Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:53 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Como instalar JDK 7u6 + Eclipse Classic 4.2

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO] Como instalar JDK 7u6 + Eclipse Classic 4.2

Mensagempor Marlom Jobsom » Qui, 16 de Agosto 2012, 15:08

Bom, apenas por curiosidade, resolvi baixar os instaladores compactados do JDK e do Eclipse pra instalar manualmente. Sei que posso instalar tudo pela central de programas, mas por questões de curiosidade queria aprender a instalar manualmente e também a desinstalar (desfazer cada comando dado pra instalar os dois programas). Alguém me ajuda. ><
Editado pela última vez por Marlom Jobsom em Seg, 20 de Agosto 2012, 4:02, em um total de 1 vez.

Marlom Jobsom

Re: Como instalar JDK 7u6 + Eclipse Classic 4.2

Mensagempor Marlom Jobsom » Qui, 16 de Agosto 2012, 16:59

Consegui instalar o Java. Vi um tutorial nesse link http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Jav ... da-antiga/
Consegui configurar o plugin java no Mozilla e também no Opera, mas não no Chrome. Ele bloqueia a execução do plugin e pergunta se eu permito "Executar esta vez" ou "Atualizar".
Ai fui nas configurações dos plugins e marquei o java pra executar sempre, mas ele continua bloqueando e me pedindo permissão. Eu não vou atualizar porque a versão que ele pede pra eu instalar é o 7u5, eu instalei o 7u6 então não vou atualizar pra uma versão antiga '-' Como resolvo isso no Chrome? ahh e não instalei o eclipse ainda porque quero logo deixar o Java funcionando corretamente no Sistema. Depois de resolver esse problema com o chrome, me concentro em como instalar o Eclipse.

Marlom Jobsom

Mensagempor Marlom Jobsom » Dom, 19 de Agosto 2012, 20:12

Deixei de lado esse pequeno problema com o Java 7u6 e o Google Chrome e fui me concetrar em instalar o Eclipse. Extraí o eclipse e movi ele pra pasta /usr/lib
Executei ele , ta funcionando perfeitamente, mas falta configurar ele pra ficar em "sincronia" com o sistema. Tipo, eu abro o unity e digito o nome dele, mas não tenho retorno de nada, ai fiz um script simples dei permissão de execuçaõ e botei em /usr/bin. O nome do script é eclipse.sh e o código fonte é esse:

#!/bin/bash
/usr/lib/eclipse/eclipse

Executei o script e funcionou normalmente, mas não fez diferença alguma. O Unity não consegue encontrar o eclipse =/
Como configuro pra o eclipse ficar igual a qualquer outro programa instalado?

Marlom Jobsom

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 19 de Agosto 2012, 21:35

Em vez de colocar o script nessa directoria, faça o seguinte:
sudo gedit /usr/share/applications/eclipse.desktop

Depois cole o seguinte texto. Não se esqueça de substituir eclipse_icon pelo ícone do Eclipse (em princípio deverá vir no pacote do Eclipse), coloque o caminho todo para esse ícone.
Código: Selecionar todos
[Desktop Entry]
Icon=eclipse_icon
Name=Eclipse
Comment=Run Eclipse
Exec=/usr/lib/eclipse/eclipse
Terminal=true
Type=Application
Categories=Development;Utility;
StartupNotify=true

Feito isto, salve o ficheiro, feche o Gedit e vá ao Dash do Unity pesquisar por Eclipse.
Em princípio só deverá ser necessário fazer isto.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Marlom Jobsom » Seg, 20 de Agosto 2012, 3:39

Funcionou, mas ocorreu duas coisas:
O ícone ta em branco e sempre que executo o terminal é aberto.
Mas agora tenho um "destino" pra seguir, vou abrir outros ícones dentro dessa mesma pasta e comparar o código e fazer semelhante no ícone do eclipse. Jajá posto o resultado aqui.

Marlom Jobsom

Mensagempor Marlom Jobsom » Seg, 20 de Agosto 2012, 4:00

Eu simplesmente criei um outro ícone e usei ele, ai coloquei o endereço dele e funcionou, quanto ao terminal só fiz mudar o 'true' pra 'false' . Agora ta tudo lindo o/

Segue o código:

Icon=/usr/lib/eclipse/icon_eclipse.png
Name=Eclipse
Comment=Run Eclipse Java IDE
Exec=/usr/lib/eclipse/eclipse
Terminal=false
Type=Application
Categories=Development;Utility;
StartupNotify=true

Muito obrigado Luis Cardoso!

PS.: (Vou começar a melhorar meus post, eu vejo cada um legal aqui, com ilustrações e partes específicas pra comandos) :D

Marlom Jobsom

Mensagempor Marlom Jobsom » Seg, 20 de Agosto 2012, 4:02

Falta apenas ver esse pequeno probleminha com o Google Chrome, mas quando o Chrome pede permissão pra executar o java e eu dou, ele executa. Vou ignorar isso, talvez seja apenas incompatibilidade com essa versão java, por isso vou declarar esse tópico como resolvido.

Marlom Jobsom

Voltar para Questões gerais