No entanto, escolhi, e creio que bem, a versão LXDE. Depois de alguns tweaks, consegui chegar a um valor estável ao iniciar de 360mb de memória RAM consumida. Um valor bastante inferior ao que estava habituado quer com o Gnome2, quer com o Unity. Mas creio que há aqui alguma margem para melhorar, até porque os relatos com este DE são ainda mais animadores na maioria dos casos. Deixo aqui, em seguida, os processos que estão a arrancar:
1 - De referir que um desses processos, o pcmanfm, não é possível remover sem causar alterações, quer no wallpaper, quer no menu que emerge aquando do clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho. o que está no ficheiro autostart é "@pcmanfm --desktop --profile caixamagicalxde". Experimentei substitui-lo pelo "Pantheon-Files" (gestor de ficheiros que utilizo) e nada. Fico sem menu do rato, e sem wallpaper.
2 - Pretendo substituir o login do LXDE (LXDM?) pelo Lightdm, para ficar com um ecrã de login igual ao apresentado pelo Ubuntu.
3 - Pretendo alterar também o gestor de screensaver (Xscreensaver) pelo que é utilizado no Ubuntu.
4 - É possível controlar o volume de som, com as teclas específicas do teclado no LXDE? Comigo, não estão a responder...
5 - É possível criar atalhos de teclado, para iniciar certas aplicações em LXDE?
Gostaria que me ajudassem a conseguir tornar este LXDE, nalgo muito próximo do que era o gnome 2, com melhores performances e menores consumos de ram.
Agradeço desde já a quem se disponibilizar a ajudar...