por rafael tavares » Ter, 11 de Outubro 2011, 19:16
Claudio,
Pode considerar este "thread" como concluído, pelos fatos que se seguem:
1) Resolvi e instalei no HD do meu desktop uma versão mais antiga do Ubuntu - a 9.04 - que já tinha testado com o live CD há tempos e tinha funcionado OK, nesta modalidade.
2) A instalação no HD em dual boot com o Windows XP funcionou normalmente tb sem mensagens de erro no Ubuntu como tinha acontecido com o 11.04, com uma única exceção: continua sem a conexão com a Internet.
3) Entrei em contato como meu ISP - provedor de serviço de Internet. Eles testaram a conexão e deram um diagnóstico: meu acesso ao servidor ISP está OK (o Windows XP instalado em dual boot acessa normalmente); o problema se deve a necessidade de atualização da minha placa de rede (VIA Rhine Family on-board na placa-mãe Asus P5VDC-X).
4) No CD de instalação da minha placa Asus existe o driver para o Linux com as instruções para atualização da placa de rede que vou testar nos próximos dias, quando tiver um tempo (a instrução é longa: comandos dos linux explicados em inglês traduzidos do chinês...ufa!)
Resolvendo a questão vou estar mais familiarizado com o Ubuntu/Linux - de que sou iniciante - e tento o upgrade para o 11.04.
Obrigado pela orientação sua e dos demais que colaboraram, RT.