Notebook:
Marca: Gateway
Processador: Intel Pentium P6200
Placa de vídeo integrada: Intel HD Graphics ( o Ubuntu reconhece como Intel® Ironlake Mobile x86/MMX/SSE2 )
HD: 320GB
RAM: 2GB
tela: 15,6" HD LED LCD
SO: Ubuntu 13.04 (versão beta) Atualizado 9 de abril de 2013.
A questão é a seguinte:
Quando eu usava o Ubuntu 12.04 e o 12.10 a tela apresentava o mesmo problema, porém pesquisando eu encontrei uma forma de minimizar a situação. O procedimento que fiz foi modificar o arquivo "grub" pelo comando:
sudo gedit /etc/default/grub
Depois alterei a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=linux acpi_backlight=vendor splash"
depois salvei, fechei e atualizei o grub pelo comando:
sudo update-grub
e por fim reiniciei o notebook. Com isso dava para eu controlar o brilho pelas teclas de atalho e pelo gestor de energia, porém eu deveria diminuir o brilho pelas teclas toda vez que eu ligava o notebook, pois a configuração de brilho que eu tinha deixado antes de desligar não voltava quando eu ligada novamente.
O problema mesmo foi quando eu atualizei o Ubuntu 12.10 para o 13.04 (versão beta) e nem o procedimento hora citado acima resolveu mais.
Estou pensando em instalar de novo o Ubuntu 12.10 e o programa criado recentemente pela intel para verificar e instalar drives para linux ,(https://01.org/linuxgraphics/) pois ainda não há opção para o Ubuntu 13.04.
Se alguém tiver alguma solução ou palpite seria muito bem vindo, e eu agradeceria imensamente.