Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:57 Pesquisa avançada

Tux Guitar e o reprodutor MIDI [RESOLVIDO]

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Tux Guitar e o reprodutor MIDI [RESOLVIDO]

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sáb, 29 de Junho 2013, 1:55

Olá amigos! Faz um bom tempo que eu não apareço, hein? :upsiu:

Como muitos devem de conhecer, o Tux Guitar é um programa editor de tablaturas e partituras, muito bom por sinal. Desde o tempo em que eu usava o rWindows, eu usava ele para abrir arquivos de partitura do GuitarPro (como a maioria de seus utilizadores :lol: ). Ele não só serve de editor, mas também visualizador de partituras, pois tem um recurso que reproduz a partitura por meio do reprodutor MIDI.

Eis meu pequenino contratempo. Nada que atrapalhe, mas incomoda um pouco.
Tem como mudar o modo de reprodução MIDI do Tux Guitar?

Não sei se usei os termos certos, afinal, não sei bem se chamo isso de reprodutor midi, sintetizador midi, tocador midi... Eu sei que ele reproduz a música por meio de midi! :desdentado:

O som das partituras, quando tocadas pelo Tux Guitar, no Ubuntu e no rWindows tem uma boa diferença sonora, deixando o nosso amigo laranja um pouco pra trás. Porém, uma vez, muito rapidamente e quase desapercebidamente, li em um site, ou fórum, que havia um meio de mudar isso, a maneira como o som das partituras saia no TG. Lembro-me vagamente até da pessoa que postou isso comentando que achava horrível o som do MIDI nativo do Linux e blá-blá-blá... :roll:

Amigos, se puderem me ajudar, ficarei grato! :)
Abraços à todos da comunidade e desculpem sumir tanto tempo!
Editado pela última vez por rodrigo_sabbat em Dom, 30 de Junho 2013, 3:01, em um total de 1 vez.
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Re: Tux Guitar e o reprodutor MIDI

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Junho 2013, 11:37

Penso que aqui já fora abordado esse assunto, não sei aonde... Mas lembro-me vagamente de já ter sido aqui abordado!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Re: Tux Guitar e o reprodutor MIDI

Mensagempor rodrigo_sabbat » Dom, 30 de Junho 2013, 3:00

Luis, até darei por encerrado esse tópico, pois já achei a solução. :yeah:

Para os que vierem em busca de repostas, fica a dica:
o sequenciador MIDI (penso eu) que vem por padrão com o Tux Guitar é um tal de Gervill, que produz um som muito artificial. Basta procurar na Central de Programas do Ubuntu por "timidity" que logo encontrará o Sequenciador MIDI TiMidity++. É só instalá-lo e depois ir em Ferramentas > Configurações, clicar no botão "Som" e alterar a opção em "MIDI Port" para o TiMidity (no meu caso, TiMidity port 0; talvez isso possa variar de PC pra PC).

O TiMidity não é tão bom quanto outros sequenciadores MIDI's como os do rWindows, mas é bem melhor do que o tal Gervill. :p

A propósito, pelo que li, esta opção também é válida caso o seu Tux Guitar esteja sem som. Fica a dica. ;)

Abraços á todos! :D
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas