Bem-vindo: Dom, 24 de Novembro 2024, 0:00 Pesquisa avançada

Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Mensagempor daniellfranco » Seg, 3 de Junho 2013, 13:28

Exploit (01-06-2013, 4:05) escreveu:o ubuntu tem firewall e é o melhor que há.. o problema são os programas-servidor..

Como assim "o problema são os programas-servidor.."?????

Estou separando as placas ainda, as que consomem menos, para começar a montar e enfim criar meu Download Center... :D

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 3 de Junho 2013, 15:06

Olá Daniel,

Desculpe ter demorado a responder, mas no último fim de semana andei a migrar aqui o servidor do ubuntued (tal como pode ver aqui) e então acabei por não dizer mais nada.

Sobre a analogia que eu fiz, basicamente é o seguinte: os sistemas linux tiveram a sua génese em sistemas unix, altamente otimizados a funcionamentos em rede; já os sistemas windows foram construídos, digamos, para o utilizadores. Ora, com o passar do tempo, os sistemas linux começaram a evoluir e faltava-lhes a interface que sempre foi o maior calcanhar de aquilos do Linux e que nos últimos anos tem melhorado muito; pelo contrário, com o passar do tempo o windows que já tinha uma excelente interface, teve que melhorar ao nível da rede.

Ora, tal como o Linux tem problemas de interface, o Windows tem problemas na rede. É algo muito similar e isto porque a génese dos dois adveio de coisas diferentes. Por esse mesmo motivo os sistemas linux têm excelentes características para trabalharem em rede. Mas isto também não significa que sejam perfeitos. Na tecnologia nada é perfeito, há sempre um hacker que há de conseguir passar pela segurança. Precisamente por causa disso é que até a Google que tem certamente os serviços de segurança melhores do mundo usa captchas para tentar filtrar possíveis sistemas inteligentes que procurem falhas.

----

Agora que expliquei esta pequena história, vou falar um pouco da segurança do Linux, mais precisamente do Ubuntu. O Ubuntu por padrão não tem nenhum servidor ativo, ou seja, nenhum "programa-servidor" tal como o Exploit disse. Quer isto dizer que o Ubuntu não tem nenhum porta aberta e portanto é altamente complicado algum hacker conseguir penetrar num Ubuntu. Aliás custa-me a acreditar que conseguissem até penetrarem num Ubuntu.

O problema está nas comunicações que o Ubuntu vai fazer, por exemplo ao atualizar um determinado pacote, você poderá estar numa comunicação em que um hacker poderá estar no meio da ligação entre o servidor e você e então envie pacotes modificados para depois abrir brechas no seu computador. Repare que só desta maneira é que, por padrão, um hacker conseguiria entrar no seu Ubuntu. Atenção ao negrito que explico já mais abaixo.

Mas atenção, não tenha medo, o sistema de atualizações do Ubuntu é altamente seguro. Ele utiliza chaves de encriptação e portanto um hacker meter-se no meio de uma comunicação é algo altamente difícil. Não sei bem como é a comunicação, mas ela provavelmente é quase tão segura quanto uma comunicação SSH segura (creio que este tipo de comunicação seja a segurança máxima conhecida para um utilizador normal).

Por isso, diz vocÊ agora: "então estou 100% seguro, certo?". Não. Por acaso não. Tal como eu referi por padrão, sim. A questão é que ao você navegar na internet, se utilizar programas como flash que executam scripts no seu computador (através do seu browser) poderá de certa forma estar a correr um pouco de risco. Claro que ao nível de toda a raiz (root) não há problema de segurança, nenhum script desses vai conseguir ter acesso root (a não ser falhas de segurança que normalmente são sempre corrigidas as atualizações do Ubuntu), no entanto em termos da sua pasta pessoal poderá haver sempre alguma insegurança.

Mas mesmo aqui, a segurança é apertada. O maior problema é quando você liga servidores no seu Ubuntu. Esses servidores, na verdade não são máquinas físicas, são programas que precisam de portas abertas na firewall do Ubuntu. A esses programas chamamos de servidores. Um browser não é um servidor, ele apenas faz pedidos e vai buscar a informação que pediu. Já o servidor abre portas para que alguém peça coisas e depois ele faça pedidos. Essas portas servem para pedir informação, mas consoante o nível de abertura, poderão permitir outras coisas mais. Isto não é algo simples de explicar para quem não está dentro do assunto, mas mesmo isto não é inseguro, o problema é como o servidor lida com as informações que recebe de fora. E é aqui que podem ocorrer os problemas de segurança. E é aqui que muitas empresas gastam muito dinheiro em serviços de segurança, pois têm as portas abertas e portanto é preciso ter sempre muito cuidado com segurança.

