Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 21:38 Pesquisa avançada

“Por que que o Linux não é tão competitivo no desktop”?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

“Por que que o Linux não é tão competitivo no desktop”?

Mensagempor Luciano Fernandes » Qui, 21 de Junho 2012, 21:45

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Linus Torvalds: “por que que o Linux não é tão competitivo no desktop”?

Postado em Notícias - por Vinícius Vieira

Linus Torvalds, recentemente deu uma palestra em uma universidade da Finlândia (o mesmo evento que ele educadamente mandou a Nvidia se... :facepalm2: ), onde foi perguntado sobre “o por que do Linux não ser tão competitivo no mercado de desktops”.

A pessoa que levantou esse questionamento aproveitou e comparou o “sucesso” do Linux no mercado móvel, e Linus, aproveitando o gancho, explicou:

“O Linux não reflete uma grande fatia no mercado de desktops, assim como o Android reflete no mercado mobile, por que o Linux, na maioria esmagadora das vezes, não vem pré instalado na máquina das pessoas. O Android é o sucesso que é, por que já vem pré instalado nos dispositivos móveis. O Windows é a grande fatia do mercado por que ele já vem instalado nos PCs, e a maioria das pessoas não quer saber de tirar o SO que veio na máquina que ela comprou pra instalar outro, mesmo que ele seja melhor.”

Linus abordou um ponto realmente interessante, porém, no meu ponte de vista, não enxergo muito o que ele falou. Aqui no Brasil, por exemplo, é muito comum um usuário comprar um PC com um “Linux tabajara” e ir correndo em um “técnico de informática” pra instalar o Windows (e geralmente é o XP, rs). Eu creio que o motivo principal seja a “propaganda” do Linux, a difusão de informação aos usuários comuns. É muito mais cultural do que questão de opção do usuário. Muita gente nem sabe que existem outros Sistemas Operacionais além do Windows. Neste ponto (quer queira quer não) o Ubuntu foi, e tem sido, o precursor em “colocar a cara pra fora da comunidade”.

Eu já ouvi gente dizer que usa Windows, acha o Ubuntu “bonitinho”, mas não gosta do Linux… ou seja, o cara nem sabe que o Ubuntu é Linux. Nos últimos tempos o Linux tem “abocanhado uma fatia expressiva do mercado de PCs” (isso em relação ao que era a um tempo atrás), porém sinceramente, se não começarmos a “evangelizar” mais pessoas, será um pouco difícil de crescer…

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: #Seja Livre » Notícias » Linus Torvalds: “por que que o Linux não é tão competitivo no desktop”?

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: “Por que que o Linux não é tão competitivo no desktop”?

Mensagempor Ron Alon » Qui, 21 de Junho 2012, 23:45

O Ubuntu é Linux. E, ao mesmo tempo, "não é". Ele, assim como Android, não usa mais o nome Linux porque este nome está ligado a coisas difíceis, para nerds e etc.

A Canonical está certa em ocultar o nome Linux. O Ubuntu não é o Linux que as pessoas conhecem. Ela tornou o Linux para humanos.

O MacOS é Unix, mas quem fala isso? :)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 22 de Junho 2012, 0:03

ron » 21 Jun 2012, 23:45 escreveu:O MacOS é Unix, mas quem fala isso? :)

Atenção que isto apenas é verdade desde a versão Mac OS X. Antes era código da própria Apple!
(mais info)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Egon Holtz » Sex, 22 de Junho 2012, 1:39

"O mundo detesta mudanças e, no entanto, é a única coisa que traz progresso."
(Charles Kettering)

Bom, eu acho que essa frase pode resumir muito. Como a grande maioria dos desktops sempre vieram com o sistema Windows , inclusive, meu primeiro PC, foi em 98 e vinha com o Windows 95, nós nos acostumamos a usar sempre esse sistema... Quem usa hoje um pacote M$Office 2010, tem o costume de abrir qualquer arquivo, seja doc, docx, odt sem o menor problema, para quem migra para o LibreOffice, tem muitas dificuldades de trabalhar com os mesmos formatos, a mesma coisa ocorre com o PowerPoint, Outlook para o Thunderbird e assim sucessivamente.

Não são todos que conseguem se adaptar facilmente com sistemas diferentes e senti isso na pele quando instalei o Ubuntu em uma maquina de minha empresa (Para quem não sabe, trabalho em uma empresa de RH e precisamos usar documentos de texto, planilha e um gerenciador de emails). Assim que instalei umas regras de rede na empresa, tive muita dificuldade de configurar proxy na maquina Ubuntu, mais específico, no Thunderbird. Como a arrumação isso demandaria muito tempo, e tempo perdido é funcionário parado, tive que recorrer ao nosso "grande" e velho Windows XP.

