Quem sempre teve aquele problema de "FirewallID não está sendo executado" na hora de instalar uma impressora no Ubuntu sabe como é o sentimento de "como que eu faço isso?" batendo quando você precisa, com pressa, imprimir algum documento. Aqui eu vou mostrar para vocês uma outra forma de instalar a impressora em rede no Ubuntu de forma muito mais rápida e prática!
Segure ALT e depois aperte F2 para abrir uma pequena janela de comando. Se preferir, use o Terminal, os resultados são os mesmos. Nesta janela, digite system-config-printer e uma nova janela se abrirá, como era nas versões anteriores do Ubuntu.
Logicamente, queremos adicionar uma impressora. Então clique no botão Adicionar.
Nesta nova janela, clique em Impressora de rede e depois Localizar impressora de rede. Digite o nome da máquina ou o IP de onde a impressora está e clique em localizar.
Automaticamente a configuração foi efetuada no meu caso. Clique em Avançar.
Agora é necessário escolher os drivers. No meu caso, eu preferi selecionar no banco de dados. Escolhi HP, cliquei em avançar e procurei pelo modelo da minha impressora, a 1606dn. Cliquei novamente em Avançar.
Agora o assistente pede para descrever a impressora. Pus na descrição "Setor financeiro" para saber onde estava sendo impresso o documento.
Imprimi uma página de testes para confirmar a configuração. O resultado foi uma linda folha de testes em preto em branco (bem melhor que mil coloridas do Windows
).E aqui foi de uma outra impressora que instalei no mesmo processo. Essa é colorida
Que tal?
Espero conseguir ajudar alguém com essas informações! Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar.
A minha fonte original veio do Xerxes Lins que publicou isso no Viva o Linux. Por algum motivo, não consegui por a URL aqui. Dei uma complementada para ficar mais claro.

Abraços galera!