Em todo o caso, se vocÊ não vai ter informação sensível, dificilmente vocÊ deverá preocupar-se tanto. Mas é sempre bom ter alguma segurança. Assim, recomendo por exemplo que tente desligar tudo o que são servidores. Normalmente o SSH está aberto no Ubuntu-server, por exemplo. E ligue apenas o que precisar. Neste caso creio que o Deluge faça metade do que vocÊ precisa, que é mandar o computador fazer downloads e informar do estado dos downloads. Um outro servidor que vai precisar é o da comunicação entre você e o computador para buscar os ficheiros transferidos. aqui o melhor seria mesmo usar SSH, segurança máxima (atenção que tem de configurar à mão para que tenha boa segurança), no entanto, isso exige que você o faça através do terminal. Se calhar você isso não quer.

Em todo o caso, apesar de eu nunca ter utilizado, acredito que haja programas para isso. Inclusive sei que o Nautilus (o explorador do Ubuntu) já chegou a ter isso mesmo. Não sei se ainda tem pois no Ubuntu 13.04 andaram a apagar muitas funcionalidades interessantes ¬¬ Mas isto agora é uma questão de vocÊ averiguar que soluções existem.

Ah faltou dizer sobre as portas todas fechadas. Utilize uma firewall simples, por exemplo o gufw e feche TUDO. Depois crie algumas regras só mesmo para permitir o Deluge e o SSH (de preferência noutra porta e aceitar autenticação fica chaves publicas!!).

Acho que este parágrafo acima é a única coisa que vocÊ me pediu para responder. :troll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Seg, 3 de Junho 2013, 15:58

Resposta perfeita... :D :D :D até tem um pouco de exagero pois parte do começo até +- a metade eu já tinha conhecimento, mas é bom pois se alguém que não tem conhecimento for procurar e cair aqui já tem um pouco mais de informação... não sou tãaao leigo em linux que nem a maioria... ;) Já me acostumei com o Terminal, mas claro que uma interface gráfica sempre é um conforto bem vindo.

Vou usar o Ubuntu 12.04 por ser LTS!!! :upsiu:

Vou dar uma visualizada nesse Deluge depois (to no trabalho agora), dei uma pesquisada rápida agora e vi que ele possui um browser integrado, então creio que com ele posso fazer download não apenas de torrents mas também downloads comuns de sites, a não ser que esse browser sirva somente para acessar os sites de torrent para puxar os magnet-link dos torrents...

Já estava quase cogitando em pegar um NAS com suporte a download mesmo (pelo preço ser quase igual ao que eu gastaria para montar um PC de baixo consumo e também por consumir ainda menos energia), porem os que suportam downloads suportam apenas download de torrent, mas como eu quero poder fazer downloads comuns de sites também xD eu vou precisar montar um próprio :D

Muito Obrigado.

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 3 de Junho 2013, 16:01

Pois Daniel, você não me passou o seu CV então supus que eu estava a falar com alguém leigo! :D Em todo o caso é como você diz, mais informação é bom para quem precisar! Se fosse menos é que era pior.

SObre o deluge, eu vou ser sincero, não o uso há talvez uns 3 anos. No entanto, lembro-me de ter usado pois ele permitia aceder até através do smartphone (se bem que na altura eu não tinha, mas vi um amigo a aceder através do smartphone :D ). Agora quanto a fazer download de ficheiros não-torrent, isso não sei informar. Aquilo era interessante pois mostrava o progresso e permitia gerir os downloads.

Depois deixe aqui a sua receita do que fez, para quem precisar! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Seg, 3 de Junho 2013, 17:50

Claudio Novais (03-06-2013, 16:01) escreveu:Pois Daniel, você não me passou o seu CV então supus que eu estava a falar com alguém leigo! :D Em todo o caso é como você diz, mais informação é bom para quem precisar! Se fosse menos é que era pior.

SObre o deluge, eu vou ser sincero, não o uso há talvez uns 3 anos. No entanto, lembro-me de ter usado pois ele permitia aceder até através do smartphone (se bem que na altura eu não tinha, mas vi um amigo a aceder através do smartphone :D ). Agora quanto a fazer download de ficheiros não-torrent, isso não sei informar. Aquilo era interessante pois mostrava o progresso e permitia gerir os downloads.

Depois deixe aqui a sua receita do que fez, para quem precisar! ;)

Dei uma olhada aqui no Deluge, mas acho que ainda não é bem oque procuro... não completamente... ele não suporta gerenciamento de download comum, apenas torrent.

Mas já sei como vou fazer...
Vou usar o SSH para acesso remoto ao "Servidor de Downloads" e com acesso a area de trabalho remota eu gerencio os torrents e os downloads comuns pelo browser ou por gerenciadores de downloads comuns...

So tenho uma duvida, eu nunca usei o SSH, pelo que eu li ele é tipo um protocolo que liga uma ponte de um computador ao outro. Mas oque eu não entendi direito é se ao conectar a esse computador remoto eu posso realmente visualizar o desktop dele com o "Cliente de Área de trabalho remota Remmina"? que vem instalado no Ubuntu por exemplo, ou se esse SSH é apenas para comandos via "Terminal remoto"?

