Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:57 Pesquisa avançada

Kernel, belo TRABALHÃO

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Kernel, belo TRABALHÃO

Mensagempor João Calheiros » Sáb, 16 de Junho 2012, 20:02

Boa tarde
Começo desde já por saudar todos os Ubuntudependentes.
Ora vamos lá, aconteceu-me uma DESGRAÇA, fui feito pintas atualizar(Atenção novo acordo ortográfico) a kernel para a ultima versão e após a minha investida vou a reiniciar a tostadeira e não é que não tinha Wireless, estive para desistir e voltar ao inimigo, é mentira não estive nada, mas tive que formatar o pc pois nem por cabo conseguia net para tentar obter a tal drive, o problema é que tive que começar do 0, ou melhor do 11.04 pois é o único S.O onde consigo instalar drives de wireless, porque daí para a frente X, nada em nenhuma versão Ubuntu consigo instalar e claro para ter o S.O atual tive que passar por todas as versões até chegar à 12.04. A minha questão é, alguém já teve o mesmo problema?, existe a possibilidade(certamente que sim) de instalar de imediato a ultima versão e obter a drive wireless?, é que se um dia o Ubuntu for na 30.04 e me acontece isto estou perdido! Informo desde já que a torradeira é, Dell 1525 (não sei se importa mencionar que foi do programa E.escolas"Escolinha").

Adeus
O trabalho duro derrota o talento quando o talento não consegue trabalhar duro!
João Calheiros

Re: Kernel, belo TRABALHÃO

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Junho 2012, 13:30

Boas João, atenção, que para instalar o último Kernel Ubuntu através do site oficial, agora é necessário instalar 3 ficheiros DEB!!

Mas, para já, terá que me dizer se a tua máquina suporta PAE ou não! Partindo do princípio, como escreveste, que a tua máquina já tem uns anos e não tem capacidade para 64 Bits. Se tiver, deves usar o Ubuntu 64 Bits!!

Mas, se pretendes usar o de 32 Bits, então tens de saber esta informação acreca do PAE!

Para tal, no terminal, executa este comando:

grep --color=always -i PAE /proc/cpuinfo

E vê se a vermelho, te aparece a expressão pae

Se te aparecer, então deverás instalar o Kernel-PAE, se não aparecer, terá de te contentar com a versão Generic (não PAE),

No site http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/ encontras todas as versões do Kernel disponíveis.

Aconselho-te a instalar a última, que é o 3.4.3.

No caso deste Kernel, só tens duas escolhas, o Generic (não PAE) e o de 64 Bits.

Por isso, para instalar a versão de 32 Bits, faz o Download destes pacotes:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.4.3-quantal/linux-headers-3.4.3-030403_3.4.3-030403.201206171454_all.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.4.3-quantal/linux-headers-3.4.3-030403-generic_3.4.3-030403.201206171454_i386.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.4.3-quantal/linux-image-3.4.3-030403-generic_3.4.3-030403.201206171454_i386.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.4.3-quantal/linux-image-extra-3.4.3-030403-generic_3.4.3-030403.201206171454_i386.deb

E instala-os pela mesma ordem que os descarregaste. Ou seja, o primeiro é o que termina em all-deb e o último será o linux-image-extra-3.4.3-030403-generic_3.4.3-030403.201206171454_i386.deb.

Por último, reinicia o PC e, em princípio, tudo estará a funcionar devidamente, inclusive os drivers Wireless.
Visto que estás a instalar a versão do Kernel Ubuntu e não a versão original lançada pela Fundação Linux, terás ao teu dispôr mais drivers.

ATENÇÃO!! Se tiveres drivers proprietários instalados (ex. placa gráfica), terás que os instalar outra vez no novo Kernel!

Se mesmo assim, a rede Wireless não funcionar, então é porque o driver é muito antigo e já foi retirado o suporte nos novos Kernels.

Nesse caso, terás que descobrir o teu driver, descarregá-lo do site oficial e, depois de instalares o novo Kernel, instalares também esse driver.

Coloca aqui qualquer dúvida que tenhas e ou erro que surja durante o processo acima referido.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor João Calheiros » Ter, 24 de Julho 2012, 11:43

Bom dia
Agradeço desde já a ajuda mas esta situação já é a 2º vez que me acontece portanto vou deixar que a Kernel se atualize quando a máquina achar necessário, como comparação (É como as mulheres deixar correr para ver como as coisas correm).

Abraço e mais uma vez Obrigado
O trabalho duro derrota o talento quando o talento não consegue trabalhar duro!
João Calheiros

Mensagempor Egon Holtz » Ter, 24 de Julho 2012, 15:52

João Calheiros » Ter Jul 24, 2012 7:43 am escreveu:Bom dia
Agradeço desde já a ajuda mas esta situação já é a 2º vez que me acontece portanto vou deixar que a Kernel se atualize quando a máquina achar necessário, como comparação (É como as mulheres deixar correr para ver como as coisas correm).

Abraço e mais uma vez Obrigado

Aconteceu algo parecido comigo uma vez... Foi quando lançou o kernel que vinha com integração com o kernel Android (se não me engano era o 3.4) e eu tive que pelo Synaptic desinstalar o kernel novo, assim, o kernel antigo apareceu na lista do grub... Mas caso o problema tenha sido o Kernel, na hora do Grub, é possível ir na opção de escolher kernel antigo, e lá estará o kernel que tudo funcionava...

Quando eu tive esse problema, ocorreu exatamente a mesma coisa... Fiquei sem Wifi e tive que aprender na marra para não formatar minha maquina... Não sei se, se eu formatar hoje minha maquina, irá funcionar o Wifi na hora da instalação (tenho receio que não, pois só consegui instalar o Ubuntu a partir da versão 10.10, antes disso, não tinha suporte ao meu Wifi)

Abrçs =)

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas