Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:30 Pesquisa avançada

Canonical cria proposta alternativa ao Secure Boot (UEFI)

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Canonical cria proposta alternativa ao Secure Boot (UEFI

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 29 de Junho 2012, 14:03

Boas Luís, é evidente que me referia aos PC's mais modernos (após 2005) OEM's, que já vêm com o Windows e todos os drivers instalados para a máquina em questão. E, neste caso, o Windows é totalmente out-of-the-box!!

Mas, mesmo assim, no meu HP Pavillion (torre/desktop) de 2006, que vinha com o XP, instalei o Vista e o Seven sem ser preciso nada para tudo funcionar após a instalação!

Com os PC's mais antigos, onde o Hardware, muitas vezes já é considerado pelas marcas de obsoleto, isso poderá acontecer!

E só nos sites dos fabricantes (e às vezes nem aí!) é que conseguimos os drivers apropriados, pois nos servidores da MS já não estão disponíveis.

Também se usares Hardware de marcas menos conhecidas, ou produtos muito recentes, poderá surgir um problema de drivers.

Mas temos que reconhecer que o Windows ainda dispõe de melhor compatibilidade com um maior número de PC's que o Linux.

Embora, felizmente, essa diferença esteja cada vez a ficar mais e mais pequena.

Eu, pela primeira vez, não tenho o Windows instalado no meu PC! E, a mim, não me faz falta nenhuma!

E espero nunca mais precisar de instalar nada que não seja Linux na minha, ou minhas máquinas!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 29 de Junho 2012, 15:03

Miguel Fonseca » 29 Jun 2012, 14:03 escreveu:Boas Luís, é evidente que me referia aos PC's mais modernos (após 2005) OEM's, que já vêm com o Windows e todos os drivers instalados para a máquina em questão. E, neste caso, o Windows é totalmente out-of-the-box!!

Mas, mesmo assim, no meu HP Pavillion (torre/desktop) de 2006, que vinha com o XP, instalei o Vista e o Seven sem ser preciso nada para tudo funcionar após a instalação!

Com os PC's mais antigos, onde o Hardware, muitas vezes já é considerado pelas marcas de obsoleto, isso poderá acontecer!

E só nos sites dos fabricantes (e às vezes nem aí!) é que conseguimos os drivers apropriados, pois nos servidores da MS já não estão disponíveis.

Também se usares Hardware de marcas menos conhecidas, ou produtos muito recentes, poderá surgir um problema de drivers.

Mas temos que reconhecer que o Windows ainda dispõe de melhor compatibilidade com um maior número de PC's que o Linux.

Embora, felizmente, essa diferença esteja cada vez a ficar mais e mais pequena.

Eu, pela primeira vez, não tenho o Windows instalado no meu PC! E, a mim, não me faz falta nenhuma!

E espero nunca mais precisar de instalar nada que não seja Linux na minha, ou minhas máquinas!

Cumps.

Bem, o portátil é de 2009/2010 se não estou em erro e a torre é de início de 2012! O portátil vinha com o Windows Vista Home Basic, se fizer a instalação com os DVD's de recuperação ele instala logo os drivers, pois estes estão alojados no 2º DVD... Já a torre veio com o Windows 7 Home Premium e neste depois de atualizar tive de ir buscar o driver da Nvidia senão não conseguia trabalhar. No entanto no Ubuntu, foi instalar e usar, nada de andar a instalar drivers... Basicamente foi tipo plug-n-play!

Mas uma coisa que me apercebi agora é que com o UEFI ativo vai passar a ser complicado usar o Linux em LiveCD para arranjar o Windows :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Sex, 29 de Junho 2012, 15:44

Obrigado pela explicação, MIguel!

-

Esse UEFI não vai pegar, eu acho. :( Oremos para que não!
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 30 de Junho 2012, 11:27

Mas uma coisa que me apercebi agora é que com o UEFI ativo vai passar a ser complicado usar o Linux em LiveCD para arranjar o Windows :lol:

Boas Luís, não me parece.

Visto, que o problema não vai existir, desde que a Canonical tenha uma chave própria.

Nesse caso, o PC irá arrancar com o Live CD/DVD e o procedimento para alterar seja lá o que for no Windows e na própria MBR será o mesmo.

A partir do momento que a chave for aceite pela UEFI, que trabalha a partir da BIOS, tudo será permitido como até agora.

É evidente que se não tiveres um SO com uma chave válida, terás primeiro de aceder à BIOS, desactivar a UEFI e então "arrancares" pelo Live CD/DVD (que já será aceite) e fazeres todas as modificações que quiseres.

A menos que atribuas uma Password no acesso à BIOS (e mesmo assim, tu sabes-a!), tudo o que é preciso é acesso fisico ao PC para que se possa fazer tudo o que se quer, como até agora.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 30 de Junho 2012, 12:24

Miguel Fonseca » 30 Jun 2012, 11:27 escreveu:

Boas Luís, não me parece.

Visto, que o problema não vai existir, desde que a Canonical tenha uma chave própria.

Nesse caso, o PC irá arrancar com o Live CD/DVD e o procedimento para alterar seja lá o que for no Windows e na própria MBR será o mesmo.

A partir do momento que a chave for aceite pela UEFI, que trabalha a partir da BIOS, tudo será permitido como até agora.

É evidente que se não tiveres um SO com uma chave válida, terás primeiro de aceder à BIOS, desactivar a UEFI e então "arrancares" pelo Live CD/DVD (que já será aceite) e fazeres todas as modificações que quiseres.

A menos que atribuas uma Password no acesso à BIOS (e mesmo assim, tu sabes-a!), tudo o que é preciso é acesso fisico ao PC para que se possa fazer tudo o que se quer, como até agora.

Cumps.

O Miguel esqueceu-se de um pequeno pormenor: UEFI não usa o MBR! Usa uma topologia diferente herdada pelo EFI e desenvolvida pela Intel que muito poucos Sistemas Operativos usavam. Na sua maioria eram Sistemas desenvolvidos pela Intel. O Windows 8, para além de requerer o UEFI, também terá como requisito os computadores com EFI, devido à tecnologia de descrição do arranque!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 30 de Junho 2012, 13:48

Boas Luís, tens razão, nos PC's que usam o EFI, não existe MBR, mas o conceito é o mesmo.

O protocolo de arranque é feito através do EFI, depois de verificado pelo UEFI.

Como tal, o Grub terá que trabalhar sobre o EFI para poder arrancar, assim como o Windows.

Então, ao arrancares com o Live CD/DVD do Ubuntu, depois de verificada a chave pelo UEFI (ou desactivado o UEFI), poderás "mexer" nos ficheiros do Windows, assim como corrigir o "tal" protocolo de arranque no EFI.

Mas realmente não estava atento, ao não acrescentar o EFI no meu anterior post! :facepalm: :facepalm2: :desdentado:

Obrigado pelo reparo! :OK:

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Anterior

Voltar para Notícias