Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:55 Pesquisa avançada

"Grub rescue"

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

"Grub rescue"

Mensagempor walterw » Seg, 20 de Agosto 2012, 5:05

Olá pessoal, vim pedir a ajuda de vocs! O problema é o seguinte: o desktop daqui de casa está com o Ubuntu 12.04 instalado e funcionando normalmente, pelo menos até dois dias atrás quando após uma oscilação de energia, minha mae desligou ele normalmente antes que faltasse energia de vez. Ela tentou ligá-lo depois mas não conseguiu, me disse por telefone que ele só ficava com umas letras pretas. Dai tentei ligá-lo e a tela nem ligou, a "cpu apitou" e eu pensei q fosse problema na memoria, retirei e limpei mas quando liguei novamente o sistema não iniciou, fica uma msg "grub rescue".
Eu tentei recuperar mas não consegui, procurei em varios foruns (inclusive aqui) e não consegui; tentei o um programa de boot q foi postado em outro post mas tambem nao consegui! quando tento montar a imagem aparece uma msg dizendo "wrong" e falando que de um "block" e "bad" (mas nao me lembro se é em relação ao HD ou a partição). Será que voces podem me ajudar?agradeço desde já, abraços!

walterw

Re: "Grub rescue"

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Agosto 2012, 10:36

Possivelmente essa oscilação fez com que o PC fosse mal encerrado e pior, danificou um sector que poderá ter sido provocado, no pior dos casos, pelo toque da agulha no disco (neste caso exige a substituição do HD). Se o computador apita no arranque (algo fora do normal) então é mesmo possível que o HD tenha ficado danificado, pois quando se trata de "bad sector" o computador não apita, apenas apresenta o erro no ecrã!

Em todo o caso tente ver se consegue restaurar a instalação do Ubuntu através de um LiveCD ou LiveUSB.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor abdo » Seg, 20 de Agosto 2012, 11:44

Boas Walter

A maneira que eu uso para recuperar o grub é a mais simples de todas e sempre funcionou aqui comigo nas inumeras vezes que precisei, já que tenho uma partição só para testar as distros que surgem e muitas vezes acabam me pregando uma peça, tipo umas não colocam o SO original no grub, outras dão pau durante a instalação e voce já formatou a mbr com o grub novo etc etc...

Use um live cd/liveusb e pelo terminal...

Monte a partição : (Troque sda2 pela partição do seu Ubuntu).
Código: sudo mount /dev/sda2 /mnt

Reinstale o GRUB 2 :
Código: sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Reinicie o computador.

Esta dica eu retirei do forum do ubuntu. (post mil e uma maneiras...)
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor walterw » Seg, 20 de Agosto 2012, 13:34

Luis Cardoso (20-08-2012, 10:36) escreveu:Possivelmente essa oscilação fez com que o PC fosse mal encerrado e pior, danificou um sector que poderá ter sido provocado, no pior dos casos, pelo toque da agulha no disco (neste caso exige a substituição do HD). Se o computador apita no arranque (algo fora do normal) então é mesmo possível que o HD tenha ficado danificado, pois quando se trata de "bad sector" o computador não apita, apenas apresenta o erro no ecrã!

Em todo o caso tente ver se consegue restaurar a instalação do Ubuntu através de um LiveCD ou LiveUSB.

ola Luis Cardoso, obrigado pela ajuda! Eu consigo acessar o sistema pelo live cd, mas nao consigo restaurar a grub. Nao comsigo montar o volume para poder avançar os passos. Ja tentei de varias formas inclusive da forma q o amigo acima postou. Existe alguma opçao do ubuntu d reinstalar sem apagar todos os dados, algo como uma restauraçao do sistema? Obrigado e abs

walterw

Mensagempor walterw » Seg, 20 de Agosto 2012, 13:38

abdo (20-08-2012, 11:44) escreveu:Boas Walter

A maneira que eu uso para recuperar o grub é a mais simples de todas e sempre funcionou aqui comigo nas inumeras vezes que precisei, já que tenho uma partição só para testar as distros que surgem e muitas vezes acabam me pregando uma peça, tipo umas não colocam o SO original no grub, outras dão pau durante a instalação e voce já formatou a mbr com o grub novo etc etc...

Use um live cd/liveusb e pelo terminal...

Monte a partição : (Troque sda2 pela partição do seu Ubuntu).
Código: sudo mount /dev/sda2 /mnt

Reinstale o GRUB 2 :
Código: sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Reinicie o computador.

Esta dica eu retirei do forum do ubuntu. (post mil e uma maneiras...)

Boas abdo! Obrigado pela ajuda. Veja bem, ja testei essa opçao q vc mandou e tb testei substituindo o mnt por media em alguns comandos (li em um post q era p trocar), fiz de diversas formas e nao consegui. Obrigado novamente, abss!

walterw

Mensagempor walterw » Seg, 20 de Agosto 2012, 13:47

Ah, esqueci de falar mas o computador nao esta + apitando qndo ligo. Ele abre normalmente o live cd. Abri ate o live usb do fedora! Isso pode ser um sinal de q o hd nao esta danificado ou nao tem influencia ja q o boot eh dado pelo cd?

walterw

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 20 de Agosto 2012, 15:25

walterw (20-08-2012, 13:47) escreveu:Ah, esqueci de falar mas o computador nao esta + apitando qndo ligo. Ele abre normalmente o live cd. Abri ate o live usb do fedora! Isso pode ser um sinal de q o hd nao esta danificado ou nao tem influencia ja q o boot eh dado pelo cd?

Se é dado pelo CD e este está no topo da cadeia na lista de Arranque, então pode ser por isso que deixou de ouvir os apitos! Quando liga o computador, é efetuado um varrimento dos suportes de arranque, se selecionarmos 1 deles, os que vêm atrás não são lidos, apesar do sistema saber que eles estão lá. Assim sendo, como arranca pelo CD, o HD não passa com as cabeças de leitura na zona afetada!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor walterw » Ter, 21 de Agosto 2012, 13:16

Luis Cardoso (20-08-2012, 15:25) escreveu:
walterw (20-08-2012, 13:47) escreveu:Ah, esqueci de falar mas o computador nao esta + apitando qndo ligo. Ele abre normalmente o live cd. Abri ate o live usb do fedora! Isso pode ser um sinal de q o hd nao esta danificado ou nao tem influencia ja q o boot eh dado pelo cd?

Se é dado pelo CD e este está no topo da cadeia na lista de Arranque, então pode ser por isso que deixou de ouvir os apitos! Quando liga o computador, é efetuado um varrimento dos suportes de arranque, se selecionarmos 1 deles, os que vêm atrás não são lidos, apesar do sistema saber que eles estão lá. Assim sendo, como arranca pelo CD, o HD não passa com as cabeças de leitura na zona afetada!

Entendi. Mas já deixei ele arrancar pelo HD e ele não apitou. Vou tentar formatá-lo e ver se tudo voltará ao normal. Farei isso no fds, mas antes irei colar aqui o erro que aparece quando tento restaurar a grub. Obrigado pela ajuda, abraços

walterw

Mensagempor Marlom Jobsom » Ter, 21 de Agosto 2012, 23:51

Se não conseguiu resolver o problema ainda, dá uma olhada nesse vídeo. O amigo deu uma dica acima, mas caso não tenha funcionado, experimenta essa pra recuperar seu GRUB.

Marlom Jobsom

Mensagempor walterw » Qui, 23 de Agosto 2012, 15:07

Marlom Jobsom (21-08-2012, 23:51) escreveu:Se não conseguiu resolver o problema ainda, dá uma olhada nesse vídeo. O amigo deu uma dica acima, mas caso não tenha funcionado, experimenta essa pra recuperar seu GRUB.

Certo, Marlom, não estou em casa por isso não poderei fazê-lo, mas assim que estiver farei e posto aqui o que aconteceu. Obrigado pela ajuda, abraço!

walterw

Próximo

Voltar para Questões gerais