Creio que de para visualizar a área de trabalho remota pelo SSH... Mas essa confusão (mais que confusão que eu fiz hein :doh: ) de informações provindas do google creio ser gerada por o SSH ser usado mais frequentemente em servidores e pelo que eu vi muitos usam o Debian em modo texto para servidor por consumir menos recursos do que um servidor com interface gráfica.

Enfim, aguardo confirmação de que com o SSH eu posso usar um Cliente de Área de trabalho remota para controlar o computador remoto.

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 3 de Junho 2013, 18:03

O SSH é sim protocolo de comunicação, que permite você trabalhar num outro computador praticamente como se vocÊ estivesse nesse computador, via terminal. No entanto, ele também permite abrir janelas por exemplo, através da flag x11fowarding.

Você pode por exemplo ver neste vídeo isso a funcionar:

Eu por exemplo nos últimos dias tenho trabalhado sobre o novo servidor do Ubuntued e sempre através de SSH. Estou praticamente a usar o servidor como se ele tivesse fisicamente em minha casa. No entanto, não uso janelas, visto que é tudo uma questão configurações de ficheiros e reiniciar serviços.

Sobre link diretos, não faço ideia, mas o deluge sei que aceita plugins, por isso pode haver alguma alma caridosa que tenha feito isso. Até porque, para algo simples, fazer um pequeno script que executa o wget seria suficiente :D
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Seg, 3 de Junho 2013, 18:22

Não era bem isso que mostra no video que eu queria... (ou eu não entendi direito)

Já utilizou o TeamViewer?
Se você já utilizou, então eu queria saber se o SSH pode me dar uma visualização da Área de Trabalho do computador remoto igual o TeamViewer faz? Uma visualização não apenas do terminal, digamos que eu precisasse abrir um browser para fazer um download de algum site creio que eu não poderia visualiza-lo pelo terminal, no máximo abri-lo mas não visualizar a janela do browser.

No momento não estou com 2 computadores disponíveis para testar o SSH como ponte para ver se eu posso visualizar a área de trabalho remota pelo Remmina que vem pre-instalado no Ubuntu que é um Cliente de Área de trabalho remota...

Bom... também poderia instalar o TeamViewer e usar como controlador remoto... mas eu queria algo próprio no sistema pra não ter perigo com diferenças de atualizações no programa (que as vezes um está em uma versão que o outro não pode acessar por estar obsoleta e atualizar remotamente o próprio programa de controle remoto é um problema)... E pelo que eu vi o SSH seria bem mais seguro que o TeamViewer.

Edit: Creio que achei a solução, parece que com o SSH eu apenas posso ver o terminal mesmo... Então, sacrificando um pouco a grande segurança que o SSH proporciona, eu achei um tutorial que explica como ter esse acesso a area de trabalho utilizando um tal de VNC :roll: :upsiu: (depois eu verifico melhor, agora ta meio corrido aqui no serviço)

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 3 de Junho 2013, 19:39

Sim eu percebi o que você quer e o Ubuntu acho que tem uma aplicação tipo essa do teamViewer pré instalada, mas nunca experimentei sequer. O TeamViewer uso-o com relativa frequência. Mas no seu caso em concreto, você não precisaria disso para mandar fazer downloads, visto que o Deluge tem um servidor próprio (veja imagem ao lado), foi por isso que eu o recomendei. Se não fosse pelo servidor eu até recomendaria o qbitTorrent que acho bem melhor!

Sobre o ssh, penso que não dê para visualizar a área de trabalho, só se houver alguma magia que eu desconheça, mas você pode sempre abrir as aplicações que precisar, ou seja, só não vê o wallpaper e as barras xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Seg, 3 de Junho 2013, 21:07

Hummm...
Eu li no meio-dia mais sobre esse plugin web do Deluge, gostei até... mas ele não faz downloads comuns. Bom, depois do serviço mais a noite eu dou uma boa pesquisada para ver se acho um plugin que faça ele funcionar também como um gerenciador de download comum...
Mas se o SSH da para visualizar a janela de alguma plicação já daria, mas por enquanto vamos pesquisar melhor esses plugins do Deluge...

Apesar que, eu vou ter que configurar o SSH de qualquer jeito mesmo, pois se eu for deixar o computador sem monitor quando eu precisar fazer alguma configuração eu vou precisar ter acesso ao terminal remotamente mesmo... mas vou procurar os plugins do Deluge, assim eu só entro pelo SSH quando precisar mexer em algo mais avançado.

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 3 de Junho 2013, 22:01

Exatamente se tivesse um servidor tipo o do deluge depois raramente precisaria de aceder via SSH! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais