Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:46 Pesquisa avançada

O que é o zram?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: O que é o zram?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 15:28

Não cria nenhuma partição Marlom. O ZRam faz uma coisa que eu já cheguei a fazer quando não tinha partições suficientes e não criava uma partição Swap: ele cria um ficheiro e usa-o como SWAP. Basicamente é tão simples quanto isto!

Claro que ao nível de hardware o acesso a uma partição swap pode ser um pouquinho mais rápido (creio que nada humanamente percetível) que o um ficheiro, mas isso não é nada de especial.

Sobre o que acontece à partição swap que você já tinha? Pode ou não ser usada conforme o que o programa achar melhor. Não sei qual é o algoritmo dele e nem sei se quem escolhe é ele. Os sistemas linux quando têm mais que uma partição Swap são transparentes na escolha e usam as que tiverem acesso consoante o que precisarem.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Qui, 8 de Novembro 2012, 15:35

Ontem tive que reinstalar o Ubuntu. E após a instalação, lá estava de volta. Uma partição zram '-' A mesma que ta na imagem que postei nesse tópico.
Recentemente instalei o Ubuntu pra um amigo e como ele tem pouca memória ram, resolvi instalar o zram. Após a instalação não foi criada nenhuma partição. O Utilitário de Unidade não exibiu essa partição 'Unidade estado sólido 2.1GB'

Marlom Jobsom

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 15:39

Você criou uma partição com o propósito de Swap no seu amigo e ele acho que é uma unidade do disco? Sem sim a explicação é simples: você esqueceu-se de formatar essa partição com o tipo "Linux-Swap". A solução é simples, arranque com o ubuntu Live (por CD ou pen) e com o Gparted formate essa partição com esse formato. Reinicie e o Ubuntu certamente irá utilizá-la.

Sobre você ver uma partição zram, isso porque o zram "monta" o ficheiro que ele cria para Swap. Mas na verdade é uma partição "virtual".
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Qui, 8 de Novembro 2012, 15:41

Como faço pra removê-la por completo?

Marlom Jobsom

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 15:43

remover a partição zram? ela é virtual e criada certamente em todos os arranques pelo zram. Portanto se não a quer: desinstale o Zram! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Qui, 8 de Novembro 2012, 17:50

Sim, remover a partição e qualquer outra coisa relacionada à ele. Não tem como eu desinstalar se eu não tenho ele instalado, por isso o caso é estranho :S
A única coisa que vejo aqui é o arquivo de montagem que fica em /dev/zram0

Marlom Jobsom

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 18:11

Olá Marlom,

Se depois de desinstalar ele ainda está a montar o Zram, então creio que só há uma hipótese, existe uma regra no ficheiro que define quais partições montar, o FSTAB.

Portanto, sugiro que procure pela partição no FSTAB e remova-a. Mas tenha muito cuidado com este ficheiro pois obviamente ele mexe com opções muito sensíveis! Para editar o ficheiro execute o comando seguinte:
sudo gedit /etc/fstab

Em todo o caso, antes de editar o ficheiro sugiro vivamente que veja este tópico na parte em que eu falo dele, nomeadamente o backup que recomendo e como ele funciona. Atenção este link não fala desta situação em específico, mas como fala deste ficheiro sugiro que leia!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Qui, 8 de Novembro 2012, 22:40

Eu nunca instalei o zram no meu ubuntu. :S
Por isso to querendo remover ele. Porque não sei como surgiu essa partição zram.

Eu criei uma partição Swap com 4GB, mas no Monitor do Sistema mostra mais. Acredito que seja por conta da zram, deve ter somado o valor da partição dela ao da swap.

Esse é o arquivo que faz referência ao zram. Ele é a única cosia que achei no sistema sobre isso. Só não deletei ainda porque não quero fazer as coisas sem ter certeza :D

Marlom Jobsom

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Novembro 2012, 22:52

Marlom Jobsom, eu tenho quase a certeza que alguém deve tê-lo instalado, acho impossível ter o Zram ou algo relacionado com ele no Ubuntu. Esse é o Ubuntu ou é algo remaster que você instalou?

E sobre o /etc/fstab que eu lhe falei? Quais são os conteúdos dele?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Marlom Jobsom » Sex, 9 de Novembro 2012, 3:01

A minha instalação é do zero. Baixei a imagem do site oficial. Semana passada fiz uma iso do meu sistema usando o remastersys, tem dois dias que formatei meu pc com o ubuntu porque tinha perdido a partição onde ele estava salvo, formatei usando a iso que criei.
Ninguém mais usa o meu pc. A outra conta que tenho ativada é de usuário básico, e quem usa são pessoas sem conhecimento técnico algum em computação :S

Aqui ta o resultado do comando que tu me pediu

Marlom Jobsom

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais