Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:17 Pesquisa avançada

Nemo no Ubuntu 12.04

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Nemo no Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 5 de Setembro 2012, 21:27

Instalando o gerenciador de arquivos Nemo no Ubuntu 12.04

O Nemo é o gerenciador de arquivos mais comentado do momento. Um fork do Nautilus 3.4 que foi criado para atender as “brechas” deixadas pela versão 3.6 do Nautilus, o Nemo é desenvolvido pela equipe do Linux Mint e promete ser um dos gerenciadores de arquivos mais usados nos próximos anos.

Se você ainda não conhece as funções do Nemo, separamos abaixo algumas das mais interessantes:
  • Todos os recursos do Nautilus 3.4 que não foram pro Nautilus 3.6 (todos os ícones da área de trabalho, vista compacta, etc.)
  • Abrir arquivos no terminal
  • Abrir arquivos como root
  • Informações sobre os arquivos e andamento das operações
  • Gerenciador de favoritos em GTK
  • Plenas opções de navegação
  • Diversas opções de configuração

Instalação

E aqui estão algumas novidades que ainda serão implementadas no Nemo:
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-nightly && sudo apt-get update

Para instalar:
sudo apt-get install -y nemo

E se você quiser experimentar o Cinnamon (versão em fase de testes!), que é um dos ambientes de desktop padrão do Linux Mint, utilize o mesmo PPA e instale o Cinnamon:
sudo apt-get install -y cinnamon

fonte: #Seja Livre! por Vinícius Vieira
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Re: Nemo no Ubuntu 12.04

Mensagempor Ron Alon » Qui, 6 de Setembro 2012, 3:20

Mint! Minha segunda distro favorita.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 6 de Setembro 2012, 9:49

Eu estive a testar o Nemo, assim que vi esta notícia, e fiquei com a impressão de que o mesmo está um pouco mais rápido que o Nautilus (em termos de arranque). Nota-se que foram buscar alguma da estética perdida do Nautilus 2, estética essa que ainda se encontra presente no PCManFM, que o torna favorito se tiver de escolher entre ele e o Nautilus 3.

Por acaso, do pouco que usei, diria que este estava muito, mas mesmo muito, bom! :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ron Alon » Qui, 6 de Setembro 2012, 11:17

Luis Cardoso (06-09-2012, 9:49) escreveu:Eu estive a testar o Nemo, assim que vi esta notícia, e fiquei com a impressão de que o mesmo está um pouco mais rápido que o Nautilus (em termos de arranque). Nota-se que foram buscar alguma da estética perdida do Nautilus 2, estética essa que ainda se encontra presente no PCManFM, que o torna favorito se tiver de escolher entre ele e o Nautilus 3.

Por acaso, do pouco que usei, diria que este estava muito, mas mesmo muito, bom! :yeah:

Vou instalá-lo agora! \o/
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Alessandra Vianna » Dom, 2 de Dezembro 2012, 16:14

Eu instalei o Cinnamon no meu Ubuntu 12.04. Só não consigo fazer o Nemo ficar como gerenciador de arquivos padrão.

O Nautilus continua abrindo na sessão do Cinnamon, queria desabilitá-lo. Não gosto do Nautilus. Estou começando a ficar frustrada.

Alguém sabe uma solução segura para este problema?
Alessandra Vianna

Mensagempor Ron Alon » Dom, 2 de Dezembro 2012, 16:58

Alessandra Vianna (02-12-2012, 15:14) escreveu:Eu instalei o Cinnamon no meu Ubuntu 12.04. Só não consigo fazer o Nemo ficar como gerenciador de arquivos padrão.

O Nautilus continua abrindo na sessão do Cinnamon, queria desabilitá-lo. Não gosto do Nautilus. Estou começando a ficar frustrada.

sudo apt-get remove nautilus

será que rola?
Não sei porque nunca fiz.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Alessandra Vianna » Dom, 2 de Dezembro 2012, 17:37

Ron Alon (02-12-2012, 15:58) escreveu:
Alessandra Vianna (02-12-2012, 15:14) escreveu:Eu instalei o Cinnamon no meu Ubuntu 12.04. Só não consigo fazer o Nemo ficar como gerenciador de arquivos padrão.

sudo apt-get remove nautilus

será que rola?
Não sei porque nunca fiz.

Não sei, acho que não. Ele faz parte das dependências do GNOME, não é? Se eu fizer isso, provavelmente vai dar caquinha.
Alessandra Vianna

Mensagempor Ron Alon » Dom, 2 de Dezembro 2012, 18:10

Alessandra Vianna (02-12-2012, 16:37) escreveu:Não sei, acho que não. Ele faz parte das dependências do GNOME, não é? Se eu fizer isso, provavelmente vai dar caquinha.

Provavelmente. Mas tem como você deixar o Nemo como padrão.

Instalou o nemo-fileroller?

sudo apt-get install -y nemo-fileroller

Depois, vá ao menu do Cinnamon. Acessórios > clique com o botão direito no Nemo e depois em "Definir como gerenciador de arquivos padrão" ou algo assim.

Veja se deu resultado.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Alessandra Vianna » Dom, 2 de Dezembro 2012, 19:34

Ron Alon (02-12-2012, 17:10) escreveu:
Alessandra Vianna (02-12-2012, 16:37) escreveu:Não sei, acho que não. Ele faz parte das dependências do GNOME, não é? Se eu fizer isso, provavelmente vai dar caquinha.

Provavelmente. Mas tem como você deixar o Nemo como padrão.

Instalou o nemo-fileroller?

sudo apt-get install -y nemo-fileroller

Depois, vá ao menu do Cinnamon. Acessórios > clique com o botão direito no Nemo e depois em "Definir como gerenciador de arquivos padrão" ou algo assim.

Veja se deu resultado.

Não deu certo, Ron. Estou revirando o Google e nada.

Quando clico com o botão direito aparece:
Adicionar ao painel
Adicionar à área de trabalho
Remover dos favoritos

========== EDITADO ==========

Não sei o que eu fiz, ou o que aconteceu, mas o Nemo agora está como padrão (eu acho). Todos os diretórios estão abrindo por ele.

Obrigada da mesma forma, Ron! :)
Alessandra Vianna

Mensagempor Ron Alon » Dom, 2 de Dezembro 2012, 21:08

Alessandra Vianna (02-12-2012, 18:34) escreveu:Não sei o que eu fiz, ou o que aconteceu, mas o Nemo agora está como padrão (eu acho). Todos os diretórios estão abrindo por ele.

Obrigada da mesma forma, Ron! :)

Que é isso! ^^ Estamos aqui pra qualquer dúvida! :)
Ron Alon
Redator Geekzinho

Próximo

Voltar para Notícias