Olá, haverá uma significativa pressão no sistema estando incluídos no mesmo estes desktops? Presumo que não, além disso, porquê ter e utlizar um desktop descontinuado como o gnome2?
Nunca utilizei, mas ao que parece, o mate é um desktop bastante aproximado ao gnome2! Será que o utilizou até ao limite necessário ao ponto de determinar que não é o que pretendia?
Bom, eu utilizo o xfce, mas já tive a oportunidade de verificar o seu pós desinstalação a fim de verificar se daí surgiria algo que comprometesse o normal funcionamento do sistema, o que felizmente não aconteceu.
Visto que utilizo o recente ppa do xfce com vista a obter as suas atualizações, se quisesse desinstalar o xfce por completo teria que primeiro remover o ppa, para tal teria que instalar (tenho instalado) o ppa purge, assim, abrindo o terminal digitava:
sudo apt-get install ppa-purge
Após a instalação deste:
sudo ppa-purge ppa:xubuntu-dev/xfce-4.10
Depois "decidi" desinstalar um por um (no Synaptic onde digitava no campo de busca: xfce4) portanto em todos os pacotes relativos ao xfce seria colocado um visto a fim de serem removidos completamente.
Decidi fazer desta forma relativamente mais trabalhosa (apenas demora um pouco mais contudo sem qualquer dificuldade) quando comparada ao simples comando no terminal:
Fiz da forma mais cima descrita visto que este último comando não executou a remoção completa do desktop o que me levou a ter digamos que dois trabalhos!
Este é o meu contributo para solucionar uma das situações que colocou, espero ter ajudado.
Nota: no último comando que coloquei apliquei o "remove" devido a alguns problemas que tive no uso do "purge" em pacotes não ppa removidos! Daí que evito ao máximo.