Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 21:23 Pesquisa avançada

Quais as diferenças entre os comandos a seguir ?(RESOLVIDO)

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Quais as diferenças entre os comandos a seguir ?(RESOLVIDO)

Mensagempor ubuntuusuario » Seg, 15 de Julho 2013, 15:44

Quero saber quais as diferenças dos comandos:

sudo apt-get upgrade
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get dselect-upgrade
Editado pela última vez por ubuntuusuario em Qui, 18 de Julho 2013, 4:11, em um total de 1 vez.

ubuntuusuario

Re: Quais as diferenças entre os comandos a seguir ?

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 16 de Julho 2013, 3:22

Boa pergunta também tenho essa duvida.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor abdo » Ter, 16 de Julho 2013, 11:23

Eu tambem não tenho muita certeza mas creio que:

sudo apt-get upgrade - atualiza o apt, ou seja os repositorios
sudo apt-get dist-upgrade - atualiza a distro, ou seja passa para uma nova versão, tipo do ubuntu 12.10 para o 13.04 (recomendável fazer de uma versão para a seguinte e não pular versões tipo do 12.04 para o 12.10- e dai para o 13.04 e não do 12.04 para o 13.04)

sudo apt-get dselect-upgrade - Este é o mais fuderoso de todos, ou seja, não tenho a minima ideia para que serve... Use-o por sua conta e risco se não fores cardíaco...
Editado pela última vez por abdo em Ter, 16 de Julho 2013, 11:36, em um total de 1 vez.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor abdo » Ter, 16 de Julho 2013, 11:33

abdo escreveu:Eu tambem não tenho muita certeza mas creio que:

sudo apt-get upgrade - atualiza o apt, ou seja os repositorios
sudo apt-get dist-upgrade - atualiza a distro, ou seja passa para uma nova versão, tipo do ubuntu 12.10 para o 13.04 (recomendável fazer de uma versão para a seguinte e não pular versões tipo do 12.04 para o 12.10- e dai para o 13.04 e não do 12.04 para o 13.04)

sudo apt-get dselect-upgrade - Este é o mais fuderoso de todos, ou seja, não tenho a minima ideia para que serve... Use-o por sua conta e risco se não fores cardíaco...

Pronto depois que eu respondi eu mesmo fiquei com mais uma duvida...
O comando sudo apt-get update se não me engano é o que atualiza os repositórios

E aí então o sudo apt-get upgrade seguindo a lógica do distro upgrade seria para trocar o atual repositório para o de uma versão mais atual

Com a palavra nossos professores...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor csiuesb » Ter, 16 de Julho 2013, 12:20

ubuntuusuario (15-07-2013, 15:44) escreveu:Quero saber quais as diferenças dos comandos:

sudo apt-get upgrade
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get dselect-upgrade

update - Obter novas listas de pacotes
upgrade - Executar atualizações
dist-upgrade - Atualiza a versão da Distro, ex: 12.04 para 12.10
dselect-upgrade - Não sei dizer a própria informação pelo terminal é vaga, nunca usei esse comando, fiquei curioso agora. A ajuda do terminal apresenta a seguinte informação:

select-upgrade - Seguir as escolhas feitas no dselect.

Alguém?? :yeah:
csiuesb

Mensagempor Xterminator » Ter, 16 de Julho 2013, 14:18

update = atualiza lista de pacotes
upgrade = atualizar pacotes, mas caso necessário não fazer alterações como remover e instalar novos pacotes.
dist-upgrade = atualização inteligente, faz as coisas que o upgrade não faz, caso necessário remove pacotes, instala dependências extra para o bom funcionamento do pacote.
dselect-upgrade = obsoleto, os usuários debian mais antigos antes do apt-get,aptitude
poderiam utilizar esta opção pois o dselect age como o aptitude e o synaptic fazendo seleções complexas de pacotes, é uma opção não recomendada para principiantes pois um vacilo e seu sistema já era, hoje o dselect também utiliza o apt ao invés de lidar diretamente com o dpkg.
Você pode ter informações mais precisas utilizando estas páginas de manual.
http://man.cx/dpkg(8)/pt_BR
http://man.cx/dselect(8)/pt_br
http://man.cx/apt-get(8)/pt
Xterminator

