Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 23:25 Pesquisa avançada

Como verificar existência de USB 3.0 ? [RESOLVIDO]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Como verificar existência de USB 3.0 ? [RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Dietrich » Qui, 6 de Junho 2013, 2:58

Boa noite, sou novo aqui no fórum e no mundo Linux também. Queria verificar se meu notebook possuía alguma interface USB 3.0, pesquisando por ai achei o seguinte comando lsusb e ele me dá o seguinte retorno.

$ lsusb
Bus 001 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 002: ID 8087:0024 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 003 Device 005: ID 0458:00f7 KYE Systems Corp. (Mouse Systems)
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 003: ID 0bda:0129 Realtek Semiconductor Corp.
Bus 001 Device 009: ID 0cf3:e004 Atheros Communications, Inc.
Bus 001 Device 005: ID 0c45:64ad Microdia

Destaquei em vermelho a linha em que eu acho que o sistema me informa a existência de uma interface USB 3.0, pelo que eu entendi meu notebook possui 4 interfaces USB sendo três delas 2.0 e uma 3.0. Isso meu deixou um pouco confuso pois meu notebook só possui 3 entradas USB. Pesquisando um pouco mais na Internet achei o hardinfo e no relatório sobre o meu sistema que ele gera possui as seguintes interfaces USB:

USB controller Intel Corporation Panther Point USB xHCI Host Controller (rev 04) (prog-if 30 [XHCI])
USB controller Intel Corporation Panther Point USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04) (prog-if 20 [EHCI])
USB controller Intel Corporation Panther Point USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04) (prog-if 20 [EHCI])

Não entendi se essa primeira linha se refere a uma USB 3.0. Então eu gostaria de saber como verificar a existência ou não dessa USB 3.0 e como poderia saber qual das portas é ela.
Editado pela última vez por Claudio Dietrich em Qui, 6 de Junho 2013, 21:39, em um total de 1 vez.
Claudio Dietrich

Re: Como verificar existência de USB 3.0 ?

Mensagempor daniellfranco » Qui, 6 de Junho 2013, 3:45

A maneira mais fácil de saber se tem porta USB 3.0 é ver se tem uma porta USB com o plastiquinho de dentro AZUL... que é o padrão de identificação usado para o USB 3.0...

Agora, sobre a linha de comando ter apresentado um USB 3.0, se o seu notebook não tiver alguma entrada USB AZUL eu vou ficar te devendo do "porque" que o Isusb acusou que tem uma USB 3.0... Uma das possibilidades seria de que o chipset tem suporte a 1 porta USB 3.0 porem não foi colocado essa USB 3.0 por algum motivo...

daniellfranco

Mensagempor Claudio Dietrich » Qui, 6 de Junho 2013, 4:21

Opa Daniel, desta porta USB ser AZUL eu já estava sabendo mas como no site da Dell dizia nas especificações técnicas "(2) USB 3.0 + (1) USB 2.0", coisa que eu não levei muito a sério pois essas especificação valem para N modelos da mesma linha o que me deixou intrigado foi o fato de em cima de 2 entradas USB possuir o símbolo de SuperSpeed USB, que eu acho se referir a USB 3.0, e essas entradas não serem azuis, por isso quis verificar por meio do sistema.

Símbolo:

Imagem
Claudio Dietrich

Mensagempor daniellfranco » Qui, 6 de Junho 2013, 4:44

Bom... Realmente SuperSpeed é menção de USB 3.0!!!

Enfim, pode ser oque eu falei do chipset, ele pode suportar o USB 3.0 mas o resto dos componentes do 3.0 contando com a entradinha azul não foram colocados nessa versão da tua placa mãe por ser uma versão mais barata de uma linha de modelos semelhantes que utilizam o mesmo chipset... quem sabe até a mesma caixa so que com os componentes internos e a etiqueta diferentes, por isso de estar marcado SuperSpeed mesmo sem ter...

Mas, em todo caso, não desanime ainda, espere alguém mais entendido vir lhe ajudar, quem sabe esse seu USB ai é 3.0 mesmo só que com uma entrada normal...

