Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:40 Pesquisa avançada

Problemas com drivers gráficos de placas ATI

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Problemas com drivers gráficos de placas ATI

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Agosto 2012, 21:34

portaro (30-08-2012, 18:31) escreveu:Pois isso acontece mesmo após fazer a reconfiguração do splash continuar a aparecer o text do plymouth, daí que seja importante esta linha -

mode_option=1280x1024-24, que é a renderização do monitor (pensoq ue se chama renderização) e esta outra GRUB_CMDLINE_LINUX=" splash vga=791 alterando estas o user normalmente consegue fazer aparecer as animaçoes do plymouth.

A mim aconteci-me isso com o Ubuntu 10.04 e foi com a GRUB_CMDLINE_LINUX=" splash vga=791 que resolvi o meu problema, não me recordo onde encontrei a info sobre a vga, acho que foi no manual do Aptosid, sei que só quando coloquei o valor 791 me começou a aparecer sem quebras as imagens de Plymouth.

Mas a animação do Plymouth continua normalmente (pelo menos comigo), apenas aparece o texto extra, mas a animação continua na boa!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor portaro » Qui, 30 de Agosto 2012, 22:58

VoÇe então tem texto que é a imagem acima e depois rodalhe a animação do Plymouth? , a mim ficava-me tudo preto quando me abria texto, certas vezes nem me aparecia nada mas sempre que me aparecia o texto não tinha a a nimação da distro, o texto é como que uma opção metida precisamente para casos em que por alguma razão a grafica não se adapta e não deixa revelar o boot animado do Plymouth. O seu caso Luís é algo que nunca havia visto nem me haviam mencionado, normalmente os users queixam-se de que lhes aparece o texto ou uma imagem preta e n~ao a animação do Plymouth que está também em temas e procuram resolver esse facto, mas nunca havia visto alguém a quem lhe apareça texto + animação gráfica da distro, é curioso não sabia que havia essa hipótese, obrigado por escrever assim sempre fico a saber esse dado.

A titulo de interesse deixo aqui o link do fórum onde me ensinaram a resolver estes problemas -> http://forumubuntusoftware.info/viewtopic.php?f=72&t=5937&p=59309#p59309

portaro

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Agosto 2012, 23:19

portaro (30-08-2012, 22:58) escreveu:VoÇe então tem texto que é a imagem acima e depois rodalhe a animação do Plymouth? , a mim ficava-me tudo preto quando me abria texto, certas vezes nem me aparecia nada mas sempre que me aparecia o texto não tinha a a nimação da distro, o texto é como que uma opção metida precisamente para casos em que por alguma razão a grafica não se adapta e não deixa revelar o boot animado do Plymouth. O seu caso Luís é algo que nunca havia visto nem me haviam mencionado, normalmente os users queixam-se de que lhes aparece o texto ou uma imagem preta e n~ao a animação do Plymouth que está também em temas e procuram resolver esse facto, mas nunca havia visto alguém a quem lhe apareça texto + animação gráfica da distro, é curioso não sabia que havia essa hipótese, obrigado por escrever assim sempre fico a saber esse dado.

A titulo de interesse deixo aqui o link do fórum onde me ensinaram a resolver estes problemas -> http://forumubuntusoftware.info/viewtopic.php?f=72&t=5937&p=59309#p59309

O problema do portaro era diferente deste que está aqui reportado, no seu caso o Plymouth falhava o arranque (devido a um requisito gráfico), então era mostrado o boot em modo de texto.

O caso aqui apresentado, refere-se a algo que não é muito preocupante, no sentido de não afectar no funcionamento normal do computador, mas fica mal, não haver qualquer erro e ser apresentado este texto levando os utilizadores pensar que se passa algo de errado com o seu Sistema. Quando na realidade, é algum processo que se atrasou no arranque e levou a que outros processos "ascendessem" de modo a serem apresentados no Plymouth.

Eu tenho um problema ainda mais esquisito no meu desktop com Ubuntu 11.10 e Nvidia. O computador tem um arranque tão rápido que passa do Grub para o LightDM de forma tão rápida, que o Plymouth é carregado em cima do LightDM. Por isso, antes de interagir com o LightDM, tenho de dar um [Enter] para fazer sair o Plymouth da frente... :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor portaro » Qui, 30 de Agosto 2012, 23:51

