Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 7:40 Pesquisa avançada

Erro ao tirar um screenshot no Gnome3 com Alt+PrtScr

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Erro ao tirar um screenshot no Gnome3 com Alt+PrtScr

Mensagempor fnsc.luis » Dom, 29 de Julho 2012, 19:53

Estou com problemas ao tirar um screenshot a partir do gnome 3 com o gnome-screenshot ou shutter. Toda vez que tento, minha sessão simplesmente para de funcionar, o teclado não responde e as bordas da janela somem. Algumas vezes eu sou forçado a reiniciar o sistema.

Esses são os logs:

Syslog
[477.969623] show_signal_msg: 36 callbacks suppressed
[477.969629] gnome-shell[1645]: segfault at 0 ip b32b2dc6 sp bfa2e76c error 4 in libGLcore.so.173.14.35[b2d1c000+bae000]
WARNING: Application 'gnome-shell.desktop' killed by signal 11

Xorg.0.log
[479.457] (II) XKB: reuse xkmfile /var/lib/xkb/server-E02741913840E34805965F50669C02EA49967696.xkm
Luís Fonseca
fnsc.luis

Re: Erro ao tirar um screenshot no Gnome3 com Alt+PrtScr

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Julho 2012, 22:38

Apenas peço que responda às seguintes questões:
  • Qual é o Sistema Operativo (designação, versão, etc)?
  • Qual a sua placa gráfica?
  • Quando se refere ao Gnome 3, qual é o Ambiente Gráfico baseado no Gnome 3 (Unity, Gnome-shell, Gnome Clássico) que está a usar? (A isto já tinha respondido, através do log: «WARNING: Application 'gnome-shell.desktop' killed by signal 11»)

Para que alguém o possa tentar ajudar, primeiro terá de dar mais informações, pois alguns problemas, apenas se revelam em determinados sistemas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor fnsc.luis » Dom, 29 de Julho 2012, 22:54

Luis Cardoso » Dom Jul 29, 2012 10:38 pm escreveu:Apenas peço que responda às seguintes questões:
  • Qual é o Sistema Operativo (designação, versão, etc)?
  • Qual a sua placa gráfica?
  • Quando se refere ao Gnome 3, qual é o Ambiente Gráfico baseado no Gnome 3 (Unity, Gnome-shell, Gnome Clássico) que está a usar?

Para que alguém o possa tentar ajudar, primeiro terá de dar mais informações, pois alguns problemas, apenas se revelam em determinados sistemas!

Luís Cardoso, seguem as informações:

• Qual é o Sistema Operativo (designação, versão, etc)? Ubuntu Precise 12.04
  • Qual a sua placa gráfica? É uma NVIDIA GeForce 6150 Driver Version: 173.14.35
  • Quando se refere ao Gnome 3, qual é o Ambiente Gráfico baseado no Gnome 3 (Unity, Gnome-shell, Gnome Clássico) que está a usar? Eu não sei te especificar corretamente. Eu instalei o Ubuntu com o Unity, posteriormente eu instalei o Gnome 3. Eu creio que é o Gnome-Shell
Luís Fonseca
fnsc.luis

Mensagempor fnsc.luis » Dom, 29 de Julho 2012, 23:11

Usando a opção gnome-screenshot --interactive, eu recebi essa mensagem:

(gnome-screenshot:2667): WARNING **: Unable to use GNOME Shell's builtin screenshot interface, resorting to fallback X11. Error: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.NoReply: Message did not receive a reply (timeout by message bus)

(gnome-screenshot:2667): Gdk-WARNING **: The program 'gnome-screenshot' received an X Window System error.
This probably reflects a bug in the program.
The error was 'BadWindow (invalid Window parameter)'.
(Details: serial 5314 error_code 3 request_code 142 minor_code 8)
(Note to programmers: normally, X errors are reported asynchronously;
that is, you will receive the error a while after causing it.
To debug your program, run it with the GDK_SYNCHRONIZE environment
variable to change this behavior. You can then get a meaningful
backtrace from your debugger if you break on the gdk_x_error() function.)
Luís Fonseca
fnsc.luis

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Julho 2012, 23:31

fnsc.luis » 29 Jul 2012, 23:11 escreveu:Usando a opção gnome-screenshot --interactive, eu recebi essa mensagem:

(gnome-screenshot:2667): WARNING **: Unable to use GNOME Shell's builtin screenshot interface, resorting to fallback X11. Error: GDBus.Error:org.freedesktop.DBus.Error.NoReply: Message did not receive a reply (timeout by message bus)

(gnome-screenshot:2667): Gdk-WARNING **: The program 'gnome-screenshot' received an X Window System error.
This probably reflects a bug in the program.
The error was 'BadWindow (invalid Window parameter)'.
(Details: serial 5314 error_code 3 request_code 142 minor_code 8)
(Note to programmers: normally, X errors are reported asynchronously;
that is, you will receive the error a while after causing it.
To debug your program, run it with the GDK_SYNCHRONIZE environment
variable to change this behavior. You can then get a meaningful
backtrace from your debugger if you break on the gdk_x_error() function.)

Isto parece-me claramente um bug no Gnome Screenshot ou no Gnome-shell!
Isto acontece-lhe só agora, ou ainda não tinha experimentado antes?
Para instalar o Gnome-shell, fez este comando:
sudo apt-get install -y gnome-shell

Ou usou outro método? Em todo o caso experimente o comando que lhe indico, pois pode ter havido algum problema, pois segundo o que é indicado, o Gnome não conseguiu ir para o Modo Fallback (que é o modo de segurança que não faz uso do OpenGL e qualquer outro tipo de aceleração gráfica).

E, já agora, quando ele manda o Gnome-shell abaixo, não consegue ir para Shell através do atalho: [Ctrl]+[Alt]+[F1]
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor fnsc.luis » Dom, 29 de Julho 2012, 23:58

Eu instalei o Gnome pela Central de Programas do Ubuntu. Eu fiz o comando que me disse 'sudo apt-get install gnome-shell' e me retorna 'gnome-shell já é a versão mais nova.'. Estranhamente, o teclado para quase que completamente de funcionar na sessão atual, mas se eu pressionar [Ctrl]+[Alt]+[F1], eu consigo ir para o outro local e forçar o computador a reiniciar com [Ctrl]+[Alt]+[DEL].
Luís Fonseca
fnsc.luis

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 30 de Julho 2012, 10:13

fnsc.luis » 29 Jul 2012, 23:58 escreveu:Eu instalei o Gnome pela Central de Programas do Ubuntu. Eu fiz o comando que me disse 'sudo apt-get install gnome-shell' e me retorna 'gnome-shell já é a versão mais nova.'. Estranhamente, o teclado para quase que completamente de funcionar na sessão atual, mas se eu pressionar [Ctrl]+[Alt]+[F1], eu consigo ir para o outro local e forçar o computador a reiniciar com [Ctrl]+[Alt]+[DEL].

Quando pressiona essas teclas, o utilizador é direcionado para a Shell do Linux, onde pode digitar o seu nome de utilizador seguido de [Enter]. Depois é pedida a senha para poder entrar. Em seguida pode executar o comando que pretender, como se estivesse a usar a consola no Ambiente Gráfico :)
Use este método para ver o que se passa com o seu computador com recurso ao comando:
dmesg

Mas como irá dar uma grande quantidade de informação, o Luís pode pedir para guardar essa informação num ficheiro para consultar após reiniciar a máquina. Para tal faça:
dmesg -x > dmesg_data.txt

Depois para reiniciar o seu computador, poderá executar o seguinte comando:
sudo reboot

Insira a sua senha seguida de [Enter] e veja a sua máquina reiniciar ;)

Quando voltar a entrar no Sistema Operativo, veja o conteúdo do ficheiro, em princípio deverá ter de ir à parte final do mesmo. Veja o que se passou, se lá está algo do tipo kern : err.

Mas tendo em conta que está a usar uma Nvidia e o Gnome-shell se comporta assim, então a corrupção gráfica neste ambiente aumentou drasticamente... :roll: Normalmente, eu deparava-me com resultados deste tipo: viewtopic.php?p=7567#p7567
Mas em geral, o empancar do Gnome-shell só me incomodava, quando tinha de carregar algo com muitas imagens ou em vídeos flash no browser... Não a tirar um simples screenshot... Mas entretanto, eu nos computadores que têm Nvidia (um tem Ubuntu 11.10 e outro com Fedora 17) tive de optar por Cinnamon, que apesar de ser um fork do Gnome parece já ter corrigido algumas dessas corrupções gráficas!

Mas se pretende obter screenshots, experimente usar o scrot que é muito bom e leve, mas via comando ou se o tiver definido como aplicação preferida para captar as imagens (como acontece com ambientes como o LXDE) bastaria usar a tecla [Prt Scr]. Para instalar:
sudo apt-get install -y scrot

E poderá testar com o seguinte comando:
scrot -d 5

Isto fará com que o programa espere 5 segundos e depois capte a imagem. A imagem será guardada na diretoria onde a consola estiver a apontar. De origem, essa diretoria será: /home/nome_do_utilizador

Experimente e depois diga se resultou!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Questões gerais