Recentemente o Google anunciou o fim de vários serviços: os projetos do Google Labs estão sendo descontinuados aos poucos, com algumas exceções de produtos promovidos. Nessa onda de encerramento de projetos menores, até o Buzz está indo junto.
O Buzz era visto como um Twitter "melhorado". Ele fez um grande "buzz" no começo mas não foi bem levado a médio e longo prazo, uma vez que o Twitter já estava bem estabelecido. Com o Google+ já não faz tanto sentido manter o projeto, já que o G+ permite fazer em parte a mesma coisa: postar atualizações e seguir as pessoas desejadas, com muitos outros recursos integrados.
Entre os projetos que estão sendo fechados agora, os principais são:
Code Search e sua API serão fechados em 15 de janeiro de 2012. Era uma ferramenta de pesquisa na web por código open source.
Google Buzz e sua API serão encerrados nas próximas semanas. Não será mais possível postar conteúdo, mas os posts existentes poderão ser vistos no Google Profile e, quem quiser, poderá fazer o download das mensagens pelo Takeout.
Jaiku, produto adquirido pelo Google em 2007, foi mais uma tentativa fracassada do gigante em atacar o Twitter; ele será fechado em 15 de janeiro também.
Há vários anos o projeto iGoogle tem algumas características de redes sociais, mas estes itens serão encerrados também em 15/01. Os apps que não são "sociais" continuarão funcionando normalmente. Para o uso social, com contatos com amigos em geral, o objetivo é mover todo mundo para o Google+.
O projeto University Research Program for Google Search, que fornece uma API de busca em uma lista selecionada de trabalhos acadêmicos, também será encerrado na mesma data.
Os sites Boutiques.com e Like.com levarão para a página de busca de produtos do Google.
Em geral as grandes empresas também erram e aprendem. Segundo o post anunciando o encerramento destes serviços, o grupo aprendeu muita coisa em produtos como o Buzz, e agora focam todo o trabalho no Google+, uma rede que centraliza vários serviços com características de redes sociais da empresa.
O Orkut, no entanto, continua como está. É difícil prever como será a integração com o Google+ no futuro, algo que poderá ocorrer em algum momento. De qualquer forma o projeto do Orkut é uma rede social muito largada, vê-se pelo acesso mobile, tão desejado hoje em dia - ainda mais sendo um produto de alguém que mantém o Android. A versão mobile do Orkut é terrível, não oferece suporte às comunidades nem recados em HTML (incluindo muitos que contém apenas textos!); e acessar a versão completa nos smartphones é algo bem chato e demorado. Definitivamente, não é um foco para a empresa.
ORIGEM CRIACIONAL: HARDWARE
Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!