Boa sorte e t+ :yeah: :yeah: :yeah:

daniellfranco

Mensagempor Claudio Dietrich » Qui, 6 de Junho 2013, 4:52

Pois é cara obrigado ai pelo esclarecimento, talvez seja isso que você me disse mesmo. Vou esperar para ver se como você disse alguém mais esclarecido consegue tirar essa minha duvida, se não vou ter que caçar um dispositivo USB 3.0 para plugar aqui e ver a taxa de transferência de arquivos.
Claudio Dietrich

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 6 de Junho 2013, 18:23

Essa porta USB 3 que se refere, pode ser uma porta interna! Por exemplo, o meu portátil apenas possui 2 portas externas de USB e uma meia dúzia de portas internas, uma delas é onde está ligada a Webcam interna.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 6 de Junho 2013, 18:33

Uma maneira rápida e fácil de verificar qual é essa porta com suporte ao USB 3, é inserindo uma pen USB (que pode até ser de USB 2) em cada uma dessas portas e correr o comando usado em cima. Vai ver que onde está essa informação, vai surgir no seu lugar a informação do dispositivo.

Veja também, se no plástico do meio da porta USB, há uns 5 contactos mesmo na ponta, até porque o USB 3 é o USB 2 com a adição desses 5 contactos extra, permitindo assim um aumento de transferência de dados!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Dietrich » Qui, 6 de Junho 2013, 20:20

Luis fiz o que você sugeriu e agora fiquei sem entender nada mesmo, pois as 2 entradas USB do lado esquerdo possuem 5 contactos e a do lado esquerdo possui 4 contactos. Só que as 3 entradas possuem cor preta.
Claudio Dietrich

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 6 de Junho 2013, 21:17

Claudio Dietrich (06-06-2013, 20:20) escreveu:Luis fiz o que você sugeriu e agora fiquei sem entender nada mesmo, pois as 2 entradas USB do lado esquerdo possuem 5 contactos e a do lado esquerdo possui 4 contactos. Só que as 3 entradas possuem cor preta.

Então se tem um formato semelhante a este:
Imagem

Está na presença de uma porta USB 3 (tendo no total 9 pinos, 4 do USB 2 em baixo e 5 localizados à ponta para providenciar a velocidade extra). Se apenas é indicado uma porta USB 3, então essas duas portas funcionam como um HUB USB, sendo a sua gestão interna, mas para o sistema, é como se apenas tivesse uma porta. Todas as outras portas USB 2, podem ser internas, tendo apenas uma porta USB 2 externa. Aliás, se abrisse o seu computador, certamente veria a indicação dessas portas USB internas, na Motherboard.

Como vê, por esse comando, eu tenho tudo isto:
Spoiler:
Código: Selecionar todos
luis@debian:~$ lsusb
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 007 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 008 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 002: ID 064e:a103 Suyin Corp. Acer/HP Integrated Webcam [CN0314]
Bus 004 Device 002: ID 062a:0000 Creative Labs Optical mouse

Mas apenas possuo 2 portas USB externas, onde uma tem o Creative Labs Optical mouse. Uma das internas, possui a webcam que acompanha esta série de portátil: Suyin Corp. Acer/HP Integrated Webcam.

Já agora, a cor é apenas indicativo para que os utilizadores possam distinguir facilmente as diferentes variantes, porque estamos em fase de transição. O facto do seu PC não ter essa cor azulada, significa que a fase de transição está a acabar e que sentem que o utilizador já sabe distinguir a porta USB 3 da USB 2.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Dietrich » Qui, 6 de Junho 2013, 21:37

Obrigado pelo esclarecimento Luis, acho que não saberia identificar abrindo o notebook pois desconheço a arrumação interna, a não ser que seja semelhante a de um desktop. O máximo que fiz em um notebook foi substituir um HD. Mas só para tirar as duvidas vou tentar arrumar um dispositivo USB 3.0 para medir a velocidade de transferência ou abrir o notebook e ver se consigo entender algo. Mas sua explicação é bastante plausível
Se apenas é indicado uma porta USB 3, então essas duas portas funcionam como um HUB USB, sendo a sua gestão interna, mas para o sistema, é como se apenas tivesse uma porta. Todas as outras portas USB 2, podem ser internas, tendo apenas uma porta USB 2 externa.

Obrigado pela ajuda Luis :yeah:
Claudio Dietrich

Próximo

Voltar para Questões gerais