por Miguel Fonseca » Sáb, 2 de Junho 2012, 12:41
Boas José, estou extremamente contente com o Caixa Mágica.
Instalei a versão Gnome-Shell, que está muito mais rápida no arranque e fluída no manuseamento do SO do que o Ubuntu 12.04 com Unity, Gome Classic, etc.
O Caixa Mágica Software Center teve alguns "bugs" nos primeiros dias, mas agora é raro.
De qualquer maneira, nunca me limitou o uso do mesmo!
Instalei, através do PPA Elementary OS daily, o Pantheon DE e ainda ficou melhor em termos de rapidez e fluidez!
Abdiquei do Lightdm (que é super lento!) e instalei o MDM (do Mint), mudei o tema e ficou excelente.
No Pantheon DE ainda existem alguns "bugs" e falta de opções.
O Files (antigo Marlin) é excelente, mas ainda não está completamente em Português e faltam-lhe as opções do Open-Terminal por exemplo.
O Wing Panel está muito bem delineado, mas existem aplicações que não reconhece e, como tal, temos que as executar através do terminal e depois associá-las ao Plank (dock do Elementary) para que fiquem disponíveis sem a necessidade do Terminal.
O Switchboard (definições do sistema do Elemetary) ainda tem algumas "lags", mas é competente a gerir o sistema.
O Plank é muito útil e leve. Tem poucas configurações (através de um plugin), mas permite adicionar e remover aplicações da Dock, maximizar e minimizá-las, diminuir o tamanho dos ícones, gerir o seu comportamento (escondê-la, sempre visível, etc), ou ainda decidir em quantos monitores (áreas de trabalho) está disponível.
O único problema que tive até agora realmente inibidor, foi com o Reprodutor Noise (antigo Beatbox), que é padrão do Elementary, mas na minha versão de 64 Bits, nem sequer abre!
O Ron que tem a versão de 32 Bits, disse-me que funciona muito bem.
Mas não é importante, visto que eu uso o Clementine.
Os tais "bugs" que falavas foram e estão cada vez mais raros devido aos updates constantes por parte do Caixa Mágica.
Embora seja uma distro baseada no Ubuntu, tem servidores próprios e pacotes pessoais, como o Caixa Mágica Codecs, Add-ons, Restriected-Extras e as Tops Apps deles.
É uma versão Portuguesa, LTS com 5 anos de suporte.
Em relação ao teu comentário sobre a dependência do Ubuntu, é evidente que se o Ubuntu acabasse ia ser muito difícil a Caixa Mágica continuar sozinha.
Mas, nesse caso, TODAS!!! as distribuições baseadas no Ubuntu também acabariam!
O Xubuntu, Lubuntu, Edubuntu, Solus, Linux Mint, Gnome-Shell Remix, Elementary, Bridge, etc, etc, etc (ficávamos aqui o dia todo!)!
TODAS as distros que dependem do Ubuntu, ficariam sem nada se o Ubuntu acabasse!
Mesmo o Kubuntu, neste momento, ficava só com o DE KDE, mas sem SO para o rodar.
Se o Ubuntu acabasse, todos estes "forks", ou acabavam, ou teriam que se começar a basear noutra GRANDE DISTRO.
O Debian, Fedora (Red-Hat), Arch, Open-Suse, etc.
Se decidires experimentar algum "fork" do Ubuntu, tens de ter em conta, que tem todo o SO Ubuntu na mesma, com o mesmos prós e contras.
Têm é adicionadas, mas não todas, Ambientes Gráficos diferentes e, nalguns casos (como é o da Caixa Mágica), pacotes pessoais próprios e exclusivos da distribuição.
Por último, o tal "Laranja" que falas, tirei-o de imediato! Alterei o Wallpaper e o Plymouth a meu gosto.
Assim como o Grub é útil, mas feio, mudo-o de imediato a meu gosto.
A personalização do Caixa Mágica é igual à do Ubuntu com o Gnome-Shell (no meu caso).
Mas também tens com o KDE e com o LXDE, este último a pensar nas máquinas mais antigas e modestas.
Eu aprovo a nossa "distro" Portuguesa e aconselho!
Cumps.
P.S. - Tens razão Abdo, tenho tido muita falta de tempo! Mas aqui estão as minhas impressões.
Abraço.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt