Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:48 Pesquisa avançada

Optimizar LXDE, aproximando-o da produtividade do Gnome 2

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Optimizar LXDE, aproximando-o da produtividade do Gnome 2

Mensagempor Moz » Dom, 17 de Junho 2012, 4:53

Como já tive oportunidade de referir aqui no fórum, instalei recentemente e pela 1ª vez um Caixa Mágica num dos meus PC's. Nunca tinha estado em contacto com nenhum, muito por culpa de não terem apostado mais cedo no Ubuntu como base.

No entanto, escolhi, e creio que bem, a versão LXDE. Depois de alguns tweaks, consegui chegar a um valor estável ao iniciar de 360mb de memória RAM consumida. Um valor bastante inferior ao que estava habituado quer com o Gnome2, quer com o Unity. Mas creio que há aqui alguma margem para melhorar, até porque os relatos com este DE são ainda mais animadores na maioria dos casos. Deixo aqui, em seguida, os processos que estão a arrancar:

1 - De referir que um desses processos, o pcmanfm, não é possível remover sem causar alterações, quer no wallpaper, quer no menu que emerge aquando do clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho. o que está no ficheiro autostart é "@pcmanfm --desktop --profile caixamagicalxde". Experimentei substitui-lo pelo "Pantheon-Files" (gestor de ficheiros que utilizo) e nada. Fico sem menu do rato, e sem wallpaper.

2 - Pretendo substituir o login do LXDE (LXDM?) pelo Lightdm, para ficar com um ecrã de login igual ao apresentado pelo Ubuntu.

3 - Pretendo alterar também o gestor de screensaver (Xscreensaver) pelo que é utilizado no Ubuntu.

4 - É possível controlar o volume de som, com as teclas específicas do teclado no LXDE? Comigo, não estão a responder...

5 - É possível criar atalhos de teclado, para iniciar certas aplicações em LXDE?

Gostaria que me ajudassem a conseguir tornar este LXDE, nalgo muito próximo do que era o gnome 2, com melhores performances e menores consumos de ram. :D

Agradeço desde já a quem se disponibilizar a ajudar... ;)
Moz

Re: Optimizar LXDE, aproximando-o da produtividade do Gnome

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Junho 2012, 14:20

Moz » 17 Jun 2012, 04:53 escreveu:(...)
1 - De referir que um desses processos, o pcmanfm, não é possível remover sem causar alterações, quer no wallpaper, quer no menu que emerge aquando do clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho. o que está no ficheiro autostart é "@pcmanfm --desktop --profile caixamagicalxde". Experimentei substitui-lo pelo "Pantheon-Files" (gestor de ficheiros que utilizo) e nada. Fico sem menu do rato, e sem wallpaper.

2 - Pretendo substituir o login do LXDE (LXDM?) pelo Lightdm, para ficar com um ecrã de login igual ao apresentado pelo Ubuntu.

3 - Pretendo alterar também o gestor de screensaver (Xscreensaver) pelo que é utilizado no Ubuntu.

4 - É possível controlar o volume de som, com as teclas específicas do teclado no LXDE? Comigo, não estão a responder...

5 - É possível criar atalhos de teclado, para iniciar certas aplicações em LXDE?

Gostaria que me ajudassem a conseguir tornar este LXDE, nalgo muito próximo do que era o gnome 2, com melhores performances e menores consumos de ram. :D

Agradeço desde já a quem se disponibilizar a ajudar... ;)

Olá Moz,
Respondendo ao seus pontos:
  1. Claro que não dá para substituir o PCManFM pelo Marlin, visto que essa linha pede ao gestor de ficheiros do LXDE para gerir o fundo de ecrã. O Marlin não possui esta capacidade, o pessoal do eOS está a optar por o fazer separadamente (pantheon-wallpaper)!
  2. Tem a certeza de que é isso que quer? Eu por exemplo tinha o LightDM, pois instalei o Ubuntu e só depois instalei o LXDE, sendo que o Login era a única coisa que estava a fazer demorar todo o processo de arranque... Tive de instalar o GDM, pois não me lembrei de instalar o LXDM :doh: Mas se o quer, vá pela linha de comandos e escreva o seguinte:
    sudo apt-get install -y lightdm
    depois será questionado qual pretende usar, seleccione: lightdm.
  3. O do Ubuntu é o Gnome-screensaver:
    sudo apt-get install -y gnome-screensaver
  4. Veja aqui como resolver essa situação: LXDE:Questions - LXDE.org.
  5. Veja a resposta ao ponto 4.

Mas pelo que vi nas suas imagens, o Moz já tem o seu Ambiente Gráfico mais Gnomizado do que LXDE, ou seja, tudo o que o tornava leve já quase que não se vê!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Moz » Dom, 17 de Junho 2012, 17:11

Obrigado pelas infos, caro Luís.

No entanto, ao instalar via terminal o lightdm, foi-me devolvida a mensagem de que este já estava instalado na versão mais recente, não me tendo surgido nenhuma janela para escolher a aplicação de login. Onde altero?

Questões 4 e 5 corrigidas, mas não estão em funcionamento. Tinha na pasta devida um rc.xml (que não continha as tais referências) e outro caixamagicalxde-rc.xml ao qual adicionei o que pretendia. Pensei que o sistema estaria a carregar este ficheiro mas, aparentemente, continuei sem atalhos. Renomeei-o então para rc.xml e... nada de atalhos. Estranho, no mínimo...

Quanto aos processos que estão a arrancar com o sistema, alguma recomendação extra de remoção?
Moz

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Junho 2012, 21:59

Moz » 17 Jun 2012, 17:11 escreveu:Obrigado pelas infos, caro Luís.

No entanto, ao instalar via terminal o lightdm, foi-me devolvida a mensagem de que este já estava instalado na versão mais recente, não me tendo surgido nenhuma janela para escolher a aplicação de login. Onde altero?

Questões 4 e 5 corrigidas, mas não estão em funcionamento. Tinha na pasta devida um rc.xml (que não continha as tais referências) e outro caixamagicalxde-rc.xml ao qual adicionei o que pretendia. Pensei que o sistema estaria a carregar este ficheiro mas, aparentemente, continuei sem atalhos. Renomeei-o então para rc.xml e... nada de atalhos. Estranho, no mínimo...

Quanto aos processos que estão a arrancar com o sistema, alguma recomendação extra de remoção?

:doh: esqueci-me de um pormenor, ao usar o Compiz, já não sei qual é que vai gerir os atalhos, pois o mesmo está a acontecer-me com a instalação do Mutter no Lubuntu! Se eu usar o Openbox, consigo usar todos os atalhos correctamente, mas se usar o Mutter, apenas consigo controlar o brilho do ecrã, tudo o resto é ignorado... :|

Pois é, eu na altura estava na dúvida, mas o Caixa Mágica LXDE (tal como o Lubuntu) já vem com o LightDM, com um tema simples GTK!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Moz » Dom, 17 de Junho 2012, 22:03

Luis Cardoso » Dom Jun 17, 2012 9:59 pm escreveu:
Moz » 17 Jun 2012, 17:11 escreveu:Obrigado pelas infos, caro Luís.

:doh: esqueci-me de um pormenor, ao usar o Compiz, já não sei qual é que vai gerir os atalhos, pois o mesmo está a acontecer-me com a instalação do Mutter no Lubuntu! Se eu usar o Openbox, consigo usar todos os atalhos correctamente, mas se usar o Mutter, apenas consigo controlar o brilho do ecrã, tudo o resto é ignorado... :|

Pois é, eu na altura estava na dúvida, mas o Caixa Mágica LXDE (tal como o Lubuntu) já vem com o LightDM, com um tema simples GTK!

Bem me parecia... :D

E há jeito de colocar isto com semelhante aspecto do Ubuntu original? :rox:
Moz

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Junho 2012, 22:41

Moz » 17 Jun 2012, 22:03 escreveu:
Luis Cardoso » Dom Jun 17, 2012 9:59 pm escreveu: :doh: esqueci-me de um pormenor, ao usar o Compiz, já não sei qual é que vai gerir os atalhos, pois o mesmo está a acontecer-me com a instalação do Mutter no Lubuntu! Se eu usar o Openbox, consigo usar todos os atalhos correctamente, mas se usar o Mutter, apenas consigo controlar o brilho do ecrã, tudo o resto é ignorado... :|

Bem me parecia... :D

E há jeito de colocar isto com semelhante aspecto do Ubuntu original? :rox:

O do Ubuntu é este:
sudo apt-get install -y unity-greeter

Aviso: Se o seu computador tiver apenas um núcleo no processador, mais vale não arriscar, pois o do Ubuntu é pesadão, principalmente quando queremos escolher um outro ambiente na lista!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 17 de Junho 2012, 22:52

Depois, caso o tema não seja aplicado, terá de fazer o seguinte:
sudo leafpad /etc/lightdm/lightdm.conf

e no campo greeter-session substitua o que estiver por este (o melhor será fazer uma cópia do conteúdo do ficheiro, não vá alguma coisa correr mal):
Código: Selecionar todos
greeter-session=unity-greeter

Depois só terá de reiniciar o computador!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Moz » Seg, 18 de Junho 2012, 0:19

Já ficou tudo ok. Resta agora fazer com que apresente o wallpaper que está em utilização... ;)
Moz

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 18 de Junho 2012, 0:41

Moz » 18 Jun 2012, 00:19 escreveu:Já ficou tudo ok. Resta agora fazer com que apresente o wallpaper que está em utilização... ;)

txiii... essa parte é mais complicada, só se eu fizer um script que olhe pelo ficheiro produzido pelo PCManFM e configure o Gsettings para ver esse mesmo wallpaper?!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Moz » Seg, 18 de Junho 2012, 0:43

Luis Cardoso » Seg Jun 18, 2012 12:41 am escreveu:
Moz » 18 Jun 2012, 00:19 escreveu:Já ficou tudo ok. Resta agora fazer com que apresente o wallpaper que está em utilização... ;)

txiii... essa parte é mais complicada, só se eu fizer um script que olhe pelo ficheiro produzido pelo PCManFM e configure o Gsettings para ver esse mesmo wallpaper?!

Não era suposto o Lightdm ir buscar automaticamente o ambiente de trabalho? :S
Moz

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas