betocarneiro » 05 Jul 2012, 11:03 escreveu:Luis, acho que é isso ai msm.
Se não for pedir muito, explica melhor como funciona, como selecionar o que vai ser compartilhado ou não, etc.
Vou começar do zero isso, pois nem fazia idéia de como iniciar.
Obrigado pela resposta.
É assim, com o ssh, fica com todo o acesso ao seu computador-servidor como se estivesse fisicamente nele, pode até abrir aplicações remotamente que lhe aparecem no computador-cliente com a opção -X no comando ssh (mas não aconselho, pois isto traz alguns problemas de segurança). Em SFTP pode descarregar ou carregar ficheiros para o computador que tem como servidor.
Eu tenho usado o ssh para atualizar o computador remotamente, para colocar algumas tarefas a fazer que são muito pesadas para o meu portátil. Por SFTP, faço troca de ficheiros entre computador-servidor ←e→ computador-cliente. Embora se possa usar o sftp por linha de comandos, prefiro usar o Filezilla, pois permite poupar algumas tarefas...
Agora se quer usar FTP para partilhar ficheiro com outras pessoas, isso já é mais complicado, pois as pessoas teriam de ter conta no seu servidor (com conta limitada, para não andarem a fazer asneiras no seu computador). Aqui já recomendaria vivamente uma configuração muito meticulosa da Firewall e a instalação do ClamAV para assegurar que o computador-servidor andaria sempre livre de bicharada!
Mais pormenores darei mais tarde, pois de momento estou no PC de trabalho e este tem Fedora, algumas configurações variam neste para o Ubuntu (apesar de ambos serem Linux, existem diferenças estruturais e em versões de pacotes, então nem se fala)...