Daquilo que me recorda dessa altura que andei a pesquisar, e mesmo no forum oficial UBuntu (onde não obtive boas ajudas) é que o problema se deve ás gráficas e que o PLymouth apresenta-se em modo texto por omissão como alternativa, mesmo assim acho que estas opiniões nos ajudam a entender melhor o problema , agora fico na dúvida se a ideia que tenho é realmente aquilo que o Plymouth faz como recurso ou não -<

http://forumubuntusoftware.info/viewtopic.php?f=7&t=5230&start=0

Pesquisando tb encontrei isto agora->

http://www.muylinux.com/2012/08/13/como-recuperar-la-animacion-de-arranque-en-ubuntu-y-cia-despues-de-instalar-los-controladores-privativos-de-nvidia-y-ati/

portaro

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 31 de Agosto 2012, 9:25

portaro (30-08-2012, 23:51) escreveu:Daquilo que me recorda dessa altura que andei a pesquisar, e mesmo no forum oficial UBuntu (onde não obtive boas ajudas) é que o problema se deve ás gráficas e que o PLymouth apresenta-se em modo texto por omissão como alternativa, mesmo assim acho que estas opiniões nos ajudam a entender melhor o problema , agora fico na dúvida se a ideia que tenho é realmente aquilo que o Plymouth faz como recurso ou não -<

http://forumubuntusoftware.info/viewtopic.php?f=7&t=5230&start=0

Pesquisando tb encontrei isto agora->

http://www.muylinux.com/2012/08/13/como-recuperar-la-animacion-de-arranque-en-ubuntu-y-cia-despues-de-instalar-los-controladores-privativos-de-nvidia-y-ati/

É assim, quando o fundo é preto e aparece texto a branco, isso não é o Plymouth mas sim a shell do Linux. O Plymouth foi criado com a intenção de esconder esse carregamento via texto (apesar de ele continuar a ser feito em background), e a prova é que quando falha o Plymouth, vemos esse texto. O mesmo está a ocorrer no caso apresentado aqui neste tópico, só que neste caso em particular, não houve a falha do Plymouth, mas algo fez com que algo que devia estar a correr em background passasse a correr na camada superior.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Marlom Jobsom » Seg, 3 de Setembro 2012, 22:46

por portaro » Qua, 29 de Agosto 2012, 20:52
Os seus drivers deviam funcionar pois estão na versão 12 o que quer dizer que estão mantidos->
http://support.amd.com/us/gpudownload/l%20...%20ng=English

Só tem problemas com o Plymouth? (imagem de inicio) ou continua quando inicia sessão já no ambiente de trabalho?

Bo deixo-lhe já aquilo que lhe pode corrigir o problema (senão depois esqueço-me do post e só venho cá quando calhar eheh) ai vai 1 aviso, os passos a seguir podem quebrar o initramfs ou o grub convem fazer um backup de dados ( a mim nunca se me quebrou nada e tb sofri de um problema assim mesmo assim pode acontecer).

Antes de tudo tem de saber qual a melhor resolução que os eu monitor tem para isso ->
sudo hwinfo --framebuffer

Quase de certeza que vai suportar uma de 1280X1024 se é ATI com 24 bits

Vamos lá->
sudo apt-get install v86d
sudo gedit /etc/default/grub

Localize a linha
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash"

Substitua por
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset video=uvesafb:mode_option=1280x1024-24,mtrr=3,scroll=ywrap"

Localize a linha
#GRUB_GFXMODE=640x480

substitua por
GRUB_GFXMODE=1280x1024

---------------
* não configure já esta linha só caso a imagem de boot quando reiniciar esteja toda preta é que pode necessitar esta dica.
na linha pode ter que por o seguinte splash vga=791
GRUB_CMDLINE_LINUX=" splash vga=791
---------------

sudo gedit /etc/initramfs-tools/modules

cole isto no fim do ficheiro e feche
uvesafb mode_option=1280x1024-24 mtrr=3 scroll=ywrap

terminal mais uma vez e
echo FRAMEBUFFER=y | sudo tee /etc/initramfs-tools/conf.d/splash

Importante este dois comandos senão pode quebrar tudo->
sudo update-grub2
sudo update-initramfs -u

Reboot! Feito

CAso o plymouth seja preto então faça o passo do vga=791 (os codigos vga podem variar http://www.pendrivelinux.com/vga-boot-m ... esolution/) o que lhe dei costuma funcionar na adopção do monitor.

Apliquei a sua solução. Resolveu em parte. Agora, na inicialização, não aparece nada, apenas um fundo preto, mas na hora de desligar o computador, aparece a tela que deveria aperecer. Entretanto, notei algo mais "sinistro" e to achando que desinstalar os drivers será a melhor saída =/

Vejam a imagem do meu monitor do sistema

As linhas do gráfico estão totalmente descontinuadas. Tentei configurar a placa de vídeo usando o programa da ATI deixando a qualidade no máximo, mas não resolveu nada. Não sei se tem mais falhas gráficas no sistema, essa foi a primeira que notei, talvez tenha mais por aí. :cry:

Marlom Jobsom

Anterior

Voltar para Questões gerais