Já tem um tempo que ouço falar que o desempenho do Ubuntu é mais lento do que muitas outras distribuições, que ele não é tão bem otimizado, (até indelicadezas do tipo, "o ubuntu vem com uns lixos, que só fazem o sistema ficar pesado..." etc, etc... Muito mimi e nada que venha somar pra fazer com que o desempenho melhore realmente, só um monte de reclames de pessoas que muitas das vezes só querem trollar com o projeto alheio sem nunca ter feito nada por ele (E POR NENHUM OUTRO TAMBÉM A NÃO SER VAMPIRIZAR-LOS)! O ubuntu é um sistema que se propõe a vir pronto, por tanto, ele tenta (e só pode tentar mesmo, pois alcançar é impossível) atingir o gosto da maioria de usuários possíveis, só que esses usuários são humanos e como sabemos ninguém é 100% igual a outro (nem que seja gêmeo)! Mas no que diz respeito a criar um sistema pronto de fabrica com básico para que o usuário leigo (foco do projeto da Canonical) esteja com tudo em mãos pra usar o Desktop assim que o instalar e a custo 0, ai sim, ele é vitorioso nisso com toda certeza! O Ubuntu quando sai de fabrica vem com um sistema quase pronto pra maioria dos usuários focos do projeto que só querem o que é trivial do dia-a-dia! Baixou uns programinhas e instalou alguns outros aplicativos, e pronto, o sistema está preparadíssimo pra uso sem maiores transtornos!
Bem, após ter dito o que muitos com certeza já conhecem por ter contato com o projeto GNU/Linux Ubuntu, vamos ao foco do tópico hora aqui por mim aberto. Navegando pela internet em busca de uma opção que proporciona-se uma maior otimização do desempenho do Sistema Operacional GNU/Linux Ubuntu, achei duas iniciativas muito interessantes pra quem quer ter o sistema exatamente como imagina, só com os seus aplicativos e nada mais! O processo é razoavelmente fácil e só demandará um pouco do seu tempo, (dependendo de sua velocidade de acesso a internet) e força de vontade em querer aprender mais! Além de lhe tirar o medo do Shell, ainda vai lhe enriquecer e lhe dar como prêmio por seu esforço e aprendizado, um sistema muito mais enxuto e do jeito exato que você idealizou!
O assunto em pauta trata-se da instalação do sistema através da iso minimal. No tópico em apresso, trago-lhes duas alternativas, 1ª: Um link mostrando passo-a-passo a instalação do GNU/Linux Ubuntu mini iso 10.04 LTS; 2ª: Outro link falando sobre a instalação do GNU/Linux Ubuntu mini iso 11.04 (com direito a pdf e tudo)!
Ubuntu Lucid Lynx - Instalação mínima (mini-iso) de 13MB
[TUTORIAL] Ubuntu Minimal
Lógico que não se restringe só a esses "buntus" pode usar os artigos em outros "buntus" também, salvaguardando algumas peculiaridades mostradas por exemplo na colocação feita neste texto aqui... [TUTORIAL] Ubuntu Minimal
Eu fiz o do tutorial e fucionou 100%, até pensei em montar um sistema com só o GNOME 3 como ambiente gráfico principal, mas como não sei aidan como proceder isso, ainda não fiz, mas um dia em aprendo, se alguém já me quiser ensinar agradeço!
É isso, ótima experiência de aprendizado sobre o sistema e de quebra ficará super otimizado e leve o seu GNU/Linux Ubuntu tão somente com os aplicativos que você quiser de partida! Não tem como ser mais customizável que isso!
Espero que o tópico contribua pra seu aprendizado e desenvolvimento no que diz respeito ao sistema hora sitado e que você crie um ótimo sistema operacional!
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!