Mensagempor csiuesb » Ter, 16 de Julho 2013, 14:23

Xterminator (16-07-2013, 14:18) escreveu:update = atualiza lista de pacotes
upgrade = atualizar pacotes, mas caso necessário não fazer alterações como remover e instalar novos pacotes.
dist-upgrade = atualização inteligente, faz as coisas que o upgrade não faz, caso necessário remove pacotes, instala dependências extra para o bom funcionamento do pacote.
dselect-upgrade = obsoleto, os usuários debian mais antigos antes do apt-get,aptitude
poderiam utilizar esta opção pois o dselect age como o aptitude e o synaptic fazendo seleções complexas de pacotes, é uma opção não recomendada para principiantes pois um vacilo e seu sistema já era, hoje o dselect também utiliza o apt ao invés de lidar diretamente com o dpkg.
Você pode ter informações mais precisas utilizando estas páginas de manual.
http://man.cx/dpkg(8)/pt_BR
http://man.cx/dselect(8)/pt_br
http://man.cx/apt-get(8)/pt

Valeu Xterminator, muito obrigado cara!
csiuesb

Mensagempor Xterminator » Ter, 16 de Julho 2013, 14:32

Por nada, a recomendação de sempre é "Leia o manual"
pois estas informações estão disponíveis e muitas outras duvidas que possam vir a aparecer, certamente terão as devidas respostas no manual.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 17 de Julho 2013, 1:40

É exatamente o que o Xterminator disse. O "update", busca por novos pacotes, ou seja atualiza as listas de pacotes disponíveis nos repositórios. O "Upgrade" é a simples atualização de pacotes. O "dist-upgrade" serve para os casos não-simples de atualizações diretas entre apenas versões de pacotes, em que o "upgrade" só faz isso. Um caso particular comum é a questão do Kernel, normalmente um simples upgrade não serve para atualizar o Kernel pois este é definido por uma dependência do kernel-geral que indica novas versões. Essa dependência faz instalar um novo pacote em vez de atualizar o antigo e portanto geralmente é necessário utilizar o dist-upgrade.

Ao contrário do que foi dito, o dist-upgrade não atualiza a distribuição! Nem nada que se pareça, pelo menos no Ubuntu. Aliás, eu sempre recomendo o dist-upgrade, por ser uma atualização mais completa. Para esse caso, de uma atualização de distribuição, utiliza-se o comando:
sudo do-release-upgrade
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qua, 17 de Julho 2013, 15:04

Cláudio sinto desapontá-lo mas o dist-upgrade "SIM", atualiza a distribuição, na verdade somente utilizo este método se for de uma versão estável para outra estável não terá problemas inclusive podendo utilizar o apt-cdrom (caso tenha o CD de instalação) para adicionar a nova mídia baixada à lista de pacotes, provavelmente este script do ubuntu utiliza os métodos descritos, talvez com a adição de alguma opção extra.
"O apt só não faz cafezinho" por exemplo na época do Conectiva o MI (Modular Installler)
Utilizava o synaptic durante todo o processo de instalação, eram 3 CDs de instalação que eram requeridos de acordo com a seleção de pacotes feita se utilizar este método só deve se lembrar de posteriormente desabilitar o cdrom.
Em um sistema em uso normal bastaria adicionar os CDs um por um e efetuar o dist-upgrade, bastando uma reinicialização posterior para a remoção do kernel antigo.
Basicamente é isto.
Você só vai ter algum tipo de problema neste processo, em casos de atualização para uma versão instável, pois pode ocorrer dos seus drivers não estarem disponíveis para o novo kernel
http://www.debian.org/doc/manuals/apt-h ... st-upgrade
Xterminator

Próximo

Voltar para Questões gerais