Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 8:21 Pesquisa avançada

Compiz VS Mutter

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Compiz VS Mutter

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qui, 17 de Maio 2012, 15:08

O Compiz já foi, em tempos, um dos grandes impulsionadores do Ubuntu. Numa altura em que o Windows XP reinava, lembro-me perfeitamente de ver vídeos do famosos efeito cubo no Ubuntu. Era algo que o Compiz possibilitava, e que impressionava bastante na altura.

Não devo estar a exagerar, se muitos dos que migraram para Ubuntu nessa altura, o fizeram por terem ficado impressionados com os efeitos possíveis de alcançar.

Mas, os tempos vão mudando e hoje o Compiz vem perdendo muita "fama". O seu desenvolvedor até já veio a dizer que desiludiu a comunidade e que falhou (http://smspillaz.wordpress.com/2011/12/25/apology-2/).

A verdade é que se não fosse a Canonical ter adotado o Compiz para o seu Unity e, muito provavelmente, este projeto iria acabar por desaparecer.

Isto tudo para vos perguntar: Qual preferem? E dos dois, qual tem maior estabilidade? E acham que a Canonical fez mal em ter optado pelo Compiz? Será que o deve abandonar?

Uso os dois alternadamente (Unity e Gnome Shell) e, apesar de gostar de ambos, a verdade é que o Mutter é bem mais fluído no meu portátil. As animações não engasgam e parece-me consumir também menos recursos. Com o Compiz, por vezes as animações soluçam.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Re: Compiz VS Mutter

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 17 de Maio 2012, 15:23

Ricardo Vieira » 17 Mai 2012, 15:08 escreveu:O Compiz já foi, em tempos, um dos grandes impulsionadores do Ubuntu. Numa altura em que o Windows XP reinava, lembro-me perfeitamente de ver vídeos do famosos efeito cubo no Ubuntu. Era algo que o Compiz possibilitava, e que impressionava bastante na altura.

Não devo estar a exagerar, se muitos dos que migraram para Ubuntu nessa altura, o fizeram por terem ficado impressionados com os efeitos possíveis de alcançar.

Mas, os tempos vão mudando e hoje o Compiz vem perdendo muita "fama". O seu desenvolvedor até já veio a dizer que desiludiu a comunidade e que falhou (http://smspillaz.wordpress.com/2011/12/25/apology-2/).

A verdade é que se não fosse a Canonical ter adotado o Compiz para o seu Unity e, muito provavelmente, este projeto iria acabar por desaparecer.

Isto tudo para vos perguntar: Qual preferem? E dos dois, qual tem maior estabilidade? E acham que a Canonical fez mal em ter optado pelo Compiz? Será que o deve abandonar?

Uso os dois alternadamente (Unity e Gnome Shell) e, apesar de gostar de ambos, a verdade é que o Mutter é bem mais fluído no meu portátil. As animações não engasgam e parece-me consumir também menos recursos. Com o Compiz, por vezes as animações soluçam.

Olá Ricardo,

Na minha opinião o Mutter é o sucessor do Compiz, já reparou bem no que a malta do Cinnamon tem vindo a fazer com este? Sei que referiu o Unity e Gnome-shell, mas quem está a tirar mais proveito do Mutter, de momento, é o Cinnamon. Não me admirava nada que surgisse um substituto do Emerald para o Mutter e surgisse aqueles efeitos do fogo, etc... Segundo eu tinha visto no site do Cinnamon, também já ponderaram a hipótese de introduzir o famoso Cubo 3D. Ou seja, por este andar, todo o Compiz acabará por ser portado para o Mutter!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 17 de Maio 2012, 15:37

Boas Ricardo, é realmente uma pena o Compiz estar a desaparecer!
Embora o Unity o use, já não o faz em toda a sua glória!

Bem Luís, se realmente o Mutter for capaz de emular as capacidades do Compiz (noutros tempos), então aí está de certeza a conquista imediata de "uma tonelada" de utilizadores que adoravam esses efeitos que o Compiz trazia para o DE.

