Lá está a placa gráfica à tona, eu deambulei sempre nesse sentido mas como se explica que depois de lhe meter o mesa-utils experimentar os drivers livres e os proporcionados pela ATI para o portátil ele ainda apresentasse tal problema só em modo bateria.
É que testei a coisa sem mesa-utils e mesmo com o drivers da ATI a coisa parava, também não sei porquê.
Mesmo assim agora só tinha problemas em modo bateria que de vez em quando preciso de usar porque ando a estudar multimédia e de vez em quando uso bateria sem electricidade e estar na sala sem poder mexer o rato é um bocado tedioso já que precisamos de usar INkscape ou outros tipo photoshop que no meu caso é via virtualbox.
Com o KDE não tenho qualquer problema, mesmo assim vou veificar se não é pesado, porque lí algures que consome muito mais que os Xfce e Lxde, coisa que até agora me parece ser muito igual em valores ao que tinha.
O KDE pelos valores que tenho visto sobrecarrega mais a RAM leva-a em uso daqueles que programas que costumo ter abertos para valores que ficam 100 mb abaixo do top, mas curiosamente os valores de cache são muito menores usa swap coisa que o Xfce qause não fazia.
Com as ultimas actualizações que fiz o disco não o ouço tanto como no Xfce e a fluidez é igual com os efeitos kwin activos.