Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 7:21 Pesquisa avançada

Servidor FTP

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Servidor FTP

Mensagempor betocarneiro » Qui, 5 de Julho 2012, 4:37

Olá de novo, povo :)
Seguinte, procurei por aqui e não achei, então resolvi perguntar.
Como se cria um servidor FTP no Ubuntu 12.04? Sei que é pra transferir arquivos entre dispositivos, mas não faço idéia de como se crie ou configure um.
Se alguém puder me ajudar nisso, agradeço muito. Comprei um tablet que não tem bluetooth, e um servidor destes seria uma mão na roda. ;)
Aguardo respostas. :OK:
Não confundam burrice com ignorância. Não confundam saber com arrogância.
Tudo depende da maneira como é falado.
betocarneiro

Re: Servidor FTP

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Julho 2012, 9:59

Estaria interessado numa solução SFTP?

Caso queira usar esta solução, faça o seguinte:
sudo apt-get install openssh-server openssh-client

Para iniciar o serviço:
sudo /etc/init.d/ssh start

Para parar:
sudo /etc/init.d/ssh stop

Para reiniciar:
sudo /etc/init.d/ssh restart

Depois para aceder, se for por algum sistema Unix-based (para confirmar se está tudo a funcionar):
ssh utilizador@ip

Para sair é fazer:
exit

Se for por um sistema Windows, pode usar o PuTTY.

Para fazer uso do SFTP, pode usar o Filezilla, configure o utilizador, IP e senha!

Eu tive de recorrer a este método, recentemente, para proceder a um backup de um computador que não me estava a reconhecer a PEN USB.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor betocarneiro » Qui, 5 de Julho 2012, 11:03

Luis, acho que é isso ai msm.
Se não for pedir muito, explica melhor como funciona, como selecionar o que vai ser compartilhado ou não, etc.
Vou começar do zero isso, pois nem fazia idéia de como iniciar.
Obrigado pela resposta.
betocarneiro

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Julho 2012, 11:41

betocarneiro » 05 Jul 2012, 11:03 escreveu:Luis, acho que é isso ai msm.
Se não for pedir muito, explica melhor como funciona, como selecionar o que vai ser compartilhado ou não, etc.
Vou começar do zero isso, pois nem fazia idéia de como iniciar.
Obrigado pela resposta.

É assim, com o ssh, fica com todo o acesso ao seu computador-servidor como se estivesse fisicamente nele, pode até abrir aplicações remotamente que lhe aparecem no computador-cliente com a opção -X no comando ssh (mas não aconselho, pois isto traz alguns problemas de segurança). Em SFTP pode descarregar ou carregar ficheiros para o computador que tem como servidor.

Eu tenho usado o ssh para atualizar o computador remotamente, para colocar algumas tarefas a fazer que são muito pesadas para o meu portátil. Por SFTP, faço troca de ficheiros entre computador-servidor ←e→ computador-cliente. Embora se possa usar o sftp por linha de comandos, prefiro usar o Filezilla, pois permite poupar algumas tarefas...

Agora se quer usar FTP para partilhar ficheiro com outras pessoas, isso já é mais complicado, pois as pessoas teriam de ter conta no seu servidor (com conta limitada, para não andarem a fazer asneiras no seu computador). Aqui já recomendaria vivamente uma configuração muito meticulosa da Firewall e a instalação do ClamAV para assegurar que o computador-servidor andaria sempre livre de bicharada!

Mais pormenores darei mais tarde, pois de momento estou no PC de trabalho e este tem Fedora, algumas configurações variam neste para o Ubuntu (apesar de ambos serem Linux, existem diferenças estruturais e em versões de pacotes, então nem se fala)...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor betocarneiro » Sáb, 7 de Julho 2012, 21:38

Ei, Luis. O que coloco no campo host, nome de usuário e senha do filezilla?
betocarneiro

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 9 de Julho 2012, 9:27

betocarneiro » 07 Jul 2012, 21:38 escreveu:Ei, Luis. O que coloco no campo host, nome de usuário e senha do filezilla?

Abra o Filezilla, abra a opção Gestor de sítios.
Imagem

Depois adicione um Novo Sítio.
Imagem

Dê um nome a esse novo sítio (na imagem em baixo poderá ver que eu coloquei sftp_casa), coloque o IP (se for apenas em rede local do seu lar, basta colocar o IP interno e não precisa de colocar porta; se for através de acesso externo¹, terá de adaptar sempre se o seu serviço de Internet mudar de IP). Especifique que quer usar o protocolo SFTP, escolha um Tipo de início de sessão e consoante o tipo, coloque o nome de utilizador que usa no servidor e senha.
Imagem

Depois é apenas clicar no botão Ligar. Por defeito, as pastas locais estão na esquerda do ecrã e os remotos à direita. Se é a primeira vez que está a usar o Filezilla, recomendo-lhe a dar uma vista de olhos à documentação do programa.

1. Por exemplo, poderia aceder do local de trabalho/estudo/férias para trocar ficheiros!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor betocarneiro » Seg, 9 de Julho 2012, 18:40

Fiz segundo as instruções: novo sítio -> SFTP -> no Host coloquei o ip aqui do pc (vi em informações da conexão/ endereço ip.) e aparece o seguinte.
Imagem

Started e logo em seguida, erro.

E vou usá-lo só em casa, sim.
betocarneiro

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 9 de Julho 2012, 19:18

betocarneiro » 09 Jul 2012, 18:40 escreveu:Fiz segundo as instruções: novo sítio -> SFTP -> no Host coloquei o ip aqui do pc (vi em informações da conexão/ endereço ip.) e aparece o seguinte.
Imagem

Started e logo em seguida, erro.

E vou usá-lo só em casa, sim.

O seu utilizador no servidor é anonymous? Tem de ser o mesmo utilizador que usa para aceder fisicamente no seu computador que está a fazer de servidor! O Filezilla é para ser usado nos computadores ou outros dispositivos que se vão ligar ao servidor...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 9 de Julho 2012, 19:47

Pode também experimentar esta solução via Nautilus (isto apenas resulta se estiver a usar Linux instalado e com o Nautilus). Abra uma janela do Nautilus e vá no menu Ficheiro→Ligar-se ao Servidor...:

De seguida vai abrir uma janela, onde terá de inserir o IP do servidor (indo a Indicador de Rede no Painel→Informação de Ligação→Endereço IP) que na imagem de exemplo coloquei 0.0.0.0. Em Tipo, coloque SSH; em Nome, coloque o seu nome de utilizador no servidor (no meu caso coloquei luis); em Senha, coloque a senha que usa para aceder ao servidor!

No final é clicar em Ligar-se e verá uma janela do Nautilus com o conteúdo do servidor, pois é montado um disco virtual no computador-cliente, como se tivesse colocado um HD externo! Quando já não precisar de aceder ao servidor por esse computador, pode desmontar a unidade criada pelo método que lhe indiquei aqui!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor betocarneiro » Seg, 9 de Julho 2012, 22:18

Esse anonymous aparece sozinho.
Preciso estar cadastrado em algum site ou serviço pra usar isto?
Quando vc diz servidor, dá a entender que é um serviço externo, mesmo eu usando o ip do meu pc.
betocarneiro

Próximo

Voltar para Questões gerais