E eu serei um deles!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qui, 31 de Maio 2012, 19:24

Eh pá, tenho experimentado o gnome-shell cada vez mais e cada vez mais gosto do Mutter. cada vez mais acho que a Canonical optou mal em ter escolhido o Compiz para o seu Unity...

Uma das coisas que mais me surpreende é a forma como o meu portátil não aquece tanto, nem tem as ventoinhas a trabalhar como doidas com o gnome-shell.

Se estiver no Unity o "Performance Level" está quase sempre no máximo. No Shell é o contrário, quase sempre no mínimo.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 31 de Maio 2012, 20:18

Ricardo, nunca cheguei a testar o Compiz, minha primeira entrada no mundo Linux foi com o Ubuntu 11.04, que já não dava suporte a ele. No entanto, um dos motivos para eu vir testar o Ubuntu foi o Compiz. Eu ficava maravilhado com as façanhas que o pessoal vazia e postava no YouTube, Cubo 3D, efeito de fogo, janelas gelatinosas, entre outras. Quando instalei o ubuntu, tentei fazer o Compiz funcionar mas já não dava :cry: :cry: :cry: :cry:
Não posso dar uma opinião sobre o mesmo. Mas gostaria de um dia testar todos esses efeitos...
yuryrodrigues

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 31 de Maio 2012, 21:39

yuryrodrigues » 31 Mai 2012, 20:18 escreveu:Ricardo, nunca cheguei a testar o Compiz, minha primeira entrada no mundo Linux foi com o Ubuntu 11.04, que já não dava suporte a ele. No entanto, um dos motivos para eu vir testar o Ubuntu foi o Compiz. Eu ficava maravilhado com as façanhas que o pessoal vazia e postava no YouTube, Cubo 3D, efeito de fogo, janelas gelatinosas, entre outras. Quando instalei o ubuntu, tentei fazer o Compiz funcionar mas já não dava :cry: :cry: :cry: :cry:
Não posso dar uma opinião sobre o mesmo. Mas gostaria de um dia testar todos esses efeitos...

Alguns efeitos do Compiz ainda funcionam, mas só alguns. Agora é preciso ter cautela com o que activa, pois isto é tipo o jogo da Operação, se tocar no sítio errado lá vai o paciente :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 31 de Maio 2012, 21:41

Luis Cardoso » Qui Mai 31, 2012 5:39 pm escreveu:Alguns efeitos do Compiz ainda funcionam, mas só alguns. Agora é preciso ter cautela com o que activa, pois isto é tipo o jogo da Operação, se tocar no sítio errado lá vai o paciente :lol:

:lol: :lol: :lol: Sei como é, já tive que reinstalar o Ubuntu por causa do Compiz 8| . Fiz umas mudanças que não agradou o Ubuntu :sneaky:
yuryrodrigues

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 1 de Junho 2012, 2:57

Acredito que alguém já deve estar trabalhando para por esses efeitos no mutter, vou dar uma pesquisada na web pra ver se encontro algo...
Davysson Silva

Mensagempor Ron leite » Qui, 5 de Julho 2012, 18:54

Bem, o problema atual em rodar todos os efeitos como antigamente no Ubuntu, é para quem usa o Unity.
Devido ao plugin "Ubuntu Unity Plugin" ativado, que é necessário para o uso do Dash, ele entra em conflito com outras opções selecionadas.

Sendo usado por exemplo no Gnome Clássico, não há nenhum conflito, e todos efeitos inclusive Cubo 3D, podem ser ativados e sem engasgo.

Para ter todos os efeitos, é preciso instalar o pacote: compiz-fusion-plugins-extra

Este, sempre foste adquirido à parte !

Já o Mutter, na minha opinião é bem mais leve no desempenho, ao invés do compiz.

Abraços !
Ron leite

Voltar para Questões gerais