maio 2012, 16:05

Como mencionado noutro post atrás eu já removi todos os driver da nvidia e não consegui na mesma configurar os 2 monitores ....

O unity 2d é compromisso porque não tem o mesmo desempenho gráfico...

O ubuntu está a desiludir-me muito porque tem muitas falhas em coisa básicas...

Os programadores de Linux tem de ter mais atenção á facilidade de utilização para o utilizador comum se quiserem que o Linux seja uma verdadeira alternativa ao Windows para todos os utilizadores.

Os programadores de Linux ainda continuam um pouco fechados no mundo deles, as linhas de comando na consola do terminal, são um exemplo disso... o utilizador comum detesta linhas de comando na consola e prefere aplicações com layouts agradáveis, para puderem efectuar essas mesmas operações.

Eu programo um pouco em PHP e detesto ter de andar ás voltas com as linhas de comando sejam no Linux ou no Windows e sou tempo dos computadores em DOS e só com disquetes de 5 1/2 .

Portanto façam um esforço para desenvolverem esta plataforma de acordo com as necessidades do utilizador básico e não do utilizador avançado :OK:
exadra37

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Maio 2012, 16:42

exadra37 » 25 Mai 2012, 16:05 escreveu:Como mencionado noutro post atrás eu já removi todos os driver da nvidia e não consegui na mesma configurar os 2 monitores ....
O unity 2d é compromisso porque não tem o mesmo desempenho gráfico...
O ubuntu está a desiludir-me muito porque tem muitas falhas em coisa básicas...
Os programadores de Linux tem de ter mais atenção á facilidade de utilização para o utilizador comum se quiserem que o Linux seja uma verdadeira alternativa ao Windows para todos os utilizadores.
Os programadores de Linux ainda continuam um pouco fechados no mundo deles, as linhas de comando na consola do terminal, são um exemplo disso... o utilizador comum detesta linhas de comando na consola e prefere aplicações com layouts agradáveis, para puderem efectuar essas mesmas operações.
Eu programo um pouco em PHP e detesto ter de andar ás voltas com as linhas de comando sejam no Linux ou no Windows e sou tempo dos computadores em DOS e só com disquetes de 5 1/2 .
Portanto façam um esforço para desenvolverem esta plataforma de acordo com as necessidades do utilizador básico e não do utilizador avançado :OK:

Ok, eu sei que o GNU/Linux não é perfeito, pois o que se está a referir é do Linux com Interface Gráfica e é esse que lhe está a dar esses problemas.

Bom a verdade, é que muitos destes problemas advém do Compiz, e eu tenho consciência de que estes problemas afetam principalmente as placas ATI/Nvidia. Por exemplo no meu portátil com gráfica, estes problemas não ocorrem! Uma das consequências destes problemas (e pelos vistos ao Paulo Silva também está a acontecer), levou-me ao Fedora, mas isto tem um senão, este não é tão User-friendly como o Ubuntu, mas ao menos a Nvidia está a trabalhar e a prova disso é que tenho o Gnome-shell sempre fluído! Isto é conseguido com o facto de o Fedora já estar a usar uma funcionalidade que apenas aparecerá no Ubuntu 12.10 (daí o Unity 2D desaparecer nesta versão).

No entanto, temos opiniões diferentes no que toca a terminais/consolas (o que é bom xD ). Eu prefiro usar a consola, pois acelero muito mais as coisas. Até em Windows, se quer acelerar o processo de instalação de alguma aplicação, experimente arrancá-la via consola e vai ver que aquele tempo de espera louco, vai ser reduzido!

Mas, pronto, da minha parte já não consigo ajudar mais!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor exadra37 » Sex, 25 de Maio 2012, 17:05

Esta é a 2ª tentativa de escrever esta mensagem, porque o ubuntu simplesmente crashou e o computador desligou-se grrrr

Supostamente deveria de ser um sistema mais estável...

Eu não sou contra a consola do terminal, apenas acho que devia deixar de ser o padrão no que toca a fazer as coisas no Linux ;)

Algumas vezes as consolas do terminal são a única maneira de resolver problemas no windows... mas é sempre em último recurso.

O Linux não é perfeito, o windows também não e aliás nada na vida é perfeito ;)

Eu acho é que devia de haver mais cuidado na concepção, de modo a ter em conta como factor principal a facilidade de utilizção :)

Em relação aos drivers da nvidia é melhor esquecer assunto, porque eu vou voltar a utilizar o windows. O pouco tempo que tenho tem de ser dedicado a aprender PHP e a desenvolver as lojas online e não a resolver bugs de um sistema operativo.

Se o Luís programa em alguma linguagem, diga-me qual o editor que costuma usar?
exadra37

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Maio 2012, 18:19

exadra37 » 25 Mai 2012, 17:05 escreveu:Esta é a 2ª tentativa de escrever esta mensagem, porque o ubuntu simplesmente crashou e o computador desligou-se grrrr
Eu não sou contra a consola do terminal, apenas acho que devia deixar de ser o padrão no que toca a fazer as coisas no Linux ;)
Algumas vezes as consolas do terminal são a única maneira de resolver problemas no windows... mas é sempre em último recurso.
Eu acho é que devia de haver mais cuidado na concepção, de modo a ter em conta como factor principal a facilidade de utilizção :)
Em relação aos drivers da nvidia é melhor esquecer assunto, porque eu vou voltar a utilizar o windows. O pouco tempo que tenho tem de ser dedicado a aprender PHP e a desenvolver as lojas online e não a resolver bugs de um sistema operativo.

Pronto, é como lhe digo, apesar de a Canonical andar a tornar o Ubuntu mais amigo do utilizador (embora esteja muito preguiçosa com a questão da estabilidade), tem de ter em conta que foi um grande passo para os Sistemas baseados em Linux.

(Como referi antes, não diga que o Linux não é estável só porque o Ubuntu -- Sistema baseado em Linux, não é o Linux em si -- anda com problemas de estabilidade. Tenha em conta o que referi antes, o Fedora também é um Sistema baseado em Linux e não tenho tido problemas com ele.)

exadra37 » 25 Mai 2012, 17:05 escreveu:Se o Luís programa em alguma linguagem, diga-me qual o editor que costuma usar?

Depende da linguagem utilizada. Se for em C/C++, posso usar apenas o Gedit/nano, ou mais user-friendly, Eclipse/CodeBlocks. etc.
Para python, de momento estou a usar o Spyder, uso também o bpython. Já usei o PyDev em conjunto com o Eclipse...

Mas para grande parte das linguagens, uso o Gedit!
Em Windows, usava o Notepad++ e por uma vez ou por outra, usava o Edit no terminal!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Maio 2012, 19:57

Boas Exadra, conforme os meus "posts" anteriores expliquei, pelo que li durante a minha pesquisa do teu problema, encontrei utilizadores escrevendo que no Unity 2D o Dual-Monitor funcionava na perfeição com os Drivers Open-Source.

Se não desejas trabalhar com o Unity 2D, então aconselho-te a instalar o Synaptic:

sudo apt-get install synaptic

Abres o programa (basta procurares por synaptic no dash) e procura por todos os drivers noveau que encontrares e instala-os! Sim! Todos!

Reinicia o PC e vê se já consegues trabalhar em Dual Monitor no Unity 3D!

Não te esqueças de nas Definições de Sistema, aba Ecrãs, desactivares a opção "Bordas Aderentes" e na Posição do Lançador "colocá-lo apenas num monitor!. Se necessário, desactiva a opção "Espelhar Ecrãs", para não teres problemas de resolução.

Quanto à tua queixa em relação ao Linux, tens razão, mas a culpa, no teu caso e em muitos outros, não é do Linux, nem dos seus programadores!

É no teu caso da #$%& Nvidia!

Porquê?! Bem, são eles que fazem os drivers proprietários para Linux! A equipa deles é que os faz! E como não dão nem uma milionésima parte de atenção ao Linux que dão ao Windows e ao Mac, os drivers nunca funcionam bem à primeira, nem à segunda, etc!

É a Comunidade Linux que, através de pessoas empenhadas, vão descobrindo"bugs", apresentando correcções e "workarounds" para que o utilizador comum de Linux, como eu e tu, possamos utilizar a #$%#$%& dos Drivers Proprietários em condições!

Depois existe ainda a Enormíssima Comunidade de programadores constituída por elementos das várias distribuições e dos utilizadores dedicados que desenvolvem a muito custo, em virtude das "paletes" de patentes que existem, os Drivers Open-Source, que muitas vezes, como parece ser o teu caso, funcionam melhor que os Drivers Proprietários.

Como tal, se compraste um produto da Nvidia e ele não funciona, deves sem dúvida reclamar com a Nvidia e não com o Ubuntu ou com o Mundo Linux!

Deves perguntar à Nvidia porque é que se está a #$$%## para o Linux!
Porque é que consegues trabalhar sem problemas no Windows e não no Linux!

Talvez se mais pessoas com o mesmo problema que tens, reclamassem com eles, isto já tivesse melhor!

De qualquer maneira, te garanto, se reclamares, eles não vão te ligar nenhuma!

Enquanto aqui, neste forum com ainda :upsiu: uma centena de utilizadores, tiveste pelo menos duas pessoas dedicadas a tentar ajudar-te!

Experimenta aquilo que o Luís de indicou e, também aquilo que deixei agora indicado aqui.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Maio 2012, 21:54

Miguel Fonseca » 25 Mai 2012, 19:57 escreveu: Porque é que consegues trabalhar sem problemas no Windows e não no Linux!

cof, cof... Bem isso não é 100% correcto, já tive de fazer downgrade a um driver da Nvidia (com o risco de levar com um BSOD) porque o driver mais recente estava com mais problemas do que aqueles que o Paulo descreveu! :|

Actualmente o outro maquinão que te falei, está com um desempenho brutal no Fedora e nem sequer tem os drivers da Nvidia instalados. Tendo dois utilizadores ao mesmo tempo a puxar do core i7 e ver o Gnome-shell a funcionar como se nada fosse... :desdentado:
Quando vou ao Windows e a simples acção de arrastar uma janela parece que estou a lidar com um processador daqueles de apenas um núcleo... É triste, mas é verdade, e tem a última versão do driver da Nvidia!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Maio 2012, 22:02

Boas Luís, perfeitamente de acordo contigo!

Quando "vou" ao Windows, tudo se arrasta! Se abro duas janelas e o Chrome ou o Firefox, é uma eternidade para acontecer alguma coisa!!

No Ubuntu isso não me acontece.

Quanto aos Drivers proprietários, se bem te lembras, eu não uso, porque já não existem para a minha ATI Radeon x1600 de 512MB.

Acabei de descarregar o Bridge Linux 2012-5 em versão XFCE e vou experimentá-lo, pois com este DE, será de certeza mais leve (que é o que eu pretendo!). Já vem com o XFCE 4.10, vou testá-lo e depois, se não tiver problemas, partilho resultados.

Mas, entretanto, essa tua tão boa referência ao Fedora 17, está a deixar-me curioso.

Mas, uma mudança para o sistema yum, está a deixar-me também apreensivo! As mudanças têm esse efeito nas pessoas.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor exadra37 » Sex, 25 de Maio 2012, 23:50

Luis Cardoso » Sex Mai 25, 2012 6:19 pm escreveu:
exadra37 » 25 Mai 2012, 17:05 escreveu:Esta é a 2ª tentativa de escrever esta mensagem, porque o ubuntu simplesmente crashou e o computador desligou-se grrrr

Pronto, é como lhe digo, apesar de a Canonical andar a tornar o Ubuntu mais amigo do utilizador (embora esteja muito preguiçosa com a questão da estabilidade), tem de ter em conta que foi um grande passo para os Sistemas baseados em Linux.

(Como referi antes, não diga que o Linux não é estável só porque o Ubuntu -- Sistema baseado em Linux, não é o Linux em si -- anda com problemas de estabilidade. Tenha em conta o que referi antes, o Fedora também é um Sistema baseado em Linux e não tenho tido problemas com ele.)

Eu já acho que o Ubuntu tem falhas a nivel de facilidade de utilização, nem quero imaginar os outros... ainda ia perder mais dias para os configurar e por tudo a trabalhar o.0

Em relação á estabilidade, pode ser mesmo um defeito do Ubuntu, mas reparei que as instalações são muito sensíveis e que muita coisa pode correr mal sem influencia nehuma de quem está a instalar.... por exemplo o thunderbird na outra instalação deu erros de certificados de segurança e não consegui configurar nenhum email em modo automático e nesta instalação tudo correu bem nesse aspecto...

exadra37 » 25 Mai 2012, 17:05 escreveu:Se o Luís programa em alguma linguagem, diga-me qual o editor que costuma usar?

Depende da linguagem utilizada. Se for em C/C++, posso usar apenas o Gedit/nano, ou mais user-friendly, Eclipse/CodeBlocks. etc.
Para python, de momento estou a usar o Spyder, uso também o bpython. Já usei o PyDev em conjunto com o Eclipse...

Mas para grande parte das linguagens, uso o Gedit!
Em Windows, usava o Notepad++ e por uma vez ou por outra, usava o Edit no terminal!

Eu perguntei porque já experimentei diversos, aptana, eclipse, dev, flasdevelop, netbeans, etc. e uns são mais completos que os outros, mas são sempre muito pesados e nem sempre muito intuitivos... mas á 2 semanas descobri sem querer um editor multi plataforma que me deixou completamente fascinado, embora tenha alguns pontos que poderiam ser melhorados ;)

Eu gostei muito do tipo de abordagem efectuada pelo programador deste editor na sua concepção:
- performance, como prioridade absoluta.
- simplicidade na estruturação.
- facilidade de utilização.

Todos os programadores deveriam ter estes factores em mente quando desenvolvem os seus programas ;)

Se quiseres ver o editor pesquisa no youtube por sublime text 2 e se for no google adiciona netuts á pesquisa.
exadra37

Mensagempor exadra37 » Sex, 25 de Maio 2012, 23:59

Miguel Fonseca » Sex Mai 25, 2012 7:57 pm escreveu:Boas Exadra, conforme os meus "posts" anteriores expliquei, pelo que li durante a minha pesquisa do teu problema, encontrei utilizadores escrevendo que no Unity 2D o Dual-Monitor funcionava na perfeição com os Drivers Open-Source.

Se não desejas trabalhar com o Unity 2D, então aconselho-te a instalar o Synaptic:

sudo apt-get install synaptic

Abres o programa (basta procurares por synaptic no dash) e procura por todos os drivers noveau que encontrares e instala-os! Sim! Todos!

Reinicia o PC e vê se já consegues trabalhar em Dual Monitor no Unity 3D!

Não te esqueças de nas Definições de Sistema, aba Ecrãs, desactivares a opção "Bordas Aderentes" e na Posição do Lançador "colocá-lo apenas num monitor!. Se necessário, desactiva a opção "Espelhar Ecrãs", para não teres problemas de resolução.

Quanto à tua queixa em relação ao Linux, tens razão, mas a culpa, no teu caso e em muitos outros, não é do Linux, nem dos seus programadores!

É no teu caso da #$%& Nvidia!

Porquê?! Bem, são eles que fazem os drivers proprietários para Linux! A equipa deles é que os faz! E como não dão nem uma milionésima parte de atenção ao Linux que dão ao Windows e ao Mac, os drivers nunca funcionam bem à primeira, nem à segunda, etc!

É a Comunidade Linux que, através de pessoas empenhadas, vão descobrindo"bugs", apresentando correcções e "workarounds" para que o utilizador comum de Linux, como eu e tu, possamos utilizar a #$%#$%& dos Drivers Proprietários em condições!

Depois existe ainda a Enormíssima Comunidade de programadores constituída por elementos das várias distribuições e dos utilizadores dedicados que desenvolvem a muito custo, em virtude das "paletes" de patentes que existem, os Drivers Open-Source, que muitas vezes, como parece ser o teu caso, funcionam melhor que os Drivers Proprietários.

Como tal, se compraste um produto da Nvidia e ele não funciona, deves sem dúvida reclamar com a Nvidia e não com o Ubuntu ou com o Mundo Linux!

Deves perguntar à Nvidia porque é que se está a #$$%## para o Linux!
Porque é que consegues trabalhar sem problemas no Windows e não no Linux!

Talvez se mais pessoas com o mesmo problema que tens, reclamassem com eles, isto já tivesse melhor!

De qualquer maneira, te garanto, se reclamares, eles não vão te ligar nenhuma!

Enquanto aqui, neste forum com ainda :upsiu: uma centena de utilizadores, tiveste pelo menos duas pessoas dedicadas a tentar ajudar-te!

Experimenta aquilo que o Luís de indicou e, também aquilo que deixei agora indicado aqui.

Cumps.

Concordo plenamente com o que dizes em relação á nvidia e reconheço que o Linux é um esforço de todos :yeah:

E digo-te mais, senão fosse por ter encontrado primeiro o vosso blog e depois o fórum onde vocês me apoiaram bastante o Linux tinha morrido de vez para mim no dia em que vos conheci...

Mas eu gostava de ver o Windows destronado, mas para isso é necessário ter em atenção a facilidade de utilização para o utilizador comum :)

Mais uma vez o meu muito :obrigado: a todos pela ajuda prestada, especialmente ao Luis e ao Miguel :ubuntued:
exadra37

AnteriorPróximo

Voltar para Apresente-se!