Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:33 Pesquisa avançada

Duvida quanto ao Gnome no Ubuntu 12.04.

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Duvida quanto ao Gnome no Ubuntu 12.04.

Mensagempor guedeslevy » Sex, 28 de Junho 2013, 18:27

Boa tarde.

É a minha primeira vez aqui. Na verdade já utilizo o fórum, mas é a minha primeira pergunta.
Tenho o Ubuntu 12.04 lts instalado. Funciona numa boa, consegui ir aos poucos deixando ao meu gosto. Apesar de ter me acostumado com o Unity , eu tenho instalado outros , como o Cinnamon e o Gnome. Acontece que no Gnome a barra lateral ou dash, não sei como se chama, não aparece. Tanto clicando em Gnome, Gnome Classic ou Gnome sem efeitos o comportamento inicial é o mesmo, ou seja, a barra aplicativos lá em cima.
Li em algum lugar que isso acontecia por eu ter o Cinnamon instalado. Desinstalei tudo, inclusive o Gnome 3, e reinstalei-o, mas continua a mesma coisa.

Neste link mostra o meu Gnome e o outro é uma imagem da net.

http://img18.imageshack.us/img18/6328/9vik.png

guedeslevy

Re: Duvida quanto ao Gnome no Ubuntu 12.04.

Mensagempor rodrigo_sabbat » Sáb, 29 de Junho 2013, 2:12

Amigo, sou tão novato quanto você, mas tentarei te ajudar. Não entendi bem se o seu é o de cima ou o de baixo na imagem, porém o segundo ali (do wallpaper azul) é o Gnome Shell. Ele por padrão oculta a Dash (ou o Shell, no caso) e só exibe se você abrir o menu "Atividades" no canto superior esquerdo, que é equivalente a você apertar a tecla Super (ou Windows) do teclado. Ele é assim mesmo, mas dá pra mudar por meio de extensões, como essa aqui: https://extensions.gnome.org/extension/ ... h-to-dock/

Ok, mudando de caso.
Se o seu ali é o primeiro, aquele é o Gnome Clássico. Na tela de login do Ubuntu, quando você escolhe qual ambiente gráfico vai usar, irão aparecer as opções Gnome, Gnome Classic e Gnome Classic (No effects ou Sem efeitos). A primeira opção é o Gnome Shel, que provavelmente é o que você quer. Caso tenha escolhido essa opção e tenha aberto o Gnome Clássico, aí é bem estranho e talvez seja algo do Cinnamon. Nunca instalei esse, então não sei muitos detalhes sobre ele, mas, boa parte dos ambientes gráficos que tem a mesma base (gnome no caso) tem conflitos entre si. Tenta entrar pelo Unity e desinstalar todos os ambientes adicionais e depois reinstalar apenas o Gnome Shell. Instala ele pela Central de Programas do Ubuntu que dá bem certinho! (pelo menos, comigo foi assim).

Espero ter ajudado. Caso não, continue mandando notícias, assim a galera do fórum pode avaliar melhor a situação e te ajudar a resolvê-la.
Abraços! :D
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Junho 2013, 11:33

Se o seu for a imagem em cima e à esquerda, está no Gnome Classic e se vai sempre para lá, é porque o seu PC, por algum motivo (talvez falta de drivers proprietários), não está a suportar a aceleração 3D requerida pelo Gnome-shell, o que faz que caia sempre no Fallback Mode, i.e., no Gnome Classic (atenção, não confundir Gnome Classic com Gnome 2, pois não são a mesma coisa).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor guedeslevy » Sáb, 29 de Junho 2013, 23:16

Boa noite a todos e obrigado pela resposta. O meu é o de cima. E quando escolho o gnome-shell aparece a mesma tela do gnome-classic. Tinha também o Cinnamon e desinstalei. Não tinha usado o Ubuntu ainda (usava Mandriva) então achei estranho o Unity. Acabei instalando o Cinnamom. Com o tempo me acostumei com o Unity, mas gosto de ter o Gnome instalado.Retirei o Cinnamon, mas ele continua assim. Vou tentar aqui. Valeu.

guedeslevy

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas