Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:47 Pesquisa avançada

Canonical cria proposta alternativa ao Secure Boot (UEFI)

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Canonical cria proposta alternativa ao Secure Boot (UEFI

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 28 de Junho 2012, 17:22

ron » Qui Jun 28, 2012 3:51 pm escreveu:Eu quero saber se as ReFiSeFuQui vão utilizar esta opção alternativa.

Boas Ron, embora ainda seja tudo especulações e sem certezas, eu fiz referência à tua questão no meu post anterior.

Utilizei o Lubuntu como exemplo, mas é a mesma situação para todas as distros.

Ainda não há certezas em relação a nada.

Excepto o que referi no último parágrafo, ou seja, se tiveres um PC com UEFI (só os mais recentes vão ter!), podes sempre desactivá-lo na BIOS e já conseguirás instalar TUDO o que quiseres.
Não vais ter essa segurança extra activada, mas também não a tens agora!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 28 de Junho 2012, 17:39

Miguel Fonseca então pode-se desativar o UEFI na Bios? Então pra que todo este alarme? o.0
yuryrodrigues

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 28 de Junho 2012, 21:07

Boas Yuri, o "alarme" deve-se ao facto que um utilizador comum nem sequer imagina o que é a BIOS e como acedê-la!

Além disso, como a MS tem acordos com quase todos os fabricantes de PC's (os famosos OEM's), a Liberdade de escolha do utilizador vai ser muito limitada, visto que só poderia instalar Windows no seu PC, ou abdicar deste avanço de segurança de forma a poder utilizar o SO da sua preferência.

Como tal, esta iniciativa da MS é um claro atropelo da Liberdade de escolha dos utilizadores! Por isso, é que, tanto na Europa, como no resto do Mundo, foi logo decidido que teria que ser dada a escolha aos utilizadores de desactivarem a UEFI através da BIOS de forma a respeitar a Lei da concorrência.

Mas mesmo assim, o problema persiste! Se alguém, como é de seu direito, quiser instalar vários SO's no seu PC e ter esta segurança extra (UEFI), não pode!!

Por isso, é que a Red Hat/Fedora já fizeram um acordo com a MS para lhes comprar uma chave (na minha opinião é errada esta opção!!) e agora a Canonical/Ubuntu que representa a mais usada distro Linux no Planeta está a tentar de uma forma correcta criar uma chave para satisfazer os utilizadores do Ubuntu que necessitam por várias razões, de terem nos seus PC's, tanto o Ubuntu, como o Windows instalados.

A MS criou esta feature com uma única intenção!! Travar o crescimento das distros Linux!!

É evidente que o uso de Linux tem aumentado, mas, como escrevi acima, existem muitos utilizadores que precisam também de usar o Windows. E como estes utilizadores não podem abdicar deste SO, postos numa situação em que têm de decidir entre ter o Windows ou ter uma, ou várias distros Linux instaladas, certamente que o Linux ficará a perder.

Esta foi uma maneira inteligente que a MS arranjou para limitar o uso de outro SO, que não o seu, nos Desktops e LapTops.
Se juntarmos a isto, o crescente receio por parte dos utilizadores na área da sugurança devido a tudo o que tem acontecido ultimamente, temos a "tempestade perfeita"!!!
Uma nova medida de segurança acrescida disponível, que já vem activada por "Default" nos PC's, o medo dos utilizadores, a ignorância de alguns deles e a impossibilidade da instalação de SO's sem a tal chave.

O Mundo Open Source tem que se mexer e rápido, de modo a não ser afastado dos utilizadores.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 28 de Junho 2012, 21:17

Obrigado pela resposta Miguel Fonseca. Falou bonito.
No entanto quem deseja instalar uma distro linux, geralmente faz pesquisas para saber qual a melhor, quais as maneiras de instalar, o que se deve ou não fazer para que tudo ocorra bem. Foi isso que fiz, e com certeza muitos fizeram. E quem tiver realmente interesse de ter um outro SO, vai buscar saber o que é a tal BIOS e como desativar o UEFI.
Mas pensando pelo seu ponto de vista, certamente desencorajará muitos utilizadores a migrar. Diminuindo a "concorrência". O que ficou preocupante, pois quem compra um computador quer fazer o que bem entender com ele, não ficar preso a uma única empresa.

Espero que a Canonical consiga criar esta chave e a distribua para outras distribuições Linux.

Obrigado por tirar minha dúvida.
yuryrodrigues

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 28 de Junho 2012, 21:27

Pois Yuri, tal como escreveste, existem muitos utilizadores como nós que pesquisam de forma a conseguirem "desenrrascar" um qualquer problema.

Mas existem muitos, milhares, que nem sequer se metem nisso!
Ora, para esses, será impossível alguma vez se aproximarem do Mundo Linux, pois quando forem tentar instalar, tiverem a ler um qualquer tutorial e lhes começarem a falar em entrar na BIOS e procurar por UEFI, desactivar e depois instalar, particionar, SWAP, etc, vão ficar completamente confusos e desistirem de imediato!!

É por isso, como já referi, muito importante que a Canonical, a Fundação Linux, a Debian, a Blue Systems (Kubuntu), bem, todas as distros Linux se aliem à Canonical e criem uma solução para todos nós utilizadores e facilitem a entrada neste Mundo para os novos.

Como sabemos, o Windows é um SO fácil de instalar e que fica a funcionar out-of-the-box (imediatamente).

A maior parte das distros Linux também já o são, mas existe este novo obstáculo "criado" pela MS a ultrapassar!

Esperemos pelas novidades.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Junho 2012, 21:58

Complementando o que o Miguel referiu, actualmente muitos de nós já possui computadores com BIOS-EFI, aqueles que têm uma BIOS em que dá para usar o mouse como se já estivéssemos a usar o SO. Alguns até têm ventoinhas a trabalhar com os valores de rotação, informação em tempo real, etc... Parece que cada Item é composto por conkys...

Miguel Fonseca » 28 Jun 2012, 21:27 escreveu: Como sabemos, o Windows é um SO fácil de instalar e que fica a funcionar out-of-the-box (imediatamente).

Estavas a ir bem, porque raio foste estragar tudo dizendo isto? Quero ver utilizar um computador com Windows (não aqueles sistemas de recuperação, daqueles adquiridos separadamente nas lojas) e usá-lo após a instalação! Haverá a grande possibilidade de levar com pelo menos um BSOD por falta de drivers! Não instales os drivers não, que eu quero ver como o pões a funcionar imediatamente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 28 de Junho 2012, 22:21

[url=http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?p=16967#p16967] escreveu:Não instales os drivers não, que eu quero ver como o pões a funcionar imediatamente!

Luis nunca utilizei drivers, e nunca deu qualquer problema -.-
No entanto o Windows instalado de fábrica vem vazio, sem os programas que precisamos, então temos que baixá-los para deixar ele completo. O mesmo ocorre com o Ubuntu, só que é 100% mais rápido neste processo por causa da Central de Programas. Eu particularmente acho mais fácil utilizar o Ubuntu do que o Windows ¬.¬
O que é um bicho de 7 cabeças para um novato no Linux é a divisão das partições na hora do instalação. Embora tenha a opção de instalar lado-a-lado, se eu desejar mudar o tamanho de cado sistema operacional, tenho que fazer manualmente, o que para um iniciante é um pouco complicado. Fora isso o Ubuntu é facinho.
yuryrodrigues

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Junho 2012, 22:35

yuryrodrigues » 28 Jun 2012, 22:21 escreveu:
[url=http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?p=16967#p16967] escreveu:Não instales os drivers não, que eu quero ver como o pões a funcionar imediatamente!

Luis nunca utilizei drivers, e nunca deu qualquer problema -.-
No entanto o Windows instalado de fábrica vem vazio, sem os programas que precisamos, então temos que baixá-los para deixar ele completo. O mesmo ocorre com o Ubuntu, só que é 100% mais rápido neste processo por causa da Central de Programas. Eu particularmente acho mais fácil utilizar o Ubuntu do que o Windows ¬.¬
O que é um bicho de 7 cabeças para um novato no Linux é a divisão das partições na hora do instalação. Embora tenha a opção de instalar lado-a-lado, se eu desejar mudar o tamanho de cado sistema operacional, tenho que fazer manualmente, o que para um iniciante é um pouco complicado. Fora isso o Ubuntu é facinho.

Qual versão do Windows que está a usar? É que em todos os computadores que me passaram pelas mãos cá em casa, desde Windows 98 ao 7, todos eles precisaram de que fossem instalados drivers! Caso contrário, ao clicar-se no botão do Wireless ou não fazia absolutamente nada ou lá se via um BSOD! Sem o driver da gráfica, não te deixa usar aplicações que requerem 3D, mas se insistires, pode bloquear o PC ou então levas com mais um BSOD! E por aí fora...
Eu sei que o Windows 7 já traz alguns drivers ao estilo do Linux, mas nem todos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 28 de Junho 2012, 22:44

Luis Cardoso tenho o cd do Windows 7 Starter. Já instalei ele em 4 computadores (2 Semp Toshiba e 2 Positivo) e não deram nenhum problema. Logo após a atualização faço o Upgrade para a versão Ultimate e realizo TODAS as atualizações.
yuryrodrigues

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Junho 2012, 23:00

yuryrodrigues » 28 Jun 2012, 22:44 escreveu:Luis Cardoso tenho o cd do Windows 7 Starter. Já instalei ele em 4 computadores (2 Semp Toshiba e 2 Positivo) e não deram nenhum problema. Logo após a atualização faço o Upgrade para a versão Ultimate e realizo TODAS as atualizações.

Teve sorte, o Windows Updater conseguiu encontrar todos os drivers por si. Eu no portátil em que lhe escrevo, quando instalei Windows 7 Ultimate, apenas tive de ir buscar o driver do Wireless ao site do fabricante, pois o que o Windows instalou, estava sempre a falhar a ligação e a bateria comia-a num abrir e fechar de olhos por ter sempre o CPU em alta...

Numa torre que tenho, o driver da Nvidia tenho de o ir buscar manualmente porque o Windows Updater não o faz. A última versão que me instalou, estava de tal maneira obsoleto que o PC (acabado de comprar e após a actualização) estava lento e por vezes ia abaixo! Assim que lhe instalei o driver, começou a trabalhar como devia :sneaky:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias