Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 17:29 Pesquisa avançada
Miguel Fonseca » 29 Jun 2012, 14:03 escreveu:Boas Luís, é evidente que me referia aos PC's mais modernos (após 2005) OEM's, que já vêm com o Windows e todos os drivers instalados para a máquina em questão. E, neste caso, o Windows é totalmente out-of-the-box!!
Mas, mesmo assim, no meu HP Pavillion (torre/desktop) de 2006, que vinha com o XP, instalei o Vista e o Seven sem ser preciso nada para tudo funcionar após a instalação!
Com os PC's mais antigos, onde o Hardware, muitas vezes já é considerado pelas marcas de obsoleto, isso poderá acontecer!
E só nos sites dos fabricantes (e às vezes nem aí!) é que conseguimos os drivers apropriados, pois nos servidores da MS já não estão disponíveis.
Também se usares Hardware de marcas menos conhecidas, ou produtos muito recentes, poderá surgir um problema de drivers.
Mas temos que reconhecer que o Windows ainda dispõe de melhor compatibilidade com um maior número de PC's que o Linux.
Embora, felizmente, essa diferença esteja cada vez a ficar mais e mais pequena.
Eu, pela primeira vez, não tenho o Windows instalado no meu PC! E, a mim, não me faz falta nenhuma!
E espero nunca mais precisar de instalar nada que não seja Linux na minha, ou minhas máquinas!
Cumps.
Mas uma coisa que me apercebi agora é que com o UEFI ativo vai passar a ser complicado usar o Linux em LiveCD para arranjar o Windows
Miguel Fonseca » 30 Jun 2012, 11:27 escreveu:Mas uma coisa que me apercebi agora é que com o UEFI ativo vai passar a ser complicado usar o Linux em LiveCD para arranjar o Windows
Boas Luís, não me parece.
Visto, que o problema não vai existir, desde que a Canonical tenha uma chave própria.
Nesse caso, o PC irá arrancar com o Live CD/DVD e o procedimento para alterar seja lá o que for no Windows e na própria MBR será o mesmo.
A partir do momento que a chave for aceite pela UEFI, que trabalha a partir da BIOS, tudo será permitido como até agora.
É evidente que se não tiveres um SO com uma chave válida, terás primeiro de aceder à BIOS, desactivar a UEFI e então "arrancares" pelo Live CD/DVD (que já será aceite) e fazeres todas as modificações que quiseres.
A menos que atribuas uma Password no acesso à BIOS (e mesmo assim, tu sabes-a!), tudo o que é preciso é acesso fisico ao PC para que se possa fazer tudo o que se quer, como até agora.
Cumps.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 62 visitantes