Não bastasse isso, tive também que ouvir a funcionária no meu ouvido falando "nossa, como que eu faço tal coisa, isso aqui é completamente diferente..." ou também "como faço para procurar tal coisa na internet" sendo que o Chrome é exatamente igual ao usado no Windows ¬¬'

Acho que essa cultura de sempre vir de fábrica o sistema instalado, é muita verdade sim, pois estamos acostumados com esse sistema, e muitas pessoas tem muitaa (mas muita mesmo) dificuldade de se adaptar a um novo sistema, ou até mesmo pior, sem mesmo conhecer, recusar de querer tentar...

Bom, acho que é isso...

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 22 de Junho 2012, 4:49

O que me deixa mais irritado são esses linux que vem como sistema, por que não colocam algo como ubuntu ou fedora em vez de sistemas que ninguém nunca ouviu falar? Isso só contribui para as pessoas terem mais preconceito com o linux.
Davysson Silva

Mensagempor Ron Alon » Sex, 22 de Junho 2012, 12:09

Luis Cardoso » Qui Jun 21, 2012 9:03 pm escreveu:
ron » 21 Jun 2012, 23:45 escreveu:O MacOS é Unix, mas quem fala isso? :)

Atenção que isto apenas é verdade desde a versão Mac OS X. Antes era código da própria Apple!
(mais info)

Sério? Eu não sabia. Mas mesmo assim, é Unix e ninguém fala. A Canonical não é obrigada a falar que é Linux e nem o Android...
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Egon Holtz » Sex, 22 de Junho 2012, 13:45

Davysson Silva » Sex Jun 22, 2012 12:49 am escreveu:O que me deixa mais irritado são esses linux que vem como sistema, por que não colocam algo como ubuntu ou fedora em vez de sistemas que ninguém nunca ouviu falar? Isso só contribui para as pessoas terem mais preconceito com o linux.

Com certeza!!!

Já vi maquinas com o antigo Kurumin e com o Big Linux, que não querendo desrespeitar essas distribuições, mas que quando você bate o olho vê que não é um sistema tão "bonito" quanto um Windows 7 ou um Ubuntu...

Lembro que no note antigo do meu irmão que ele ganhou de aniversário a uns 3 anos atrás, veio instalado um que não tinha nem interface ainda... Depois de um tempo instalei o Ubuntu e meu irmão é USUÁRIO até hoje...

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander

LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat

About:Me

Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Egon Holtz

Mensagempor HMMSF » Sáb, 23 de Junho 2012, 1:10

Linus está parcialmente certo. Se o Linux vinhesse instalado em mais computadores iria fortalecer a adoção do sistema, mas no Brasil a gente convive com isso e vê que não é bem assim que funciona. Não adianta colocar qualquer Linux capenga como os fabricantes que fazem suas versões capadas, mas sim adotar sistemas mais usáveis como Ubuntu, Mint, Fedora ou qualquer outro voltado ao usuário final. Eu sinceramente não usaria Satux ou Librix.

HMMSF

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 23 de Junho 2012, 1:44

HMMSF » Sex Jun 22, 2012 10:10 pm escreveu:Linus está parcialmente certo. Se o Linux vinhesse instalado em mais computadores iria fortalecer a adoção do sistema, mas no Brasil a gente convive com isso e vê que não é bem assim que funciona. Não adianta colocar qualquer Linux capenga como os fabricantes que fazem suas versões capadas, mas sim adotar sistemas mais usáveis como Ubuntu, Mint, Fedora ou qualquer outro voltado ao usuário final. Eu sinceramente não usaria Satux ou Librix.

Acho que um computador com o Linux Mint seria ideal. #mecondenem
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Davysson Silva » Sáb, 23 de Junho 2012, 1:50

ron » Sáb Jun 23, 2012 1:44 am escreveu:
HMMSF » Sex Jun 22, 2012 10:10 pm escreveu:Linus está parcialmente certo. Se o Linux vinhesse instalado em mais computadores iria fortalecer a adoção do sistema, mas no Brasil a gente convive com isso e vê que não é bem assim que funciona. Não adianta colocar qualquer Linux capenga como os fabricantes que fazem suas versões capadas, mas sim adotar sistemas mais usáveis como Ubuntu, Mint, Fedora ou qualquer outro voltado ao usuário final. Eu sinceramente não usaria Satux ou Librix.

Acho que um computador com o Linux Mint seria ideal. #mecondenem

E o elementary? está nos traindo? :\
Davysson Silva

Próximo

Voltar para Notícias