Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:43 Pesquisa avançada

Ubuntu não lê CD/DVD

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ubuntu não lê CD/DVD

Mensagempor Evane » Sáb, 6 de Outubro 2012, 19:39

Oi, gente! Instalei o Ubuntu há um tempo já, desde o 11.10, mas me considero relativamente novata nesse mundo.
Tava tudo numa boa no meu Ubuntu, até que eu tentei abrir um CD nele. O negócio é que ele não está lendo cd's nem dvd's.
Ele detecta o cd, mas mostra como se fosse virgem. Já dvd ele nem tenta abrir. Eu uso o Ubuntu 12.04, e já testei com vários cd's, mas não funciona. Alguma dica de como posso resolver isso?
Evane

Re: Ubuntu não lê CD/DVD

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Outubro 2012, 20:41

Evane (06-10-2012, 19:39) escreveu:Oi, gente! Instalei o Ubuntu há um tempo já, desde o 11.10, mas me considero relativamente novata nesse mundo.
Tava tudo numa boa no meu Ubuntu, até que eu tentei abrir um CD nele. O negócio é que ele não está lendo cd's nem dvd's.
Ele detecta o cd, mas mostra como se fosse virgem. Já dvd ele nem tenta abrir. Eu uso o Ubuntu 12.04, e já testei com vários cd's, mas não funciona. Alguma dica de como posso resolver isso?

Recentemente houve um utilizador a queixar-se disso (veja aqui). No caso dele verificou-se que os DVD's que não eram lidos, estavam em formatos próprios que requerem programas proprietários para serem lidos. Será que está acontecer o mesmo neste caso?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Outubro 2012, 20:42

A propósito,

Olá Evane,

Seja :bemvinda: ao fórum :ubuntued:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 6 de Outubro 2012, 20:55

Pode ser problema com formatos proprietários como o Luis falou. Então tenta isto(selecione todo o código, cole no terminal e dê enter. Um código por vez):

Código: Selecionar todos
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree vlc

sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

sudo apt-get install app-install-data-medibuntu apport-hooks-medibuntu
Editado pela última vez por yuryrodrigues em Sáb, 6 de Outubro 2012, 21:31, em um total de 1 vez.
yuryrodrigues

Mensagempor Evane » Sáb, 6 de Outubro 2012, 21:10

Obrigada, Luís! :D
Quanto ao problema, eu colei os comandos no terminal, Yuri, testei e aconteceu a mesma coisa: apareceu uma janela dizendo q eu tinha inserido um disco em branco e perguntando o q eu queria fazer (abrir k3b, janela, etc). :/
Evane

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Outubro 2012, 21:12

Atenção Yury, o 2º vai dar problemas, pois foi encurtado, mude a tag de terminal para code para poder ser copiado correctamente! Trata-se de um bug no fórum, conhecido, mas não resolvido!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Outubro 2012, 21:15

Evane (06-10-2012, 21:10) escreveu:Obrigada, Luís! :D
Quanto ao problema, eu colei os comandos no terminal, Yuri, testei e aconteceu a mesma coisa: apareceu uma janela dizendo q eu tinha inserido um disco em branco e perguntando o q eu queria fazer (abrir k3b, janela, etc). :/

O CD foi gravado por si num outro Sistema Operativo, ou foi adquirido já gravado (tipo CD de música de algum artista, de aplicações, vídeo que comprou numa loja)?
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 6 de Outubro 2012, 21:17

Luis Cardoso (06-10-2012, 21:12) escreveu:Atenção Yury, o 2º vai dar problemas, pois foi encurtado, mude a tag de terminal para code para poder ser copiado correctamente! Trata-se de um bug no fórum, conhecido, mas não resolvido!

O 2º comando corrigido:
sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Evane » Sáb, 6 de Outubro 2012, 21:24

Sim, é um CD já gravado (de um artista), e outros já gravados em outro OS. Nenhum é lido.
Evane

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 6 de Outubro 2012, 21:30

Luis Cardoso (06-10-2012, 21:12) escreveu:Atenção Yury, o 2º vai dar problemas, pois foi encurtado, mude a tag de terminal para code para poder ser copiado correctamente! Trata-se de um bug no fórum, conhecido, mas não resolvido!

Obrigado, pelo aviso e correção. Não sabia deste bug :OK:
yuryrodrigues

Próximo

Voltar para Questões gerais